
Macedo de Cavaleiros arranca forte sob o comando de João Manuel Pinto
A oportunidade até já tinha surgido, mas, na altura, João Manuel Pinto tinha outros projetos em vista e a hipótese de rumar à zona de Bragança não se proporcionara. Proporcionou-se esta época e o antigo central de Belenenses, FC Porto e Benfica gostou do que viu logo de início. “O convite partiu sempre do presidente Diogo Costa, que já tinha tentado contratar-me antes. Estive um mês no Cartaxo, mas não resultou e quando recebi esta proposta, quis analisar as condições de trabalho. E vi que o Macedo tem um projeto e condições fantásticas para o levar avante. Têm, por exemplo, um sintético de última geração e um bom campo relvado”, explicou ao Craques. Macedo de Cavaleiros arranca forte sob o comando de João Manuel Pinto.
O Macedo de Cavaleiros segue no 2º lugar da Divisão de Honra da AF Bragança, a 2 pontos do favorito Vinhais, com quem já empatou. Mesmo lutando contra um problema que se percebe ao olhar para o plantel.
“Transitaram muitos jogadores do ano passado, mas temos aqui um problema com a formação. A AF Bragança é das que mais obriga a ter jogadores formados inscritos e, cada vez mais, os jovens que aqui temos dão prioridade ao seu futuro e deixam o futebol para seguir as suas vidas. É difícil encontrar jogadores portugueses que queiram vir para esta zona do Interior e acabamos por ter mais estrangeiros a jogar, o que nos obriga a chamar miúdos de 16 e 17 anos para completar as quotas dos jogadores formados”, diz o técnico de uma equipa que conta com 19 estrangeiros, 12 brasileiros e 3 nigerianos. Quanto a portugueses, são 8, mas só três deles têm mais de 18 anos.

Para além da situação da formação, o Macedo de Cavaleiros viu-se confrontado, esta terça-feira com uma notícia, dada pela Rádio Onda Livre de Bragança, que já abalou a estrutura do clube. Segundo aquele órgão de comunicação social, “um sócio e um elemento dos órgãos sociais da direção do clube […] acusam o presidente, Diogo Costa, de falta de transparência, ocultação de dívidas, adulteração de relatórios de contas, gestão danosa e apropriação indevida de dinheiro do clube em benefício próprio. Entre as acusações, está também a realização de negócios diretos com familiares”.

Uma notícia que “já provocou a demissão de alguns diretores do clube” e que não veio ajudar João Manuel Pinto. “Um dos meus adjuntos [Rui Pacheco, treinador de guarda-redes] interpôs uma queixa-crime ao presidente. Está marcada uma assembleia-geral para o dia 7 de novembro, em que um dos temas será a possível destituição do presidente”, explica o antigo internacional português, de 52 anos.
Para já, João Manuel Pinto vai aguardar pelo desenrolar dos acontecimentos. E tentar transmitir o máximo de serenidade à equipa. “É difícil de gerir isto, até para com os jogadores. Mas é aqui que entra a psicologia do treinador. Temos de manter a calma, vou preparar a equipa para o jogo do fim-de-semana [contra o Cachão, para a Taça AF Bragança] e tentar passar alguma tranquilidade aos jogadores. A partir do dia 7 de novembro, terei de me sentar com o presidente e perceber o que temos ambos de fazer para o melhor do Macedo de Cavaleiros”, assume, num exclusivo ao Craques.
Para já, João Manuel Pinto quer estar concentrado naquilo que lhe compete. “O Macedo tem procurado nos últimos anos subir de divisão e a ambição não desaparece. É muito importante andarmos ali em cima até à reta final do campeonato para mantermos viva essa possibilidade”, assegura.

Mas lembra outra questão que dificulta a vida aos clubes desta divisão. “Só sobe uma equipa, mas outro problema é não haver descidas divisão. E isso tira competitividade ao campeonato. Porque essa situação iria obrigar muitas equipas a lutar mais pelos resultados”, atira.
Para já, a luta parece estar, então, resumida a dois, embora seja cedo para o dizer com certezas. “O Vinhais tem uma excelente equipa e nós vamos tentar morder-lhes os calcanhares. Mas há outras boas equipas, como o Rebordelo ou o Carrazeda de Ansiães. É ainda muito cedo para fazer previsões”, conclui.
O desafio é, portanto, enorme, mas João Manuel Pinto mantém o Macedo de Cavaleiros invencível ao cabo de seis jogos, incluindo campeonato e taça. Resta esperar para ver o que acontece a 7 de novembro, numa assembleia-geral que irá, com certeza, marcar o futuro imediato do clube.

Aos 37 anos, Daniel Candeias vive uma nova etapa da carreira, ao serviço da Académica de Coimbra, e esteve à conversa com o Craques sobre a carreira e o futuro O experiente extremo, com passagens por clubes de topo em Portugal e no estrangeiro, explicou em entrevista as razões que o levaram a juntar-se ao [...]

O Eléctrico FC conseguiu romper um jejum de vitórias, que durava desde o início da temporada, em duas modalidades distintas. As equipas de futebol e de futsal do clube de Ponte de Sor venceram pela primeira vez esta época, nos respetivos campeonatos. Depois de um arranque de época marcado por resultados menos positivos, o último [...]

A equipa bragantina está a “morder os calcanhares” ao Vinhais na Divisão de Honra da AF Bragança, sob o comando do antigo central de Belenenses, FC Porto e Benfica. Ainda sem derrotas, o técnico português tem um grande desafio pela frente. E procura manter o grupo tranquilo face a uma notícia de última hora que [...]

Trinta jogos depois, Francisco Trincão voltou a parar. Desde 19 de fevereiro de 2025 — quando, por opção técnica de Rui Borges, não foi chamado para o segundo jogo do play-off da Liga dos Campeões frente ao Borussia Dortmund — o extremo do Sporting vinha num ciclo ininterrupto de titularidade e influência. Na altura, o [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.