A.S. Roma:  A Glória e Rivalidade na Capital Italiana

Pedro TerrantezPedro TerrantezRivalidades Históricas1 mês atrás106 Visualizações

Além da gastronomia e monumentos grandiosos, Roma, berço de todo um império, tem um dos clubes de futebol mais prestigiados da Itália: o A.S. Roma. Ora, é esta mesma equipa transalpina que vai defrontar o FC Porto esta quinta-feira, 20 de fevereiro.Queres saber mais sobre a história deste clube? E sobre a rivalidade com a Lazio que deu origem ao Derby della Capitalle, o que sabes? Em jeito de antevisão do jogo para a Liga Europa, nós aqui no Craques.pt vamos contar-te tudo!

 A S Roma e o Início Controverso 

Tal como o nome indica, a equipa tem sede na capital italiana. Apesar de ser alvo de críticas por alguns, é um símbolo da cidade e tem uma base de adeptos verdadeiramente fanáticos. Contudo, a sua fundação está envolvida em algumas polémicas.

O clube, que disputa atualmente a Série A, foi fundado por Italo Foschi, um líder fascista. Essa origem mostra bem a influência que o movimentotinha na sociedade italiana da época. Afinal de contas, a forma mais fácil de influenciar as Massas é através do futebol, certo?

Curiosamente, o clube não foi criado de raiz. Roma tinha o objetivo de criar uma super equipa de futebol na capital para competir com a hegemonia do Milão e dos dois clubes de Turim (Torino e Juventus). Para concretizar esse objetivo, implementou-se um plano! Qual, perguntas tu? O plano consistia em unir as três grandes equipas da cidade: a Alba Audace, a Roman e a Fortitudo Pro Roma. A Società Sportiva Lazio, atualmente omaior rival do A.S Roma, também se iria juntar mas recuou, devido à ligação fascista.

Um Clube Feito para Conquistar

Todos os clubes têm um objetivo e o do A.S. Roma era nunca perder. Na época 1941/42, sagraram-se  finalmente campeões de Itália pela primeira vez. O feito repetiu-se em 1982/83 e 2000/01, e desde então nunca mais coltaram a trazer a taça o “Olímpico de Roma”. Podes achar que 3 campeonatos em toda a sua história é coisa pouca, mas lembra-te que falamos da atual Serie A, uma das ligas de futebol mais fortes do mundo.

Mas o histórico de conquistas não se ficou por aí! Em 2021/2022, vencem a Conference League, o primeiro título europeu do clube. A equipa, na altura, conduzida por José Mourinho (quem mais poderia ser?) ganhou por 1-0 aos holandeses do Feyenoord.

Olhando para a prateleira dos troféus dos giallorossi, “os amarelos e vermelhos”, vemos que venceram muitos outros títulos ao longo da sua história. Entre outros títulos menores a AS Roma venceu:

  • 9 Coppa Italia: 2007/08, 2006/07, 1990/91, 1985/86, 1983/84, 1980/81, 1979/80,  1968/69, 1963/64
  • 2 Suppecoppa Italia: 2007/08 e 2001/2002
  • 1 Segunda Liga Itália: 1951/1952
  • 1 Taça Messe: 1960/1961

Apesar de não ter vencido, a Roma foi finalista da Taça dos Campeões Europeus na edição de 1984. Nesse plantel havia jogadores lendários como Graziani, Bonetti, Falcão e Nela. Acabaram por perder essa final para o Liverpool nos penáltis.

Os Jogos da  A.S. Roma Que Ficaram para Sempre na Memória 

Não há melhor clube para protagonizar jogos memoráveis que o A.S. Roma. Um exemplo disso foi a Liga dos Campeões em 2017/18.

  • A equipa romana venceu o Chelsea por 3-0 na fase de grupos, num jogo que muitos consideraram ser dos melhores da temporada. Edin Džeko, Diego Perotti e Radja Nainggolan foram os homens do jogo. Graças à sua garra e determinação, o clube conseguiu desestabilizar o Chelsea que estava a fazer uma época excecional até então.
  • Os dérbis Roma x Lazio de 1933, 1955 e 2002 também vão ficar para a história. Não só pela rivalidade em si, mas principalmente pelos resultados volumosos. Em todos esses duelos a A.S Roma marcou sempre 5 golos. No jogo de 2002, a estrela foi Vincenzo Montella, que marcou 4 golos. Estes jogos serviram para consolidar a supremacia do clube nos Derby della Capitalle.

 A Loucura e Rivalidade dos Adeptos do A.S. Roma 

A A.S Roma é um dos maiores clubes da Itália. A maior parte dos seus adeptos está concentrada no centro do país, como mostra um estudo da La Sapienza University. O relatório refere também que a Roma tem mais adeptos que a Lazio, o que não surpreende dada a supremacia que referimos acima.

Desde 2002, que os giallorossi têm a quarta maior falange de adeptos em Itália. , Apenas fica atrás dos históricos Juventus,AC Milan e Internazionale de Milão. Omaior número de adeptos apenas veio aumentar a rivalidade com a Lazio, que possui uma falange de apoio muito menor.

Mas esta não é a única razão. Há fatores políticos, culturais e sociais (e porque não um pouco de inveja), que fazem desta rivalidade uma das maiores do futebol. Essa animosidade remonta aos primeiros dias de existência da Roma. Antes do clube existir, a Lazio era o grande amor dos romanos, depois veio a AS Roma e tudo mudou.

A Lazio, fundada 27 anos antes da Roma, representava a cidade até então. Contudo, era bastante elitista. Os seus adeptos eram maioritariamente de classe média-alta, deixando de lado o resto da comunidade. A AS Roma apareceu como que o representante natural das classes mais pobres, o que não deixa de ser irónico dada a sua “origem fascista”.Com o aparecimento de uma equipa que representava a classe operária, A Lazio ficou para trás, tais como os seus ideais conservadores. A Roma, mesmo tendo raízes aliadas ao fascismo, com o tempo aproximou-se mais do lado esquerdo do espetro político.

 O Derby della Capitale 

O Derby della Capitale, passou a ser um dos jogos mais aguardados do calendário italiano. O encontro entre as duas equipas é considerado um dos maiores e mais intensos derbies do mundo, criando uma atmosfera vibrante nas ruas de Roma. Ninguém fica indiferente.

Desta forma, cria-se no Stadio Olimpico, compartilhado por ambos os clubes, um ambiente elétrico, onde o silêncio não tem lugar. As partidas são normalmente marcadas por gritos, cânticos, cores e muita agressividade dentro e fora do campo.

Como seria de esperar, o estádio fica divido em dois, mas há uma característica peculiar. Além da rivalidade desportiva, o aspeto económico e cultural também é refletido nas bancadas. De um lado está a classe trabalhadora e do outro os mais ricos e conservadores.

Infelizmente, é hábito existirem confrontos entre as claques, o que leva a um aumento do patrulhamento policial. Mesmo  com o forte policiamento dentro e fora do Olímpico de Roma, os problemas aumentam de ano para ano. Por exemplo, em 2024, houve pelo menos 2 adeptos presos por estarem envolvidos em episódios de violência.

No jogo da A.S Roma com o FC Porto, o ambiente será muito diferente (dada a mão pesada da UEFA para com a violência no futebol), mas a atmosfera continuará a ser vibrante já que nenhuma equipa quer ser eliminada da competição Na tua opinião, quem sairá do estádio com a qualificação assegurada? Comenta abaixo os teus prognósticos e o que achas da rivalidade Roma V Lazio.

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...