
Tudo começou na passada segunda-feira, dia 10, quando o influenciador digital argentino divulgou o emblema de Cascais nas suas redes. Isto, após se deparar com a transmissão do jogo do clube frente ao Algés, no Youtube. Valen Scarsini reparou que havia poucas pessoas a assistirem à partida e pediu, então, aos seus fãs para marcarem presença na emissão do jogo seguinte contra o Tires. A comunidade do argentino atendeu ao pedido e cerca de 12 mil pessoas estiveram ao vivo no canal do CS Cascais a assistir ao encontro. Atualmente, a transmissão encontra-se com mais de 115 mil visualizações e os números nas redes sociais do clube também dispararam drasticamente após este episódio. A página de instagram, por exemplo, passou de cerca de três mil seguidores para… mais de 35 mil. Dirigente do CS Cascais comenta episódio com influencer argentino: “Não seria igual se fosse outra equipa”.
Em entrevista ao Craques, o diretor-geral da formação cascalense, Gonçalo Ramos de Moura, diz ter tomado conhecimento do sucedido pela primeira vez na segunda-feira. “Através da equipa de media”, após esta notar um “incremento considerável de seguidores nas redes sociais”. Este seria já, por si só, um acontecimento muito positivo para o clube. Mas para Gonçalo havia ainda muito por potenciar e explorar: “A partir daí o que nós fizemos foi tentar maximizar o seu efeito.”
Segundo o dirigente, esta foi “uma obra mágica do algoritmo”, mas admite também que a acontecer “teria de ser com o Cascais”. E que “não seria igual se fosse outra equipa” a estar na mesma situação. “Estamos há dois anos e meio a fazer streamings dos nossos jogos, a comunicar de uma forma muito frequente e com algum volume”, refere.
Gonçalo destacou, também, a importância de uma “estrutura muito bem definida” que teve “pessoas a trabalhar madrugada fora” durante estes dias. Para que pudessem gerir da melhor forma uma situação como esta. “Acho que é muito importante dar uma palavra de apreço à nossa equipa porque houve muito trabalho na resposta àquela situação, eu acho que foi isso que fez a diferença”, considera.

A notoriedade da equipa no futebol português já aumentou consideravelmente com este episódio. Contudo, embora o CEO do CS Cascais esteja “muito contente com o que foi feito até agora”, realça também que “o trabalho ainda não acabou.”
O mesmo reafirma que é necessário “criar hipóteses” para que este pico de visibilidade “não se esfume daqui a umas semanas”. E que se transforme em oportunidades para o futebol nacional. “O nosso foco é aproveitar esta visibilidade não só para o futuro do CS Cascais, mas também para o futuro de outros clubes que também possam beneficiar com isto”, explica Gonçalo ao Craques.

No entanto, o entrevistado, ainda que se mostre muito satisfeito e grato por esta onda mediática, reconhece que o público atraído por Valen “não é aquele que fará mais sentido para o projeto”. E indicou algumas razões: “Claro que isto foi bom para o clube, mas também percebemos que esta não é a nossa audiência, até porque está fora do espaço europeu. Por isso, não tem uma grande capacidade de compra.”
Gonçalo explica que a estratégia futura basear-se-á então na “análise de dados” de forma a poder entender “certas tendências futuras”, e assim continuar a atrair novo público.
Mediatismos à parte, o objetivo principal para o dia do jogo com o Tires era outro: “conquistar os três pontos”. Esse foi um pedido expresso do dirigente à equipa: “Eu deixei-lhes bem claro que o mais importante era ganhar o jogo, porque, senão, nada disto fazia sentido.”

A equipa respeitou o pedido, e o CS Cascais acabou mesmo por vencer, então, o Tires por 2-1. Um resultado que ajudou a consolidar a liderança da Série 2 na 2.ª Divisão da AF Lisboa. Este triunfo foi também importante para manter a distância de três pontos para o segundo colocado, o Algés. Além disso, foi também mais um passo importante na luta pela subida à Divisão de Honra, “um objetivo assumido” desde cedo esta época.
Ainda que sem tirar os pés do presente, e sem destoar daquilo que são as metas para esta temporada, o diretor-geral do Cascais já antevê o futuro. “Até 2030, nós queremos colocar o CS Cascais no top-10 dos clubes da área metropolitana de Lisboa. É claramente o nosso objetivo”, finaliza.

De um lado, o Paredes de Tarantini que atravessa uma fase com 5 jogos sem perder e três triunfos seguidos. Do outro, o Amarante de Alex Costa que está imbatível também há 5 jogos, nos quais somou, então, outras tantas vitórias. Um jogo imperdível na penúltima ronda da fase regular da Série A da Liga [...]

Aos 39 anos, o craque ítalo-brasileiro continua a ser decisivo no futsal do Sporting. Desafiando o tempo e afirmando-se como uma das maiores figuras da história do futsal português. Na goleada por 11-4 frente ao Valpaços, para a Taça da Liga, o ala leonino voltou a deixar a sua marca com um golo e sete [...]

À entrada da 15.ª jornada das 26 previstas na fase inicial do Campeonato de Portugal, com mais de metade da época disputada, é tempo de olhar para o campeonato para lá dos marcadores e das estatísticas ofensivas. Num contexto competitivo marcado pelo equilíbrio e por margens cada vez mais curtas, a solidez defensiva continua a [...]

O Folgosa da Maia FC, lanterna vermelha da Série 2 da Divisão de Elite da AF Porto, roubou pontos na visita ao terreno do líder isolado, Padroense FC. O jovem avançado Paulo Silva, de 23 anos, foi o herói da partida, ao bisar na partida e ser decisivo no empate. À entrada para a 16ª [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.