
Carlos Andrade: uma carreira plural marcada por títulos, Europa e liderança. Foto: SL Benfica
Pedro dos Anjos|Formado em Portugal, Carlos Andrade rapidamente se afirmou como um jogador de elevado QI competitivo, forte fisicamente, disciplinado taticamente e com uma identidade defensiva que o distinguiu ao longo de toda a carreira. Após as primeiras épocas no basquetebol nacional, deu um passo decisivo na sua formação ao rumar aos Estados Unidos, onde representou a Queens University of Charlotte, na Carolina do Norte. Carlos Andrade: uma carreira plural marcada por títulos, Europa e liderança.
No campeonato universitário norte-americano (NCAA II), Andrade foi titular indiscutível e uma das principais figuras da equipa, alcançando o Final Four da NCAA em 2003. Num percurso que consolidou, então, a sua maturidade competitiva e o preparou para uma longa carreira profissional. A experiência nos Estados Unidos dotou-o de uma mentalidade profissional e de uma compreensão do jogo que mais tarde se revelariam decisivas na Europa.
De regresso ao velho continente, Carlos Andrade construiu um currículo invejável. Em Portugal, tornou-se presença regular nos clubes de topo, acumulando múltiplos títulos de campeão nacional, Taças de Portugal e Supertaças. Foi campeão da Liga Portuguesa em diversas épocas (2004, 2005, 2011, 2013, 2015 e 2017), vencedor da Taça de Portugal em várias edições e figura constante nas decisões da época.
Foi, ainda, distinguido individualmente com presenças em All-Star Games, equipas ideais da liga, equipas defensivas e prémios de Defensive Player of the Year. Confirmando, então, o estatuto de um dos jogadores mais completos do basquetebol português da sua geração.
A sua carreira teve igualmente uma forte dimensão internacional. Na época 2005/06, Carlos Andrade competiu na Frankfurt Skyliners, na Bundesliga alemã, um dos campeonatos mais exigentes da Europa. Numa liga marcada pela intensidade física e rigor tático, Andrade voltou a assumir papel relevante, somando também experiência em competições europeias como a ULEB Cup.
Pouco depois, atingiu um dos patamares mais elevados do basquetebol europeu ao marcar presença na Liga ACB, considerada durante anos a melhor liga do continente, ao serviço do Bruesa Gipuzkoa Basket. Jogar em Espanha, frente a alguns dos melhores jogadores do mundo, representou o culminar de um percurso construído passo a passo, baseado na consistência e na fiabilidade competitiva.

No plano internacional, Carlos Andrade foi, então, uma referência da Seleção Portuguesa de Basquetebol durante quase uma década. Participou em várias campanhas de qualificação para o Campeonato da Europa e esteve presente na fase final do Campeonato Europeu de Basquetebol de 2011, na Lituânia, onde Portugal regressou ao EuroBasket após décadas de ausência. Nesse Europeu, Andrade destacou-se pela liderança, solidez defensiva e pela capacidade de competir ao mais alto nível internacional.
Paralelamente ao basquetebol, Carlos Andrade sempre cultivou outras paixões competitivas. É surfista dedicado, encontrando no mar um espaço de equilíbrio mental, e sagrou-se, então, campeão nacional de artes marciais. Evidenciando, então, uma disciplina física e mental rara mesmo entre atletas de elite. Estas experiências ajudaram a moldar um perfil atlético completo, resiliente e focado.
Após encerrar a carreira como jogador, manteve-se ligado ao desporto enquanto treinador e dirigente, assumindo a presidência dos Linces de Mafra, clube onde tem desempenhado um papel central na organização, crescimento e formação de jovens atletas.
Carlos Andrade representa, então, uma geração de atletas que soube aliar rendimento, longevidade e valores. A sua história não é apenas feita de títulos e estatísticas, mas de liderança, cultura desportiva e versatilidade humana. Um nome que permanece como referência no basquetebol português e um exemplo de que o desporto pode — e deve — ser vivido em múltiplas dimensões.

A Taça de Portugal 2025/26 entrou definitivamente para a história do futebol português. Quarenta e nove anos depois, a Prova Rainha volta a apresentar um cenário que parecia irrepetível: duas equipas de divisões inferiores garantiram presença nas meias finais da competição, algo que não acontecia desde a temporada de 1976/77. Na altura, os protagonistas foram [...]

De um lado, o Paredes de Tarantini que atravessa uma fase com 5 jogos sem perder e três triunfos seguidos. Do outro, o Amarante de Alex Costa que está imbatível também há 5 jogos, nos quais somou, então, outras tantas vitórias. Um jogo imperdível na penúltima ronda da fase regular da Série A da Liga [...]

Aos 39 anos, o craque ítalo-brasileiro continua a ser decisivo no futsal do Sporting. Desafiando o tempo e afirmando-se como uma das maiores figuras da história do futsal português. Na goleada por 11-4 frente ao Valpaços, para a Taça da Liga, o ala leonino voltou a deixar a sua marca com um golo e sete [...]

À entrada da 15.ª jornada das 26 previstas na fase inicial do Campeonato de Portugal, com mais de metade da época disputada, é tempo de olhar para o campeonato para lá dos marcadores e das estatísticas ofensivas. Num contexto competitivo marcado pelo equilíbrio e por margens cada vez mais curtas, a solidez defensiva continua a [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.