Este embate nas meias-finais do Mundial de Clubes promete ser um espetáculo de futebol, onde a paixão sul-americana do Fluminense defrontará a disciplina tática e o poderio financeiro do Chelsea. A história de Thiago Silva, que já capitaneou ambas as equipas, adiciona, então, uma camada extra de emoção a este confronto. Os adeptos de ambos os lados estarão atentos a cada movimento do defesa, que representa a ligação entre o passado e o presente destes dois gigantes do futebol. Será, por isso, um duelo de estilos. O Fluminense a procurar surpreender e o Chelsea a tentar impor o seu favoritismo. Tudo por um lugar na final de domingo. Thiago Silva – o “monstro” do Fluminense-Chelsea.
Thiago Silva, ou o “Monstro”, como é carinhosamente conhecido, é um nome que ecoa com força tanto nas Laranjeiras, quanto em Stamford Bridge. No Fluminense, clube onde se formou e se destacou, Thiago Silva viveu anos de glória antes de se aventurar na Europa. Pelo tricolor carioca, o defesa-central conquistou, então, a Taça do Brasil em 2007. A sua liderança e qualidade técnica eram inegáveis, pelo que rapidamente chamou a atenção dos grandes clubes europeus.
A jornada de Thiago Silva no Chelsea começou em 2020, depois de anos ao serviço de AC Milan e PSG. E, desde então, o defesa-central brasileiro tornou-se um pilar fundamental na defesa dos blues. Mesmo em idade avançada, Thiago Silva demonstrou uma longevidade e um nível de performance impressionantes na Premier League. Pelo Chelsea, o central, que chegou a jogar no FC Porto B, conquistou a Liga dos Campeões e a Supertaça Europeia em 2021/22, bem como o Mundial de Clubes em 2022. Consolidando-se, então, como um dos defesas mais vitoriosos da sua geração.
Agora, de volta ao Fluminense, o “Monstro’ assume novamente a braçadeira de capitão, trazendo consigo a bagagem de uma carreira vitoriosa na Europa e a paixão de um filho pródigo que retorna a casa.
João Pedro, ‘cria’ da formação do Fluminense, é outro nome que conecta os dois clubes neste Mundial de Clubes. O jovem atacante, de 23 anos, destacou-se no tricolor carioca antes de se transferir para a Europa, e acaba de tornar-se num novo reforço do Chelsea.
A sua ascensão meteórica no futebol brasileiro levou-o a transferir-se, então, para Inglaterra, em 2020, para o Watford. Depois de brilhar pelos hornets durante três épocas e meia, o avançado mudou-se para o Brighton e agora deu o salto para Stamford Bridge. Nos quartos-de-final do Mundial de Clubes, frente ao Palmeiras, João Pedro já se estreou e somou cerca de 40 minutos. Será que hoje marca ao clube que o formou?
O Fluminense, sob o comando de Renato Gaúcho, tem mostrado uma notável capacidade de superação em fases a eliminar, algo que já se tornou numa marca do treinador. A formação carioca, conhecida pela sua organização tática, apostará na velocidade dos seus jogadores para surpreender nos contra-ataques – especialmente através de Jhon Arias. Nota para a ausência de Martinelli, motor carioca que, devido à acumulação de amarelos, não será opção para o jogo desta noite, tal como o defesa-central Freytes.
Do outro lado, o Chelsea, com uma equipa recheada de estrelas e um estilo de jogo baseado na posse de bola deverá, então, ditar o ritmo da partida, controlando a posse da bola. No entanto, os homens de Maresca não descartarão a possibilidade de fazer contra-ataques rápidos, de forma a aproveitar a velocidade e eficiência de Pedro Neto. O avançado Liam Delap e o defesa-central Colwill são baixas confirmadas nesta partida, por terem visto cartão amarelo frente ao Palmeiras.
Apesar da expectativa de um jogo equilibrado, o favoritismo pende, então, para o lado londrino. Mas o Fluminense tem uma palavra a dizer, até porque só sofreu 3 golos em 5 jogos e ainda não perdeu nem sofreu golos frente a adversários europeus neste Mundial: 0-0 com o Borussia Dortmund e 2-0 ao Inter Milão.
Fluminense – Fábio; Ignacio, Thiago Silva e Renê; Samuel Xavier, Hércules, Bernal, Nonato e Fuentes; Germán Cano e Jhon Arias.
Chelsea – Sánchez; Malo Gusto, Adarabioyo, Chalobah e Cucurella; Moisés Caicedo e Enzo Fernández; Pedro Neto, Cole Palmer e Nkunku; Nicolas Jackson.
O atleta português, de 26 anos, é campeão do mundo dos 1500 metros, após ter conquistado o ouro nas finais em Tóquio. O mais curioso é o facto de ter uma ligação direta ao futebol nacional. Isaac Nader é sobrinho de Hassan Nader, antigo jogador do Benfica e do Farense. Quer o pai, quer o [...]
Após 37 jogos sem perder, em todas as competições, o Oriental, agora no Campeonato de Portugal, provou o sabor da derrota. O Atlético da Malveira, que em 2024/25 terminou em segundo na distrital, apenas atrás do Oriental, conseguiu travar este início de temporada entusiasmante. A equipa da Malveira foi promovida aos nacionais para colmatar a, [...]
O Louletano lidera, de forma isolada, a Série D do Campeonato de Portugal, sendo o melhor ataque, com oito golos. Foi novamente um arranque bastante positivo para o Louletano no Campeonato de Portugal. Depois de na época passada o começo ter sido vitorioso nas primeiras jornadas, a equipa de Loulé espera, agora, fazer uma campanha [...]
Há histórias que parecem escritas para devolver ao futebol a sua essência mais pura. O Mirassol, sensação do Brasileirão, é uma delas. Um clube do interior de São Paulo, habituado durante décadas a lutar pela sobrevivência em divisões secundárias, que de repente surge a desafiar os gigantes do país. O adversário de hoje é o [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.