Ao fim de 63 jogos, o novo Mundial de Clubes da FIFA serviu, então, para concluir e observar vários aspetos sobre vários clubes dos quatro cantos do mundo. A prova, que foi sediada nos Estados Unidos, desvendou vários momentos inesperados. O Craques apresenta-lhe as surpresas e revelações do Mundial de Clubes.
O Chelsea de Enzo Maresca surpreendeu, então, tudo e todos com a conquista do Mundial de Clubes. Com um futebol que se sentia confortável com posse de bola longa e, por outro lado, a apostar nos contra-ataques, muitas das vezes letais. Mesmo sendo um tubarão europeu, poucos acreditavam que os blues seriam os vencedores do super-Mundial. Mas Maresca, pé ante pé, soube guiar os blues ao título.
Contratado ao Brighton a meio da competição por 70 milhões de euros, o avançado brasileiro foi a tempo de decidir as meias-finais e de marcar na final. João Pedro participou em três jogos e acumula um bis, frente ao Fluminense, e o golo que fechou a final, frente ao campeão europeu Paris SG.
A equipa de Renato Gaúcho terminou, então, o Mundial no quarto lugar, para surpresa de muitos… menos para os brasileiros. O estilo de jogo tricolor podia ser comparado a um camaleão – a cada encontro no Mundial, o Fluminense mostrou-se sempre diferente, adaptando-se ao adversário. Eliminou o Al Hilal de Ruben Neves e João Cancelo, bem como o vice-campeão europeu Inter de Milão depois da fase de grupos.
A única equipa amadora do torneio tinha sofrido 16 golos em dois jogos, mas conseguiu um empate na última jornada, frente ao histórico Boca Juniors. Mesmo com estes números, o golo do professor Christian Gray ficou na memória de todos quantos acompanharam o Mundial de Clubes.
O defesa-central contratado antes do Mundial, ao Bournemouth de Tiago Pinto, foi o pilar da defesa merengue. Sempre que jogou mostrou serenidade e qualidade na saída de bola. No único jogo em que não participou (por ter visto cartão vermelho), o Real Madrid perdeu 4-0, frente ao PSG.
O avançado espanhol do Real Madrid foi o escolhido por Xabi Alonso para o lugar de Mbappé, sobrepondo-se a Rodrygo – que só jogou 93 minutos, divididos em três jogos. O jovem, de 21 anos, marcou quatro golos e fez uma assistência, em seis jogos. Foi, inclusivamente, um dos melhores marcadores do Mundial de Clubes, com 4 golos.
O médio colombiano, de 25 anos, ficou nas bocas do mundo, depois das exibições no Monterrey nos Estados Unidos. Um trinco canhoto todo-o-terreno com capacidade defensiva e um remate preciso fez despertar a atenção dos tubarões europeus. Deossa cumpriu mais de 300 minutos nos quatro jogos dos mexicanos no Mundial.
A dupla do Fluminense impulsionou o tricolor carioca até às meias-finais. O brasileiro Martinelli foi o arco e Jhon Arias a flecha. O controlo da equipa de Renato Gaúcho foi da responsabilidade do médio, formado no clube, e o ataque esteve ao encargo do avançado colombiano, que estará, então, perto de assinar pelo Wolverhampton de Vítor Pereira.
A força do futebol brasileiro refletiu-se no Botafogo de Renato Paiva. E o ponta-de-lança Igor Jesus foi o destaque dos alvi-negros, além de um meio-campo que revelou bom entrosamento. Jesus marcou dois golos nos quatro jogos do Botafogo, um deles decisivo, na vitória sobre o PSG, e já teve o seu ‘prémio’. Assinou pelo Nottingham Forest, treinado por Nuno Espírito Santo.
O atleta português, de 26 anos, é campeão do mundo dos 1500 metros, após ter conquistado o ouro nas finais em Tóquio. O mais curioso é o facto de ter uma ligação direta ao futebol nacional. Isaac Nader é sobrinho de Hassan Nader, antigo jogador do Benfica e do Farense. Quer o pai, quer o [...]
Após 37 jogos sem perder, em todas as competições, o Oriental, agora no Campeonato de Portugal, provou o sabor da derrota. O Atlético da Malveira, que em 2024/25 terminou em segundo na distrital, apenas atrás do Oriental, conseguiu travar este início de temporada entusiasmante. A equipa da Malveira foi promovida aos nacionais para colmatar a, [...]
O Louletano lidera, de forma isolada, a Série D do Campeonato de Portugal, sendo o melhor ataque, com oito golos. Foi novamente um arranque bastante positivo para o Louletano no Campeonato de Portugal. Depois de na época passada o começo ter sido vitorioso nas primeiras jornadas, a equipa de Loulé espera, agora, fazer uma campanha [...]
Há histórias que parecem escritas para devolver ao futebol a sua essência mais pura. O Mirassol, sensação do Brasileirão, é uma delas. Um clube do interior de São Paulo, habituado durante décadas a lutar pela sobrevivência em divisões secundárias, que de repente surge a desafiar os gigantes do país. O adversário de hoje é o [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.