O Paris FC, fundado em 1969 e historicamente eclipsado pelo PSG, celebrou o seu regresso à elite do futebol francês após uma ausência de mais de quatro décadas. A última vez que ambas as equipas estiveram na primeira divisão foi em 1978/79. Este feito é acompanhado por uma transformação significativa no clube, com novos investidores e uma ambiciosa estratégia de crescimento. Coincidência ou não, há mais um clube parisiense em festa. Porque o PSG ganhou a sua primeira Liga dos Campeões e fez, então, o triplete. Paris FC e PSG – há uma nova rivalidade em Paris.
O Paris FC não chega à Ligue 1 com poucas ambições. O clube está bem estruturado e apresenta diversos investidores de peso. Desde logo, a família Arnault, à qual pertence o homem mais rico do mundo – Bernard Arnault. Este adquiriu participação maioritária no Paris FC, através da Agache Sport, e com a Red Bull a assumir um papel na vertente desportiva. Isto, além da percentagem que o governo do Bahrain tem no clube desde 2020.
Este movimento visa não só a ascensão desportiva, mas também a afirmação do clube como uma marca reputada, alinhada, então, com o prestígio das marcas de luxo associadas ao grupo LVMH. O qual detém marcas como a Louis Vuitton, Christian Dior, Moet et Chandon ou a Hennessy.
A grande força e voz do clube está no lema: “Certifié Paris” (em português, “autenticamente de Paris”). A estrutura defende que o Paris FC é “o clube dos parisienses, pelos parisienses e para os parisienses”.
Este investimento e intenção de ascensão à elite serve, segundo os responsáveis do clube, para mostrar, então, os valores da cidade e dos parisienses. Tanto que, em 2023/24, a direção do clube não cobrou os bilhetes dos jogos masculinos e femininos, porque “apoiar o Paris FC não tem preço”. Além disso, numa entrevista recente concedida ao jornal norte-americano ‘New York Times’, os dirigentes do Paris FC revelaram que o objetivo é atrair adeptos que só foram atrás do PSG “por moda”. A ideia passa ainda por deixar uma mensagem reveladora da “força” que “o Paris FC tem na cidade.”
Consumada a subida à Ligue 1, o Paris FC vai, então, passar a jogar no Estádio Jean-Bouin, situado a escassos 40 metros do Parque dos Príncipes, a casa do PSG. O clube atuava no Charléty desde 2007, mas os gestores entenderam que a nova força do Paris FC vai além dos 19 mil lugares do estádio, pelo que são agora vizinhos próximos do PSG, num estádio mais moderno.
A verdade é que o PSG surgiu da fundição do Paris FC com o Stade Saint-Germain. Esta ‘relação’ durou dois anos devido a um problema e o Paris FC voltou a atuar em nome próprio, mas desta vez com um vizinho. Quis o futuro que a glória fosse ao encontro do PSG e não do Paris FC.
O antigo internacional brasileiro Raí, ícone do PSG, uniu-se ao projeto do Paris FC como sócio e embaixador. A sua ligação emocional à cidade e ao futebol francês é vista como um elo importante para atrair adeptos e reforçar a identidade do clube.
Quis o destino que, no ano em que o Paris FC ascende à primeira divisão, o PSG alcança um marco histórico ao conquistar a sua primeira Liga dos Campeões. Um feito alcançado de forma brilhante: a equipa de Luis Enrique aplicou a maior goleada de sempre numa final, esmagando o Inter por 5-0.
Esta vitória tornou o Paris Saint-Germain no novo Rei da Europa e aumenta, de certa forma, a pressão para o Paris FC se afirmar na Ligue 1. Mas não há nada que atemorize os responsáveis do ‘outro’ clube da capital francesa. Paris FC e PSG- há uma nova rivalidade em Paris.
Isack Hadjar tornou-se, este fim-de-semana, no primeiro rookie da presente temporada de Fórmula 1 a subir ao pódio da corrida principal. Ao volante da Racing Bulls, o jovem, de 20 anos, fez história juntando-se a Max Verstappen e Oscar Piastri no típico banho de champagne em Zandvoort, no Grande Prémio dos Países Baixos. O domingo [...]
Primeiro obstáculo superado. O Elvas começou a participação na Taça de Portugal da melhor forma, com triunfo, por 3-0, nos Açores, frente ao Lusitânia. A equipa de Bruno Dias alimenta, então, a ambição de repetir o percurso memorável de 2024/25. A equipa alentejana ‘azul e ouro’, que surpreendeu o país com uma caminhada histórica na [...]
Central do Portimonense tornou-se um autêntico herói na vitória (1-2) dos algarvios no Seixal, diante do Benfica B. O jovem, de 21 anos, foi para a baliza aos 45'+2, após a expulsão dos dois guarda-redes, e fez várias defesas incríveis a segurar um triunfo heroico. Não satisfeito, Jarleysom ainda fez a assistência para o golo [...]
É oficial. De volta ao ativo e ao futebol do Médio Oriente, João Mota assinou, este domingo, contrato com o Saham Club, da Liga de Omã. E dirige, já esta segunda-feira, o primeiro treino, depois de ter presenciado, in loco, o empate (1-1), frente ao Al-Nahda, para uma das taças locais. O treinador português, de [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.