Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

O segredo no Mirandés está nos emprestados

O segredo no Mirandés está nos emprestados

CraquesCraques|

A filosofia do clube sediado em Miranda do Ebro passa por contruir plantéis com vários jogadores emprestados, de forma a ter baixo custo nas despesas com os ordenados. Esta época tem 13 cedidos e está… a lutar pela subida à Liga espanhola.

A pré-temporada é sempre uma autêntica montanha-russa no Mirandés, clube espanhol habituado nas últimas épocas a operar milagres com a permanência alcançada na 2ª Divisão de Espanha. Desde que, em 2020/21 definiu uma nova filosofia na construção dos plantéis, os responsáveis do Mirandés não têm mãos a medir no defeso: assegurar o maior número possível de emprestados é a prioridade. O que provoca sempre uma revolução no plantel no verão. No Mirandés é nos emprestados que está o ganho.

Desde logo a nível financeiro. A política do clube é ter baixos custos no que toca aos salários dos jogadores pelo que a solução encontrada foi ter jogadores emprestados, em que os clubes-mãe suportem a maior parte do ordenado.

Em 2020/21, o Mirandés contou com 14 jogadores cedidos no plantel e, a partir daí, a filosofia passou a ser seguida a preceito. E o plano foi seguido à risca Em 2021/22 (15 jogadores), 2022/23 (14) e 2023/24 (18).

Mas, no final da época passada, houve dentro do clube quem questionasse esta política, uma vez que o Mirandés se salvou ‘in extremis’ da descida ao 3º escalão, graças a um triunfo, por 1-0, diante do Amorebieta, numa ‘final’ em que quem ganhasse alcançaria a permanência.

Virar a classificação… de cabeça para baixo

O treinador italiano Alessio Lischi foi o grande obreiro do milagre da permanência na época passada. Só mesmo um triunfo na última jornada evitou que o clube de Burgos caísse na 3ª divisão mas o técnico seguiu em frente e está, agora, a operar um autêntico… milagre inverso, com 13 emprestados.

Alessio Lischi alcançou o milagre da permanência na época passada e agora luta pela… subida

Na época passada, o Mirandés terminou no 18.º lugar. Foi o 5.º pior da tabela. No entanto, esta época, tudo mudou. A classificação foi, literalmente, virada do avesso. A 8 jornadas do fim, a equipa de Alessio Lischi ocupa um brilhante 4.º lugar. Essa posição garante, por agora, acesso ao playoff de subida à Liga espanhola.

Com um bloco defensivo sólido, um meio-campo batalhador e um ponta-de-lança goleador, o Mirandés já ganhou 17 jogos (metade dos 34 que disputou), mais 5 do que aqueles em que saiu, então, vencedor na época passada. E está a apenas 4 pontos de um lugar de subida direta à… Liga espanhola.

Imprensa fala em possível hecatombe

O Mirandés iniciou esta época com 15 emprestados, mas dois deles saíram, então, em janeiro. São agora 13, três deles pelo Athletic Bilbao [o máximo permitido em Espanha que um clube pode ceder a outro], dois pela Real Sociedad, dois pelo Alavés e os restantes por um só clube. Entre eles, também o avançado Adrián Butzke, emprestado pelo V. Guimarães à equipa de Alessio Lischi.

Entre os jogadores mais importantes desta época, alguns merecem destaque. Jon Gorrotxategi é um deles. É visto como o futuro sucessor de Zubimendi na Real Sociedad. Também se destaca o lateral Hugo Rincón, que chegou por empréstimo do Athletic Bilbao. Por fim, há o ponta-de-lança argentino Panichelli. Já soma 16 golos na 2.ª Liga espanhola. Além disso, tem garantido o regresso ao Alavés no final da época.

Panichelli é o homem-golo do Mirandés esta temporada, com 16 golos no campeonato

Dado o número de jogadores cedidos e face à grande época do Mirandés, a expetativa de um defeso novamente agitado é, então, uma realidade bem possível. A maior parte dos emprestados voltará à casa de partida e a imprensa espanhola já perspetiva um cenário de perigo no verão. Se o Mirandés cometer a proeza de subir, será um feito inédito. O clube, que nunca jogou no primeiro escalão do futebol espanhol, terá praticamente de construir um plantel do zero para competir na Liga espanhola,.

Um ataque todo emprestado

O ataque do Mirandés é, na sua totalidade, composto por jogadores cedidos por outros clubes. Entre extremos-direitos, extremos-esquerdos e avançados, são 8 os jogadores que estão no plantel de Lischi e pertencem a outros clubes.

Já o meio-campo conta, então, apenas com dois emprestados e na defesa estão três futebolistas cedidos. Será, por isso, precisa uma grande ginástica no defeso para construir um plantel que possa lutar pelos objetivos da próxima época, independentemente de ser na 1ª ou na 2ª Liga. Mas, se for entre os maiores do futebol espanhol, a tarefa será, sem dúvida, quase hercúlea.

Mais de metade do plantel do Mirandés está no clube sob empréstimo

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados