Ilhas Marshall já têm seleção de futebol

CraquesCraquesNotíciasFutebol1 semana atrás64 Visualizações

A história de uma remota nação da Micronésia, composta por 29 atóis e 5 ilhas, que quer ter reconhecimento por parte da FIFA. O passo para esse efeito já está dado: as Ilhas Marshall já têm seleção de futebol. E disputam o seu primeiro torneio em agosto.

Compostas por cerca de 60 mil pessoas, as Ilhas Marshall eram, até há poucas semanas, o único país reconhecido pela ONU que não tinha uma seleção de futebol. Mas esforços da população e do diretor técnico Lloyd Owers já trouxeram frutos: as Ilhas Marshall já têm seleção de futebol.

Muitos consideram a nação das Ilhas Marshall, situada no Oceano Pacífico, como o país que corre o risco de desaparecer. As alterações climáticas e a ameaça constante da subida do nível do mar deixam o país em constante alerta. Ainda assim, o desporto acaba por ser um escape e, depois de criarem uma federação de futebol no final de 2020, o reconhecimento por parte da FIFA é a próxima prioridade.

Campanha da camisola da Seleção das Ilhas Marshall alerta para a subida do nível da água. Fonte: Reprodução

Para isso, já deram o próximo passo. A seleção de futebol das Ilhas Marshall vai disputar os seus primeiros jogos na Outrigger Cup, de 11 a 17 de agosto de 2025, em Springdale (Arkansas), frente às seleções do Guam (país vizinho no Oceano Pacífico), Ilhas Virgens Americanas e Ilhas Turcas e Caicos.

E porquê em Springdale? Porque é a cidade dos Estados Unidos com maior número de habitantes marshaleses, a 10 mil kms de Majuro, capital das Ilhas Marshall.

Uma história muito controversa

John Marshall, um navegador inglês que visitou o arquipélago no final do século XVIII (1788), foi quem batizou as Ilhas Marshall.

Após várias concessões, os Estados Unidos da América agregaram aquele território logo após a vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial. Mas a utilização que os norte-americanos lhe deram foi sempre alvo de inúmeras críticas.

Entre 1946 e 1958, realizaram-se 67 testes nucleares nas Ilhas Marshall, o que prejudicou, naturalmente, a saúde dos habitantes locais.

Testes nuclares nas Ilhas Marshall nos anos 50 do século passado. Foto: © CORBIS/Corbis via Getty Images

O elevado nível de radiação levou mesmo muitos marshaleses a abandonarem determinadas ilhas e o país ainda procura “justiça nuclear” nos tribunais internacionais, existindo vários habitantes das Ilhas Marshall exilados.

Liga de futebol desde… 1967

Embora tenha formado uma seleção de futebol apenas neste arranque de 2025, o campeonato local é disputado desde 1967, muito antes das Ilhas Marshall se tornarem independentes, em 1979.

O maior destaque a nível desportivo do país deu-se em 2008, com a primeira participação de cinco atletas nos Jogos Olímpicos de Pequim, embora não tenham conquistado qualquer medalha.

Dois mentores fizeram obra

Ainda assim, os grandes mentores Shem Livai, presidente fundador da Federação de Futebol das Ilhas Marshall, e Lloyd Owers, diretor-técnico, criaram a seleção de futebol local. Existe já uma campanha a decorrer para que o Mundo assista à estreia da Seleção das Ilhas Marshall.

A Federação das Ilhas Marshall divulgou a nova camisola da seleção nas suas redes sociais.

Shem Livai chegou a jogar futebol na escola, enquanto miúdo, mas passou o bichinho para o filho e lançou mãos à obra. “Sou só um pai demasiado entusiasmado e perguntei-me o porquê de não se jogar futebol aqui, Quero mudar isso pelo meu filho. Somos membros desta comunidade e estamos interessados em investir no futuro das nossas crianças”, afirmou, ao jornal inglês The Athletic, em 2023.

Dois anos depois, a Seleção das Ilhas Marshall vai participar num torneio em que as restantes seleções já são reconhecidas pela FIFA. Dessa forma, a equipe pode atingir este ano o grande objetivo de integrar uma Associação, além de contribuir para a construção de um novo estádio.

Novo estádio já está em construção para ser utilizado nos jogos em casa

Com angariações feitas e muitas sessões de captação abertas a todas as idades, Lloyd Owers construiu uma equipa. E a verdade é que esta ação desencadeou uma paixão ainda maior nos mais jovens. A Seleção das Ilhas Marshall tem presente e futuro.

As angariações e ofertas foram decisivas para que o projeto pudesse ser desenvolvido

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...