Gyökeres, Aktürkoglu e Gabri Martínez foram os maiores protagonistas da 26ª jornada da Liga Betclic. Foram eles os grandes responsáveis por a luta pelo título e pelo pódio continuarem bem acesas. No topo, não há lugar para deslizes e esta reta final promete muitas emoções.
O portentoso avançado nórdico do Sporting voltou aos seus melhores dias e, quando assim é, os adversários costumam passar um mau bocado. Que o diga o Famalicão, que conseguiu “chegar vivo” ao intervalo no jogo de Alvalade. No entanto, não aguentou o ritmo (sempre) frenético do internacional sueco, que marcou e assistiu na vitória (3-1) do líder do campeonato.
Viktor Gyökeres já regressou à sua melhor forma. Mostrou-o, mais uma vez, nesta jornada ao participar na jogada do 1-0, concretizar o penálti para o 2-1 e ainda assistir Catamo para o 3-1 final. Esta assistência surgiu já quando os leões já se encontravam reduzidos a dez unidades, por expulsão de Maxi Araújo.
A velocidade e capacidade física apreciáveis daquele que é, de longe, o melhor marcador do campeonato (28 golos) dinamitaram a defesa famalicense na segunda metade do desafio.
Pela 2ª época consecutiva, Gyökeres chegou aos 40 golos pelo Sporting (somando todas as provas). Feito que não era alcançado desde… 1946/47, feito da autoria do lendário Peyroteo. E, desde essa data, só três futebolistas haviam alcançado este número numa só época. Foram eles Jesus Correia (também em 1946/47), Yazalde (1973/74) e Mário Jardel (2001/02).
Desta forma, o internacional sueco, de 26 anos, ajudou o Sporting a manter a liderança isolada do campeonato. Os leões têm agora 62 pontos, mais três do que o eterno rival Benfica (menos um jogo).
Kerem Aktürkoglu foi outro dos protagonistas da 26ª jornada da Liga Betclic. O avançado turco entrou do banco em Vila do Conde e decidiu o jogo. Embora o Benfica tivesse o controlo do jogo, a equipa desorientou-se na 2ª parte. Conhecido como o “Harry Potter”, o ex-Galatasaray foi o herói da noite. A situação podia ter-se complicado para a equipa de Bruno Lage, já que o Rio Ave de Petit empatou de 0-2 para 2-2 na segunda metade.
Sempre titular na primeira metade da época, Aktürkoglu perdeu o lugar nas opções de Lage em meados de fevereiro. O resultado foi ter sido suplente nos últimos quatro jogos em que participou. Ainda assim, fez a assistência para o golo de Bruma nos Açores, frente ao Santa Clara, e revelou-se agora decisivo em Vila do Conde, selando o 2-3 final.
Foi o 7º golo do avançado turco no campeonato, num jogo em que o compatriota Kokçu também fez o gosto ao pé, abrindo o marcador num belo remate de longe.
A magia do “Harry Potter” turco podia ter sido ainda mais marcante. Aktürkoglu ainda atirou ao poste esquerdo da baliza de Miszta já depois de o Benfica marcar o 2-3.
Catorze jornadas depois, Gabri Martínez voltou a ser decisivo num triunfo forasteiro do Sp. Braga. Depois de, a 1 de dezembro, ter feito o golo solitário da vitória no terreno do AVS, aos 69’, desta vez marcou um minuto mais tarde (70’), no Estádio de São Luís, em Faro, permitindo então à formação de Carlos Carvalhal manter a esperança de agarrar um lugar no pódio esta época.
Aos 22 anos, Gabri Martínez chegou a Braga no verão de 2024 como um desconhecido, mas só não participou em duas jornadas da Liga Betclic: na ronda inaugural, diante do E. Amadora (1-1) e na 6ª jornada, disputada no terreno do Nacional da Madeira (3-0).
O avançado contratado ao Girona (envolvido no negócio da ida de Abel Ruiz para os catalães) tem vindo a ganhar preponderância na equipa bracarense e, após cumprir os 90 minutos da vitória frente ao FC Porto, voltou a merecer a titularidade em Faro, retribuíndo com o golo do triunfo, o qual pode revelar-se vital no final da época.
O Sp. Braga ocupa o 4º lugar da Liga Betclic, com 53 pontos, os mesmos do FC Porto (53), quando faltam 8 jornadas para o fim do campeonato.