Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Dida marcou cinco golos na Taça de Portugal: “É um marco histórico”

Dida marcou cinco golos na Taça de Portugal: “É um marco histórico”

CraquesCraques|

O avançado do Lusitano de Évora foi a figura incontornável da 1.ª eliminatória da Taça de Portugal ao marcar cinco golos na vitória por 7-1 sobre o CD Lajense. Este feito iguala o registo dos melhores marcadores da competição na época passada. Alcançado só num único jogo – mais precisamente, numa segunda parte.

Na primeira eliminatória da Taça de Portugal, o Lusitano de Évora deslocou-se aos Açores para defrontar o CD Lajense, num jogo que se revelou mais desafiante do que o esperado. Apesar das dificuldades iniciais, devido a um golo açoriano aos 26 minutos, a equipa alentejana alcançou uma vitória expressiva por 7-1, com Dida a revelar-se o grande protagonista. O avançado revelou a sua mentalidade e a importância da equipa para o seu feito: “Senti que podia dar a volta ao resultado com a ajuda dos meus companheiros de equipa. E assim foi, entrámos no segundo tempo com mentalidade de resolver o jogo.” Dida marcou cinco golos na Taça de Portugal: “É um marco histórico.”

Diogo David, ou Dida, arrancou na Taça de mão cheia

Jogar nos Açores é sempre um desafio

A preparação para o confronto nos Açores foi encarada com a “seriedade habitual”, sem grandes alterações na rotina da equipa. Diogo David, ou Dida como é conhecido no mundo do futebol, sublinhou que a semana de treinos foi, então, idêntica às demais. “A semana foi preparada igual às outras de quando temos jogo. Temos que estar sempre preparados para jogar”, afirmou o avançado.

O jogo, contudo, apresentou desafios inesperados, como o relvado e o vento, que dificultaram a tarefa do Lusitano na primeira parte. Dida reconheceu as adversidades, mas enfatizou a capacidade da equipa em superá-las: “Tivemos algumas dificuldades. Tanto com o terreno de jogo, como com as rajadas de vento, mas sabíamos que era uma questão de mentalidade e impor intensidade no jogo. Acontece muito nestes jogos nos Açores.”

O Lusitano entrou na 2.ª parte com outro ‘chip’ e Dida marcou cinco vezes em 38 minutos

Ao intervalo, a mensagem da equipa técnica foi clara: era preciso mudar a atitude e adaptar-se às condições. A resposta de Dida foi imediata e decisiva, refletindo-se, então, na determinação em reverter o cenário. A entrada com uma mentalidade diferente na segunda parte foi o catalisador para a reviravolta.

A ‘manita’

Os cinco golos de Dida surgiram de forma consecutiva na segunda parte, num espaço de 38 minutos, um feito notável que impulsionou a vitória do Lusitano. O avançado descreveu a sensação de marcar como um sentimento de felicidade por ajudar a equipa. “Meti na cabeça que queria fazer mais golos mas sem perder o foco do principal objetivo: a vitória. Com isso, os outros golos acabaram por surgir de forma natural, com a ajuda da equipa”, reconhece.

Para um avançado, os golos têm de ser ‘o pão nosso de cada dia’, e esta ‘manita’ veio em boa hora para o jogador. Até porque foram, então, os seus primeiros da temporada. “Um avançado vive de golos e isso eleva os níveis de confiança, acredito que foi um bom momento para a época”, salientou Dida.

Um marco histórico

Marcar cinco golos num único jogo é um feito raro no futebol e Dida confirmou que esta foi, então, a primeira vez que alcançou tal marca na carreira. “É a primeira vez que marco cinco golos num jogo. É um marco histórico, ainda mais na Taça de Portugal”, disse o jogador.

Gyökeres e Harder foram dois dos melhores marcadores da Taça em 2024/25

Este registo ganha ainda mais relevância quando se considera que Dida igualou, num só jogo, o número de golos dos melhores marcadores da Taça de Portugal na edição anterior. Em 2024/25 foram quatro jogadores que apontaram cinco golos na prova rainha: Gyökeres e Conrad Harder (Sporting), Ká Semedo (Amarante) e Mboulou Júnior (Cinfães).

Este feito coloca-o no topo da lista de marcadores da atual edição da prova, logo na 1.ª eliminatória. E promete, então, uma edição da Taça de Portugal com números bem diferentes dos da última época. Tendo em conta que Dida marcou, em 2024/25, dois golos em quatro jogos na prova rainha.

O próximo desafio frente a um ‘novo conhecido’

Lusitano de Évora deixou uma amostra ao GD Serpa, adversário da próxima ronda

A próxima eliminatória da Taça de Portugal colocará, então, o Lusitano de Évora frente-a-frente com o Serpa, uma equipa que Dida e os seus companheiros conhecem bem. Apesar das mudanças no plantel do Serpa, a equipa do Lusitano teve a oportunidade de defrontar o adversário num jogo de pré-época, o que lhes dá uma vantagem na preparação. “Conhecemos bem a equipa do Serpa, apesar das trocas de jogadores. Na pré-época fizemos um particular, o que ajuda na preparação do jogo”, explicou Dida.

Mas o objetivo é claro: a vitória e a passagem à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Para isso, o apoio dos adeptos será fundamental, adiantou, então, o avançado. Dida fez questão de agradecer o carinho dos “lusitanistas”, que se fazem sentir em todo o lado. “Os adeptos do Lusitano estão em todo o lado, é muito bom sentir apoio dos lusitanistas. Mesmo jogando fora e longe há sempre um adepto do Lusitano, o que torna este clube especial”, concluiu o jogador, de 29 anos, reforçando a ligação entre a equipa e os seus fervorosos adeptos, sabendo que alguns estiveram presentes nas Lajes do Pico.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados