Especialista Hugo Souza ‘tramou’ Abel Ferreira

CraquesCraquesDesportosNotíciasFutebol6 dias atrás258 Visualizações

O guarda-redes que passou no Chaves e foi formado no Flamengo é atualmente titular indiscutível no Corinthians. Após muitos altos e baixos até chegar ao Timão, “Neneca” defendeu mais um penálti, desta vez de Raphael Veiga, na segunda mão da final do Paulistão, tirando um recorde ao técnico português.

Lembra-se de Hugo Souza? O guardião brasileiro que, com a camisola do GD Chaves, defendeu três penáltis no Estádio da Luz na 27ª jornada da época 2023/24. Mesmo que não tenha evitado a derrota dos flavienses nesse jogo, a verdade é que essa proeza ficou na retina de todos os adeptos, incluindo os benfiquistas. Na passada madrugada, o especialista Hugo Souza ‘tramou’ Abel Ferreira, ao defender um penálti de Raphael Veiga, garantindo o nulo na 2ª mão da final do Paulistão e dando o título ao Corinthians, após triunfo alcançado na 1ª mão.

Hugo Souza defendeu assim o penálti do palmeirense Raphael Veiga. Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte

Se, por um lado, este feito impediu Abel Ferreira de se tornar o técnico com mais troféus pelo Palmeiras, por outro, levou Hugo Souza a entrar num restrito leque de guarda-redes do Corinthians que têm 7 ou mais penáltis defendidos com a camisola do Timão, igualado com o antigo internacional brasileiro Dida, e ficando só atrás do lendário Cássio (32), de Ronaldo Giovanelli (27) e Gilmar (11).

Futuro dono da baliza canarinha

O início da carreira de Hugo Souza prometia muito e, aos 19 anos, já estava no plantel principal do Flamengo. A pedra no sapato do guarda-redes apareceu quando começou a jogar com maior regularidade nos rubronegros e a acusar a pressão, devido a alguma imaturidade que ainda revelava.

Foi em 2022, lançado então pela equipa técnica de Paulo Sousa, que o guardião se tornou na primeira opção da baliza do Flamengo.

Depois de ter sido emprestado ao Chaves, Hugo Souza voltou a ser falado no Brasil e regressou, mas nem sequer passou pela “casa de partida”. Foi diretamente de Trás-os-Montes para Itaquera, em São Paulo, para ingressar no Corinthians.

Atualmente, o guarda-redes, com 26 anos, é figura crucial no elenco de Ramón Díaz. Acompanhado por craques como Memphis Depay, Yuri Alberto e Garro, este ano pode ser muito sorridente para o Timão.

Hugo Souza já é visto como o sucessor de Cássio na equipa do Corinthians

Muitos adeptos brasileiros e, especialmente, corinthianos apontam-no como o próximo grande guarda-redes da seleção canarinha, à semelhança do que sentiram com Cássio, o eterno 12 do Timão.

Vida nova em Itaquera

A baliza do Corinthians estava habituada ao lendário Cássio, campeão do mundo de clubes em 2012, mas agora continuam bem servidas com Hugo Souza.

Desde a estreia, em julho de 2024, frente ao Criciúma, o guarda-redes mostrou que voltou a ter a cabeça no lugar, e assegurou o lugar na baliza da Neo Química Arena. Nessa altura, ainda estava sob empréstimo.

No fim da época de 2024, o Corinthians pagou, então, cerca de 800 mil euros, dada a importância que o guarda-redes teve em 34 jogos efetuados. A baliza corinthiana é um lugar de grande pressão, mas já lá vão 50 jogos e todos eles muito diferentes daqueles que fez no Rio de Janeiro e em Chaves. As boas e consistentes prestações valeram-lhe o destaque no Timão.

Em menos de uma temporada completa em São Paulo, Neneca já é um dos pilares da nova equipa campeã paulista.

O olhar de quem o lançou e o vê como filho

À conversa com Paulo Grilo, o técnico de guarda-redes que colocou Hugo Souza em definitivo na baliza rubronegra desvendou alguns pormenores dos bastidores que estiveram por detrás da estreia. “A escolha do substituto de Diego Alves passou, especialmente, por aquilo que foi feito por parte do Hugo na pré-época. Ele destacou-se logo nessa fase e agarrou o lugar na baliza. Vejo-o como o meu menino, um filho”, explicou.

Paulo Grilo tem uma grande relação de amizade com Hugo Souza

Bastaram alguns dias para Paulo Grilo ver em Hugo Souza “grande profissional, que vive muito os treinos e não vê limites onde possa chegar”.

O técnico, de 55 anos, considera Hugo Souza como um “guarda redes de topo, que tem de estar em equipas de topo”.

“Jogar no Flamengo ou no Corinthians é muito mais difícil do que jogar no Real Madrid ou no Liverpool, porque a pressão é dez vezes maior. O povo brasileiro vive o futebol 24 sobre 24 horas e a cobrança é maior, até para nós, equipa técnica”, confessou.

A curto prazo, Paulo Grilo, prevê que Hugo Souza faça um “grande” Brasileirão e perspetiva uma “grande carreira no Brasil”. Ambiciona ainda vê-lo “rapidamente na seleção brasileira.”

Um abraço do capitão Steven Vitória

Quem quis parabenizar também Hugo Souza através do Craques.pt foi Steven Vitória, capitão do Chaves na temporada 2023/24. O defesa-central, de 38 anos, explicou que o grupo flaviense percebeu, desde cedo que o guardião brasileiro tinha algo de especial.

“Independentemente da fase de adaptação do Hugo a uma nova cultura e realidade quando ele chegou a Portugal, notou-se logo que ele tinha qualidades especiais. É uma excelente pessoa e, claro, um grande guarda-redes. Não fico nada surpreendido com este novo sucesso dele. Mando-lhe um grande abraço”, disse o atual futebolista do Boavista.

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...