O piloto português Ivan Domingues mostrou consistência numa corrida marcada por muita chuva e vários incidentes. Após o Grande Prémio da Austrália, o Mundial F3 prossegue no Bahrain de 11 a 13 de abril. Como já esperava, “sabia que esta primeira temporada na Fórmula 3 seria assim, plena de desafios e de competitividade. Agora, vou preparar-me para o Bahrain e para mais uma oportunidade de continuar a crescer.”
A estreia do rookie Ivan Domingues no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 3 aconteceu este último domingo. No Grande Prémio da Austrália, o piloto de Leiria obteve um 19.º lugar, conquistado na segunda corrida do fim-de-semana. Tinha iniciado a corrida no 25.º lugar da grelha de partida. A “feature race” foi marcada pelas intervenções do safety-car, devido à muita chuva que se fez sentir em Melbourne e aos vários acidentes em pista.
Com apenas oito voltas de competição pura, Ivan Domingues sublinhou no final da corrida:
“Infelizmente, tivemos que perder várias voltas devido ao safety-car, mas as condições de segurança tornaram isso necessário. No entanto, procurei manter um ritmo consistente, evitando erros e incidentes, e senti-me bastante confortável sob a chuva. Além disso, estava mais rápido do que os pilotos imediatamente à minha frente e, por isso, acredito que poderia ter alcançado um resultado mais positivo.”.
O piloto português admitiu ainda:
“Este fim de semana foi repleto de aprendizagem e novas descobertas, tanto em relação à pista, que era inédita para mim, como ao próprio carro. Apesar disso, sei que tenho muito a aprender e que o caminho é continuar a dar passos firmes, gradualmente subindo o ritmo. Como esperado, esta primeira temporada na Fórmula 3 seria cheia de desafios e de forte competitividade. Estou ciente das dificuldades, e agora, com isso em mente, é hora de me preparar para o Bahrain, onde terei mais uma oportunidade de evoluir na pista e continuar o meu crescimento.”
Tenho muito para aprender, para continuar a dar passos seguros e subir gradualmente o ritmo
Ivan Domingues
Na primeira corrida do fim de semana, a “sprint race”, Ivan Domingues conquistou o 20.º posto. Assim, o Mundial de Fórmula 3 regressa no próximo mês, mais precisamente no Grande Prémio do Bahrain, que acontecerá de 11 a 13 de abril.
Domingues nasceu em Leiria em 2006, tem 18 anos e iniciou sua carreira no karting aos oito anos, inspirado pelo pai e pelo irmão. Logo depois, aos nove, participou no primeiro Campeonato de Portugal, onde conquistou a Taça de Portugal de Karting e foi vice-campeão nacional em 2017, 2018 e 2019. Com o objetivo de avançar na sua carreira, aos 14 anos mudou-se para Itália para profissionalizar sua formação e dar o salto para a Fórmula 4.
No ano seguinte, em 2024, já na FRECA (Fórmula Regional Europeia by Alpine), Ivan Domingues destacou-se como um dos melhores estreantes, conquistando dois pódios e o título de melhor rookie em três corridas. Logo após, em 2025, deu o grande salto para o Campeonato FIA de Fórmula 3, uma das principais etapas rumo à Fórmula 1, competindo ao serviço da prestigiada Van Amersfoort Racing (VAR). Além disso, suas referências no automobilismo são Ayrton Senna e Max Verstappen. Fora das pistas, Ivan também é um entusiasta de desporto e de animais, mostrando que sua paixão vai além das corridas.
O piloto da VAR Racing, que representa Portugal no Mundial 12 anos depois do último português, António Félix da Costa, recentemente estreou em Melbourne um novo capacete que evoca as cores de Portugal. Este design, criando uma conexão com a tradição, é da autoria do estúdio fundado por Sid Mosca, o famoso pintor brasileiro responsável, entre outros, pelos icónicos capacetes de Ayrton Senna.