A derrota do Fenerbahçe frente ao Galatasaray, por 2-1, nos quartos-de-final da Taça da Turquia, terminou de forma conturbada. O técnico José Mourinho viu-se envolvido numa nova polémica no final do partida, quando apertou o nariz do treinador adversário, Okan Buruk, num gesto que gerou bastante controvérsia, tanto dentro, como fora das quatro linhas.
Este episódio levou à expulsão imediata do treinador português, resultado de um comportamento que será, agora, alvo de intensa análise por parte do Conselho Disciplinar do Futebol Profissional turco. A penalização dependerá da classificação da infração.
Caso seja considerada como conduta antidesportiva, Mourinho poderá, então, ser suspenso entre um e três jogos. No entanto, se entenderem o comportamento como uma agressão deliberada, a punição poderá mesmo variar entre cinco a dez jogos ou, até mesmo no pior dos cenários, resultar numa suspensão de 45 a 90 dias.
O treinador português, de 62 anos, recusou-se a comentar o incidente, optando por não comparecer na conferência de imprensa após o final da partida. Entretanto, o Galatasaray aproveitou a situação para satirizar o técnico luso através das redes sociais do clube, aumentando ainda mais a tensão entre os dois clubes rivais.
Caso seja suspenso, este não será o primeiro castigo de Mourinho na sequência de comportamentos polémicos.
Desde logo devemos recordar o célebre episódio com Tito Vilanova, então adjunto de Pep Guardiola no Barcelona, quando o treinador português orientava o Real Madrid.
Na Supertaça espanhola de 2011, após um momento de tensão entre os dois bancos de suplentes, Mourinho atingiu Tito Vilanova com um dedo num olho. Esta atitude originou enorme agitação nos minutos finais, com a expulsão de Marcelo a ser o rastilho para um momento em que a equipa de arbitragem e a equipa de segurança do estádio tiveram de intervir para evitar males maiores.
Ainda assim, Mourinho e Vilanova chegaram a fazer as pazes mais tarde, antes da infelicidade que vitimou o técnico catalão.
Já em maio de 2023, quando orientava a Roma, Mourinho foi, então, suspenso por 4 jogos na sequência de insultos dirigidos ao árbitro inglês Anthony Taylor, logo após a final da Liga Europa, que os giallorrossi perderam frente ao Sevilha.
No decorrer da partida, o experiente técnico português insultou o árbitro e adotou um comportamento hostil no parque de estacionamento do estádio para com Anthony Taylor, acabando por ser alvo da referida sanção disciplinar.
Num jogo que acabou, também, com a expulsão de Yandas (Fenerbahçe), Demirbay e Bar Yilmaz (Galatasaray), os momentos após o apito final foram de enorme tensão.
No final, Okan Buruk, treinador do Galatasaray, comentou, então, o incidente com Mourinho. “Nada aconteceu comigo. Cumprimentei os árbitros. Ele também tinha ido cumprimentar os árbitros. Enquanto eu prosseguia, ele beliscou-me o nariz com a mão por trás. Fiquei com um ligeiro arranhão aqui. Claro que não é uma coisa simpática, não é uma coisa elegante”, explicou.
Já Metin Ozturk, vice-presidente do Galatasaray, mostrou-se “chocado” com o comportamento do técnico português. “O nosso treinador e o Mourinho cumprimentaram os árbitros. Depois disso, enquanto Okan [Buruk, treinador do ‘Gala’] continuou a andar, o Mourinho ofendeu-o primeiro verbalmente. Depois, atacou-o fisicamente. Onde é que no mundo já se viu isto? O que é que ele pensa da Turquia? Acredito que a direção do Fenerbahçe vai impor a necessária sanção, antes de a federação o fazer”, considerou.
Os jogos entre Fenerbahçe e Galatasaray esta temporada têm sido sempre muito quentes, com provocações de parte a parte, até antes deste jogo, e a rivalidade entre os dois clubes tem atingido proporções que podem mesmo levar a federação turca a decidir-se por uma sanção exemplar.
Já eliminado da Taça, o Fenerbahçe de Mourinho luta, então, apenas pelo campeonato, pois já havia sido eliminado também da Liga Europa, pelo Rangers.
A equipa do técnico português está em 2º lugar, a 6 pontos do líder Galasataray (mais um jogo). O acerto de calendário acontece este domingo, quando o Fenerbahçe receber o Trabzonspor de Pedro Malheiro.