Falar d’O Elvas é falar de uma história recheada de momentos memoráveis. Quem é apaixonado pelo futebol português conhece bem este nome, mas poucos sabem toda a história que está por trás do clube.
Hoje, e em antevisão do jogo para a Taça de Portugal entre Elvas x Tirsense, vamos embarcar numa viagem até ao Alentejo. Assim, convidamos-te a juntar-te a nós nesta viagem pela história de um dos clubes mais carismáticos de Portugal: o Elvas Clube Alentejano de Desportos.
O Elvas foi fundado em 1947, mas o que torna a sua origem interessante é o facto de ter nascido da fusão de dois clubes da cidade. Antes da formação do clube, Elvas tinha duas equipas de futebol, que eram filiais dos dois grandes clubes de Lisboa: o Sport Lisboa e Elvas e o Sporting Clube Elvense. Cada uma dessas equipas representava uma parte da cidade, mas, como muitas vezes acontece no futebol, a união fez a força.
Assim, em 1947, descontentes com a falta de apoio dos “Clubes-Mãe” e a atravessar dificuldades económicas, as duas equipas decidiram juntar-se. Foi então que nasceu o “Elvas Clube Alentejano de Desportos“. A partir desse momento, o clube recém-nascido passou a ser o principal emblema da cidade.
Embora não seja um clube que tenha permanecido muito tempo na Primeira Divisão, “O Elvas” teve algumas participações memoráveis.
Beneficiando do facto do Sport Lisboa e Elvas competir na primeira divisão, “O Elvas” integra o escalão principal do futebol português logo no ano da sua fundação.
O clube chegou à primeira divisão do futebol português por várias vezes, mas o seu auge foi durante os anos 40 e 50. Esta foi a era dourada para o clube alentejano. O clube voltou à Primeira Divisão nas épocas de 1986-87 e 1987-88, onde fez a sua última participação..
Se olharmos para os jogos que marcaram a história d’O Elvas na Primeira Divisão, não podemos deixar de fora a mítica vitória por 1-2 sobre o Benfica em 1949 com dois golos de Patalino que hoje dá nome ao estádio. Um resultado surpreendente que ainda é falado com orgulho pelos Elvenses, por ter “tirado o título” ás águias.
Outro jogo que ficou na memória dos adeptos foi o empate em casa contra o Sporting em 1951. O resultado não deu uma vitória aos seus adeptos, mas fez com que o Elvas mostrasse ao país o seu potencial para parar qualquer equipa. “O Elvas” deixou a sua marca e chegou a ser a ser temida pelos ditos grandes.
Em 2024, o clube deu um passo importante na sua evolução. Fundou a sua Sociedade Anónima Desportiva (SAD). A criação da SAD não só trouxe profissionalização ao clube, mas também novas dinâmicas de gestão e investimento.
A SAD tem procurado formar um plantel de qualidade acima do escalão em que compete. O Elvas tenta recuperar a grandeza de outros tempos e abrir as suas portas para o futuro.
Hoje, “O Elvas” compete na Série C do Campeonato de Portugal, mas a paixão da cidade e dos seus adeptos nunca diminui. Os Elvenses vêm na equipa um símbolo da luta e determinação Alentejanas. As ambições do clube estão agora focadas em estabilizar financeiramente, melhorar as suas infraestruturas e, claro, regressar ao topo do futebol nacional.
Nesta edição da taça de Portugal, já deixaram pelo caminho 3 equipas de escalões superiores. O passo mais recente foi eliminar o Vitória SC, actual 8º classificado da Liga Betclic. O clube alentejano lidera ainda a sua série no Campeonato de Portugal com 49 pontos. Mais 10 pontos que o 2º classificado, o Arronches E Benfica.
A história de “O Elvas” é uma história de paixão, luta e superação. Se o futuro do clube é incerto, o que é certo é que o espírito de Elvas nunca vai desaparecer. Os Cavaleiros Azul e Ouro estão a crescer desde que se tornaram numa SAD, e sonham em alcançar fases mais avançadas nesta edição da Taça.
E se falamos de ambição e de futuro, é impossível não falar do próximo grande desafio. O jogo contra o Tirsense para a Taça de Portugal. Este é um duelo importante para “O Elvas”, que quer continuar a surpreender. O Tirsense, conhecido pela sua força, vem de uma moralizadora vitória sobre o Pevidém. Mas os “Cavaleiros Azul e Ouro” têm uma arma importante no seu arsenal, os seus adeptos. Estes, como sempre, vão estar lá a apoiar até ao último minuto.
E tu, lembras-te de algum jogo marcante do Elvas? Qual foi o teu momento preferido da história do clube? Deixa a tua opinião nos comentários.
Vamos todos apoiar o Elvas, porque o futuro do clube é feito pelos seus adeptos!