A maior pressão estava, sem dúvida, sobre os ombros da Ferrari, após um oitavo e décimo lugares, que resultaram em inúmeras críticas aos dirigentes da marca italiana, pela má gestão dos carros e dos pilotos. Mas a resposta está aí: Hamilton bate recorde ao volante do SF-25 da Ferrari. O tempo histórico: 1.30.849.
A promessa de uma nova faceta da equipa aumentou a expectativa dos “tiffosi”, que puderam para já respirar de alívio, com a pole position conquistada pelo piloto britânico nas qualificações desta sexta-feira para a corrida sprint de sábado.
Hamilton fez um surpreendente tempo de 1.30.849 no Q3, que lhe valeu assim o primeiro lugar, no arranque da corrida sprint, no entanto, este tempo marca mais do que apenas a pole position.
Com este tempo, o heptacampeão do mundo de pilotos bateu, então, o recorde de 1.32.238 do alemão Michael Schumacher. Este recorde estava estabelecido desde 2004, ano em que o também heptacampeão do mundo, venceu o seu último título ao volante do Ferrari F2004.
Apesar de nada estar garantido, este é um grande passo da Ferrari, que prova assim a qualidade do modelo SF-25.
De recordar que os italianos ocupam a 7.ª posição do mundial de construtores, com 5 pontos, somente à frente da Haas, da Alpine e da Racing Bulls Honda, que ainda não conquistaram qualquer ponto na presente temporada.
Hamilton demonstrou-se surpreso com o resultado obtido na qualificação, da madrugada desta sexta-feira, o britânico admitiu não esperar um resultado tão positivo quanto o obtido. Refira-se que esta é uma pista onde Sir Lewis Hamilton está habituado a bons resultados, o piloto britânico venceu por 6 vezes o grande prémio, sendo o piloto com mais vitórias em solo chinês.
Este resultado dá certamente um novo ânimo aos dirigentes da Scuderia, que viram assim os seus esforços obterem excelentes resultados. O grande prêmio da China traz sempre ótimas memórias aos apoiantes da Ferrari. Em 2007, estes viram a sua equipa favorita atingir as 200 vitórias, com a conquista do piloto finlandês Kimi Räikkönen.
Logo atrás com uma diferença de apenas 0.018s apareceu o campeão do mundo Max Verstappen. O piloto neerlandês vai arrancar na segunda posição logo ao lado do rival da Ferrari.
A fechar os 10 primeiros pilotos da grelha estão Oscar Piastri, Charles Leclerc, George Russel, Lando Norris, Kimi Antonelli, Yuki Tsunoda, Alexander Albon e Lance Stroll.
Os motores já estão aquecidos e os milhares de fãs da modalidade estão de olhos postos em Shangai. Este promete ser um fim de semana de altas velocidades, com uma corrida sprint, uma qualificação e um grande prêmio ainda por disputar.
O mote está dado: Hamilton bate recorde ao volante do SF-25 da Ferrari. E deixa os fãs eufóricos.