Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

De promessa a incógnita – a carreira irregular de Bruno Xadas

De promessa a incógnita - a carreira irregular de Bruno Xadas

De promessa a incógnita – a carreira irregular de Bruno Xadas

CraquesCraques|

Bruno Xadas foi, em tempos, visto como uma das joias mais brilhantes a sair da academia do Sp. Braga. Hoje, aos 27 anos, o médio-ofensivo joga na China, longe dos holofotes europeus, com uma carreira marcada por lampejos de talento. Mas também por uma sensação constante de que podia ter ido muito mais longe.

Natural de Oliveira de Azeméis, Bruno Xadas começou cedo a dar nas vistas. Depois de passagens pela formação do FC Porto e da Sanjoanense, o médio chegou em 2014 ao Braga, onde explodiu nos sub-19. Marcou 14 golos em 29 jogos que lhe abriram caminho direto para a equipa B minhota. No escalão secundário dos arsenalistas, ainda manteve a chama acesa. Em apenas época e meia, registou 11 golos e 6 assistências em 34 jogos, números que impressionaram e valeram a chamada à equipa principal em 2016. O passo, contudo, acabou por revelar-se maior que a perna. De promessa a incógnita – a carreira irregular de Bruno Xadas.

Frustrações atrás de frustrações

Durante três temporadas no plantel principal do Sp. Braga, Xadas teve oportunidades, mas nunca se afirmou como titular indiscutível. O talento estava lá, a técnica apurada, a boa chegada à área, a visão de jogo, mas a consistência nunca o acompanhou. Em 2019, acabou emprestado ao Marítimo, onde voltou a mostrar dificuldades em deixar marca: apenas um golo em 12 jogos.

Xadas ainda deixou marca no Marítimo mas acabou por deixar o clube

A solução passou, então, pela saída em definitivo. Em 2020, mudou-se para a Bélgica, para o RE Mouscron. Porém, também na Jupiler Pro League a história se repetiu: minutos jogados, mas impacto reduzido. O regresso a Portugal foi, então, inevitável, e o Marítimo voltou a ser a sua casa. Durante três anos na Madeira, Xadas agarrou a titularidade, marcou golos – 17 em três épocas – e contribuiu para a equipa, mas nunca mostrou a regularidade que justificasse o rótulo que o acompanhou desde cedo.

Ainda tem o tempo a seu favor

Em janeiro de 2024, Xadas decidiu, então, abraçar uma nova aventura, desta vez no futebol chinês, mais precisamente ao serviço do Tianjin Jinmen Tiger. Onde já cumpre a sua segunda temporada e, desta vez, com números bem razoáveis. Atualmente, soma 5 golos e 5 assistências em 23 jogos.

Bruno Xadas tem conseguido revitalizar a carreira no Tianjin Jinmen Tiger

Se é certo que parece ter conseguido revitalizar a carreira no Oriente, Xadas mostra, aos 27 anos, que ainda vai tempo de regressar a palcos elevados do futebol. Resta saber se a mentalidade vai acompanhar um talento que não perdeu qualidades. A incógnita permanece mas, por enquanto, Xadas ainda tem o tempo a seu favor.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados