Com mais de duas décadas de experiência no acompanhamento de atletas de elite, o português Emiliano Ventura e os irmãos Márquez oficializam parceria de trabalho no MotoGP. O reputado fisiologista português construiu uma carreira dedicada à ciência desportiva, combinando conhecimento teórico e aplicação prática no desenvolvimento da performance humana.
Ao longo da sua trajetória, trabalhou com uma vasta gama de profissionais de excelência, desde atletas olímpicos, passando por pilotos de diversas áreas, inclusive Fórmula 1.
Nos últimos anos, estendeu, então, a sua capacidade de intervenção igualmente à preparação de astronautas, até porque sempre teve o objetivo de alcançar o máximo potencial em condições altamente exigentes.
A sua abordagem inovadora, centrada na análise científica detalhada e na adaptação personalizada às necessidades de cada atleta, tornou-o, então, uma referência na sua área.
A escolha dos irmãos Marc e Álex Márquez, para a sua preparação no rigoroso calendário de competições do MotoGP, tem-se refletido nos resultados de exceção dos irmãos que lideram atualmente o Campeonato do Mundo MotoGP.
Vale a pena lembrar que, em 2024, Marc Márquez voltou a vencer um grande prémio, após 1043 dias sem conquistas. Essa vitória marcou seu retorno ao topo, após um longo período afetado por lesões.
“Ao longo do último ano, prestámos um apoio abrangente ao Marc e ao Álex. Ajudamo-los a otimizar o seu desempenho e a manter as melhores condições durante a extenuante época de MotoGP. A nossa colaboração renova-se e estende-se agora até ao final da temporada de 2025. Assim, continuaremos a apoiar a sua preparação para a época atual com a mesma dedicação e empenho”, afirma Emiliano Ventura.
“Trabalhar com o Marc e o Álex tem sido uma adição inspiradora a esta viagem. Marc Márquez, oito vezes Campeão do Mundo e um dos pilotos mais dominantes da história do MotoGP, continua a redefinir a excelência na pista. Alex Márquez, bicampeão do mundo de Moto3 e Moto2, também provou ser um concorrente formidável na categoria rainha. Juntos, representam o auge do talento, da determinação e da resiliência nos desportos motorizados”, continua.
Emiliano Ventura é um exemplo de excelência na fisiologia desportiva. Ele mostra como a combinação de paixão e ciência pode melhorar o desempenho físico no desporto de elite.
O Fundador do MSI BioPerformance, Centro de Alto Rendimento que dirige, em Madrid, releva, então, “um profundo agradecimento à equipa, que se tem destacado na otimização do desempenho humano em diversas áreas, incluindo desporto, aeroespacial e saúde”.
Em 2025, a atividade de Emiliano Ventura ficará marcada preparação de astronautas em missões da Axiom Space e da NASA. A colaboração no domínio espacial iniciou-se em 2018 e prossegue no corrente ano com a Missão Ax-4.
Em Portugal, Emiliano Ventura continua o trabalho de anos com dois dos mais destacados automobilistas nacionais, António Félix da Costa e Tiago Monteiro.