
Os dados são referentes, única e exclusivamente, ao desempenho dos atletas nos respetivos campeonatos, desde a Primeira Liga ao Campeonato Portugal. O ano civil de 2025 confirmou uma realidade simples no futebol português: marcar golos continua a ser a moeda mais valiosa do jogo. Entre janeiro e dezembro, vários foram os avançados e jogadores que se destacaram nas mais variadas divisões nacionais, deixando números que ajudam a explicar campanhas, classificações e objetivos alcançados.

No topo da hierarquia surge Vangelis Pavlidis, do Benfica, então, como o jogador mais goleador em Portugal no presente ano civil, com 29 golos apontados na Primeira Liga. O avançado grego foi uma presença constante nas redes adversárias e assumiu-se como uma das principais referências ofensivas do futebol encarnado. Após um arranque de época lento e com pouco golo, a verdade é que a segunda metade da última época foi tal e qual a ‘lei do ketchup’: a partir do momento em que saiu o primeiro, não mais voltou a abrandar.
Logo atrás, aparece o fenómeno sueco dos leões: Viktor Gyökeres. O bicampeão nacional, despediu-se de Alvalade no verão, mas não sem antes anotar uns tenebrosos 21 golos, que fizeram dele a referência maior do ataque leonino.

Com 18 golos, dois jogadores dividem o protagonismo em contextos completamente diferentes. Clayton, do Rio Ave, foi uma das figuras do campeonato principal, tendo sido líder da lista de melhores marcadores logo no arranque da temporada 2025/26. Por outro lado, Juan Muñoz, da União de Leiria, deixou a sua marca na segunda liga portuguesa, sendo determinante para a produção ofensiva da equipa leiriense.

Quem também não ficou aquém do esperado foi Pedro Martelo, que fez mexer as redes em 16 ocasiões este ano. O ex-avançado do Leça, atual Ovarense, foi um dos destaques do Campeonato Portugal na temporada passada, onde foi coroado o melhor marcador da competição. Só desde janeiro faturou 13 vezes ao serviço dos leceiros, e esta época já fez o gosto ao pé etrês vezes, num contexto mais competitivo.
Ainda no escalão principal, Samu, do FC Porto, fechou o ano civil com 15 golos. Números que apesar de serem positivos, acabam por parecer pouco para um avançado que chegou com o pé quente ao futebol nacional. A mesma fasquia foi atingida por André Clóvis, do Académico de Viseu, e por Heinz-Mörschel, do Vizela, ambos também com 15. Heinz foi dos jogadores mais concretizadores do Vizela na reta final da última época, enquanto Clóvis é o líder dos melhores marcadores da Liga 2.

Ainda na Liga Portugal 2, destaque para Tamble Monteiro, do Portimonense, com 13 golos, e para João Vítor que esteve em grande destaque ao serviço do São João de Ver na reta final da época 2024/25, com nove, e esta temporada já faturou mais três ao serviço dos castores, na Liga 2.
Já no Campeonato Portugal, Miguel Lopes, Pedro Totas e Joel Silva, todos com 13 golos, foram figuras em grande destaque neste ano civil. Numa prova onde a regularidade e o impacto individual continuam, então, a fazer a diferença jornada após jornada, os goleadores fizeram a diferença.
O retrato final de 2025 mostra um futebol português diversificado, onde o golo surge tanto nos grandes palcos como nos relvados mais modestos. Mudam os contextos, os emblemas e a visibilidade, mas a importância de quem finaliza continua a ser transversal a todas as divisões.

Depois de uma carreira marcada por subidas e pelos grandes palcos do futebol nacional, o técnico cabo-verdiano Carlos da Graça, conhecido como Kay, enfrenta, agora, um momento sensível em Coimbra. A equipa B da Académica, que milita na Divisão de Honra de Coimbra, perde há quatro jornadas seguidas e está no 11.º lugar. O antigo [...]

Equipa de Zé Miguel Dias registou três derrotas nos quatro primeiros jogos oficiais da temporada. Mas readquiriu o ritmo da época passada frente ao Atl. Ouriense e, desde então, só sabe ganhar. Além disso, não sofre golos há 7 partidas seguidas. O Fazendense ficou às portas da subida ao Campeonato de Portugal na época passada. [...]

O AD Grijó conseguiu eliminar o Sousense, líder da principal distrital do Porto, da Taça do distrito. O clube está invicto há sete jogos. O AD Grijó segue de vento em popa e a época apenas parece melhorar para o conjunto. Na Divisão de Elite, a segunda principal da AF Porto, segue no terceiro lugar. [...]

É verdade, apesar de soar estranho. Na Série A da 2.ª Divisão de Santarém, o Moçarriense tem o melhor ataque, melhor defesa, está invicta e tem os dois melhores marcadores... mas não é o suficiente para estar em primeiro lugar. A próxima jornada vai ser frente ao líder Ouriquense, fora de portas. A Série A [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.