Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Mais Atletismo – Opinião por Domingos Castro

Mais Atletismo – Opinião por Domingos Castro

Excelência e renovação. Tem sido este o nosso foco em prol do atletismo português desde que esta Direção tomou posse, em novembro do ano passado. É por isso com orgulho imenso que quase nove meses depois, tenhamos atingido a marca de 56 recordes nacionais quebrados em diversos escalões etários (21 em absolutos, 12 em sub-20, 9 em sub-23, 6 em sub-18 e 8 em sub-16) e disciplinas: 22 deles na velocidade e 18 no meio-fundo e ainda 7 em estafetas, 4 na marcha, 3 em provas combinadas, 1 em saltos e 1 em lançamentos; 26 em femininos e 30 em masculinos.

Trata-se então de números que refletem o sucesso de uma estratégia que coloca os atletas no centro: investimentos sólidos em formação, acompanhamento técnico personalizado e condições competitivas cada vez mais exigentes.

Cada recorde representa mais que um número ou uma marca: é o reflexo da dedicação, da confiança na nossa estrutura técnica e da ambição inata que caracteriza os atletas portugueses. A nossa aposta está a dar frutos, desde os lançamentos às pistas, dos saltos às corridas de fundo, com renovação e continuidade.

Foi isso, também, que se constatou na 110.ª edição dos Campeonatos de Portugal, realizada no Estádio 1.º de Maio, em Braga, que testemunhou momentos de bastante brilho competitivo. Performances de alto nível, atletas a lutar pelos seus objetivos, emoção, surpresas e recordes dos campeonatos e pessoais. No fundo um final de semana sublinhando o equilíbrio entre técnica e resiliência física que procuramos fomentar e que encerraram da melhor forma o calendário competitivo nacional.

Esses dois dias foram um exemplo claro daquilo que queremos ver no atletismo nacional: fair‑play, intensidade e a concretização de objetivos pessoais e coletivos. A organização em Braga, a terceira vez que acolheu os Campeonatos de Portugal (1992, 2023, 2025), foi irrepreensível, criando as condições para que cada atleta pudesse aspirar ao melhor desempenho.

Tanto os recordes nacionais batidos nos últimos meses como a entrega observada nestes Campeonatos de Portugal, mostram um caminho consistente e sustentável que permitiu que Braga fosse um palco de provas memoráveis, a confirmar que o atletismo português está em crescendo.

A todos os atletas, treinadores, associações regionais e equipa técnica da FPA, o meu agradecimento e o reconhecimento por este trajeto de sucesso. Há ainda muito por alcançar, seja nas pistas, nos lançamentos ou nos saltos e estou confiante de que vamos continuar a elevar o nível, representando Portugal com orgulho e ambição nos grandes palcos internacionais.

Juntos continuaremos a bater limites.

PS: Ainda estou a beliscar-me para perceber se não sonhei. A morte do Jorge Costa deixou-me perplexo e a refletir, uma vez mais, sobre a fragilidade do ser humano, sobre a importância da nossa existência, que num sopro se apaga. O Jorge Costa foi alguém que viveu intensamente o seu clube, o seu País, que dedicou a sua vida inteira ao desporto. Deu tudo e tinha ainda muito para dar. Deixo, por isso, as minhas sentidas condolências a todos os amigos e família.

# Mais Atletismo – Opinião por Domingos Castro

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados