Sport Comércio e Salgueiros: A Fénix (Re)nascida no candeeiro 1047 

Paulo RaimundoHistóricos em CriseLendas3 semanas atrás290 Visualizações

Este fim de semana, temos mais um grande confronto à vista! O SC Salgueiros x AD Machico promete ser repleto de emoção. Contudo, antes do apito inicial, no Craques.pt, vamos fazer uma viagem no tempo e recordar a história de um dos clubes mais carismáticos do futebol português: o Sport Comércio e Salgueiros.

Assim, em antevisão ao jogo contra o Machico, vamos reviver os momentos que marcaram a trajetória deste histórico clube da cidade do Porto. Desde as suas origens humildes até aos momentos de glória na Primeira Divisão, o Salgueiros tem uma história que reflete a alma e a paixão dos seus adeptos.

Estás pronto para embarcar nesta viagem no tempo? Então, vamos lá!

Era uma vez 3 amigos debaixo de um candeeiro… 

Imagina que estamos em 1911. Um grupo de amigos – o Joaninha, o Jorginho e o Medina – decide criar um clube de futebol. E onde é que isso acontece? No sítio mais improvável de todos: debaixo do candeeiro 1047, entre as ruas da Constituição e a Rua Particular de Salgueiros, em Cedofeita. E assim, na cidade do Porto, nascia o Sport Grupo e Salgueiros, esse mítico clube que fez história na Cidade Invicta.

O Salgueiros, as janeiras e a Bola de futebol 

Claro, já tinham o nome, mas faltava tudo o resto! Depois do jantar, os 3 amigos reuniam-se todas as noites debaixo do emblemático candeeiro 1047, onde decidiram o futuro do clube. O entusiasmo era imenso, e a energia no ar era contagiante!

No início, o clube precisava de dinheiro para comprar as primeiras camisolas e botas (ainda não existiam chuteiras) para os jogadores. O Natal de 1911 estava por perto, e foi aí que tiveram uma ideia genial: organizar um grupo de Boas Festas e cantar as janeiras, de porta em porta.

E sabem o que conseguiram? 2.800 Reis, o suficiente para comprar a primeira bola de futebol do Sport Grupo e Salgueiros! Assim, foi com imaginação, muito esforço e garra que o sonho de 3 amigos começou a ganhar forma.

A Mudança de nome e a fusão com outro clube

Em 1916/17, o clube já se chamava Sport Porto e Salgueiros. A mudança do nome ocorreu mais por uma questão de orgulho pela sua cidade do que por qualquer outra razão.

Foi com essa nova designação que o Salgueiros conquistou o título de Campeão do Porto na temporada de 1917/1918. Para a época, esse título era quase tão importante quanto o Campeonato de Lisboa, e foi a primeira grande conquista do clube recém-criado.

A origem do “Comércio”

Mais tarde, em 1920, o clube enfrentou uma grande crise interna, tanto financeira quanto de liderança. A solução foi fundir-se com o Sport Clube Comércio, outro clube da cidade. E assim, nasceu o Sport Comércio e Salgueiros, o nome que ficaria para sempre marcado na história do clube.

Quando se fala do Campeonato de Portugal (o antecessor da 1ª liga e não a conotação atual), o Salgueiros fez-se notar com 9 participações. Na época de1927/1928, o SC Salgueiros chegou aos quartos-de-final da competição depois de uma vitória épica por 2-1 contra o FC Porto, no Campo do Ameal.

Essa vitória tornou o clube um digno representante das gentes do Porto, e a partir daí, o número de apoiantes foi crescendo. O SC Salgueiros tinha agora uma massa adepta fiel e comprometida com a equipa. Esse apoio tornava-se ainda mais evidente quando jogavam em casa, no Campo do Covelo.

A “Alma Salgueirista” que nunca deixa de acreditar. Crédito Foto: ®Shutterstock

Consolidação na 1ª divisão e a ida à Europa 

Na época de 1943/1944, o Salgueiros fez a sua estreia na Primeira Divisão, terminando em 10º lugar. A partir daí, o clube viveu algumas subidas e descidas entre a primeira e a segunda divisões, mas foi nos anos 80 que o Salgueiros se consolidou na principal divisão do futebol português.

Agora, se há algo que ficará para sempre na memória dos salgueiristas, foi a época 1990/1991, quando o clube ficou em 5º lugar e conseguiu a qualificação para a Taça UEFA. Embora tenha sido eliminado logo na primeira eliminatória, enfrentando o Cannes, onde jogava um jovem chamado Zinédine Zidane, a campanha foi histórica.

Nos anos seguintes, o clube continuou a brilhar na Primeira Divisão, com destaque para a temporada de 1996/1997, onde esteve muito perto de garantir um lugar na Taça UEFA. Na última jornada acabou por perder a vaga por um penalty desperdiçado contra o Farense. Apesar disso, a temporada foi recheada de grandes momentos, incluindo vitórias memoráveis nas Antas e na Luz, com destaque para uma vitória fantástica por 3-4 contra o Benfica. Nessa época, o Salgueiros fez 52 pontos, a sua melhor marca de sempre!

O Colapso e a Crise  

A última temporada do Salgueiros na Primeira Liga foi em 2001/2002, quando o clube terminou em 16º lugar, o que resultou na despromoção para a 2ª Liga. No entanto, o clube não se deixou abalar.

Em 2004, o Salgueiros teve de abandonar o futebol sénior devido a uma grave crise financeira, mas a Alma Salgueirista nunca desapareceu.Oclube teve de abandonar o histórico e famoso Salgueiral, o Estádio Engenheiro Vidal Pinheiro, sendo forçado a disputar os escalões inferiores em vários recintos provisórios até se ter instalado no Complexo de Campanhã.

Temporáriamente Salgueiros 08

Em 2008/2009, o clube regressou ao futebol com o nome provisório de Salgueiros 08, participando na 2ª Divisão da AF Porto. O regresso foi em grande estilo: campeões da série da 2ª Divisão e primeira posição na tabela, com uma média de assistências de 2000 a 2500 espectadores. A Alma Salgueirista estava de volta com toda a força! Aliás, o jogo realizado no Estádio do Bessa contra o Ramaldense ficou na memória de todos, com quase 5.000 pessoas a apoiar a equipa!

Durante este período, o clube contou com o apoio de Pedro Reis, antigo capitão, e vários outros jogadores antigos, como Fernando Almeida, Heitor, Cao e Renato. Mas a grande mudança aconteceu no dia 8 de Dezembro de 2015, quando o clube celebrou o seu 104º aniversário e anunciou, durante a inauguração da nova sede, que o Sport Comércio e Salgueiros estava de volta às suas origens. Era o regresso ao nome que será sempre lembrado pelos adeptos!

A sede do Sport Comércio e Salgueiros. Crédito Foto: AF Porto

Atualmente, o Sport Comércio e Salgueiros continua a sua jornada de luta e paixão, participando na série B do Campeonato de Portugal, sempre com o apoio incondicional dos seus adeptos. São 114 anos de história, feitos de altos e baixos, mas sempre com o espírito de quem nunca desiste.

E por falar em não desistir, o próximo jogo é importantíssimo para as aspirações da Alma Salgueirista. Confirma abaixo os detalhes desse jogo.

SC Salgueiros X AD Machico: Luta acessa na Série B do Campeonato de Portugal  

No domingo, 9 de Maio de 2025, o Sport Comércio e Salgueiros defronta o AD Machico a contar para a Série B do Campeonato de Portugal, e o Craques.pt vai lá estar para acompanhar toda a emoção.

Após a vitória por 1-2 contra o Guarda FC, o SC Salgueiros ocupa a 3ª posição na tabela classificativa, com 41 pontos, menos 1 que o segundo classificado, o AD Marco 09.

O AD Machico, por sua vez, encontra-se na 9ª posição, com 27 pontos. O Machico tenta escapar aos lugares de descida tendo apenas mais 1 ponto que o Beira-Mar (em posição de despromoção). Este confronto promete ser equilibrado, com ambas as equipas a lutar por pontos importantes na corrida pelo topo da tabela. Junta-te a nós, e ajuda-nos a tornar esta reportagem num momento de confraternização e amor ao futebol.

Mural de apoio ao SC Salgueiros. Crédito Foto: www.scsalgueiros.pt

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...