Em 2025, o futebol português tem os olhos postos num jovem talento que promete deixar a sua marca nos relvados: Geovany Quenda. Nascido a 30 de abril de 2007 em Bissau, Guiné-Bissau, Quenda mudou-se para Portugal ainda criança, onde, desde então, iniciou a sua formação futebolística.
Quenda iniciou a formação no Damaiense, na Amadora, antes de se transferir para o Benfica, onde jogou nas camadas jovens de 2017 a 2019. Nesse mesmo ano, ingressou na academia do Sporting CP, onde se tem destacado pela técnica apurada e inteligência tática.
Em 2023, assinou contrato profissional com o Sporting CP e, logo na temporada seguinte, integrou a equipa B. Assim, tornou-se o jogador mais jovem de sempre a atuar pelo Sporting B. Desde então, foi sempre a crescer!
A sua evolução meteórica levou-o à equipa principal, onde, consequentemente, joga regularmente. Quer como ala ou lateral direito, Geovany Quenda adaptou-se rapidamente às exigências do futebol profissional.
Quenda representou Portugal em várias seleções jovens. Por exemplo, no Campeonato Europeu de Sub-17 de 2024, foi uma peça fundamental na equipa que alcançou a final. Graças à sua prestação, esteve na ‘Equipa ideal’ do torneio pela UEFA. Mais tarde, em outubro de 2024, estreou-se pela seleção sub-21, mostrando potencial para representar a seleção principal num futuro próximo.
Conhecido pela sua criatividade, capacidade de drible e visão de jogo, Quenda é considerado um jogador versátil. Como resultado destas competências, ele pode atuar tanto no ataque como na defesa. Além disso, a sua fácil integração e adaptação ao futebol profissional na equipa principal do Sporting CP fazem prever um futuro promissor.
Também a sua inclusão em listas de jovens talentos, como a do jornal “Marca” que destacou Quenda, mostra que é um dos jogadores a observar. As expectativas em volta do seu desenvolvimento são bastante elevadas. Consequentemente, a sua progressão poderá ser um fator determinante para o sucesso do Sporting CP e da seleção nacional nos próximos anos.
Resumindo, Geovany Quenda é um jogador a observar em 2025. Ele tem todo o potencial para ser uma referência no futebol português e internacional.