Os primeiros cinco jogos da temporada 2025/26 mostraram um Benfica que, comparativamente à época anterior (que terminou no final de junho, no Mundial de Clubes), deu alguns passos atrás naquilo que diz respeito à qualidade do seu futebol.
Cinco jogos, quatro vitórias e um empate. Zero golos sofridos (um recorde), mas também apenas 6 marcados (outro recorde das últimas décadas, mas este negativo). Um título, até, conquistado logo no primeiro oficial: Supertaça, frente ao Sporting.
Aparentemente, as coisas estão bem. Mas, na verdade, o futebol menor, pobre e sem ideias da equipa de Bruno Lage está apenas a ser ‘mascarado’ pelos resultados. Um golo ao Sporting, dois ao Nice em França, mais dois ao Nice na Luz, um na Amadora e nenhum em Istambul.
Este futebol ‘burocrata’ do Benfica não entusiasma nem o mais empedernido adepto das águias. São apenas cinco jogos, é um facto, mas são cinco jogos que já permitem estabelecer um padrão. E se Bruno Lage faz questão de dizer – em tom de valorização pessoal – que o Benfica tem utilizado vários sistemas, então é preciso que alguém lhe diga que nenhum ainda foi suficiente para a equipa jogar aquilo a que está obrigada.
O resultado frente ao Sporting, no Algarve, não correspondeu exatamente ao que aconteceu no relvado. A equipa de Rui Borges, no mínimo, foi superior na primeira parte. Os jogos frente ao Nice foram, apenas, ‘ligeiramente agradáveis’, ainda para mais tendo em conta as (muitas) baixas do adversário. Na Amadora, então, a exibição do Benfica sofrível. E, por fim, em Istambul, o Benfica foi tão curtinho… que mal se viu.
O arranque de época – mesmo permitindo trabalhar em cima de vitórias – é ainda mais difícil de aceitar porque ao Benfica chegaram, desta vez, jogadores de qualidade indiscutível: Dedic, Barrenechea, Ríos e Ivanovic. No total, os encarnados reforçaram o plantel com perto de 80 milhões de euros. Mas jogam – ou têm jogado – tão pouco que, em final de agosto, a sensação que fica é de que precisam, ainda, de gastar mais 30 ou 40. E isso não é um bom sinal, de todo.
O principal problema, até ver, está no momento da criação. Quando um jogador como Aursnes ainda consegue ser quem mais desequilibra e encontra o espaço certo nos últimos 30 metros, acho que está quase tudo dito. Pavlidis, já o provou, tanto pode ser o homem mais adiantado – em modo puro 9 – como jogar por detrás de Ivanovic. Dependerá das circunstâncias e daquilo que Bruno Lage quiser de cada jogo. Mas é razoável que o reforço mais caro da história do clube (Ivanovic) vá passando pelo banco – como a noite de Istambul já indicou ser possível. E Rios? Sendo, de facto, um portento físico e também muito evoluído tecnicamente, será jogador, aos 25 anos, para 30 milhões de euros?
Bruno Lage quis, há umas semanas, dar uma aula em plena sala de imprensa, questionando um jornalista sobre os predicados que deve ter um ‘criativo’ – dando a entender que o Benfica não precisa desse ‘tal’ jogador, porque tem qualidade (e criatividade!) suficiente para os objetivos que lhe pedem.
Está muito enganado, o treinador do Benfica. Ou chega, até ao final do mercado, um jogador REALMENTE criativo ou Lage terá problemas sérios para conseguir elevar o nível de jogo. E mesmo que o Benfica conquiste títulos (porque pode sempre fazê-lo, seja com que treinador for), a realidade é que não o fará a jogar… à Benfica. E isso, mais cedo ou mais tarde, tem um preço.
PS: Mesmo sem ‘o tal Félix que nunca veio’, o plantel de Lage tem todas as condições para exibir um futebol muito superior. Não é preciso deslumbrar, mas é preciso muito mais. E, até agora, o treinador ainda não conseguiu perceber como se faz.
Os primeiros cinco jogos da temporada 2025/26 mostraram um Benfica que, comparativamente à época anterior (que terminou no final de junho, no Mundial de Clubes), deu alguns passos atrás naquilo que diz respeito à qualidade do seu futebol. Cinco jogos, quatro vitórias e um empate. Zero golos sofridos (um recorde), mas também apenas 6 marcados [...]
Rodrigo Mora já deu os primeiros grandes passos no futebol sénior, viveu a estreia com a camisola azul e branca e conquistou um título europeu com a Seleção A. E apesar da menor utilização desde a chegada de Farioli, continua a ser um dos grandes nomes a seguir no futebol português. E, sem dúvidas, um [...]
Antes do arranque da Liga 3, os adeptos do Lusitano de Évora ajudaram, de forma gratuita, na remodelação do estádio Campo Estrela e angariaram mil euros para as obras. Presidente enaltece apoio fora dos dias de jogo. Um clube vive mesmo pelos adeptos e prova disso é o Lusitano de Évora. Após a subida do [...]
O Sporting defronta amanhã o FC Porto na Supertaça de Andebol, em Sines, e pode conquistar o oitavo troféu nacional seguido numa sequência inédita. Após conquistar dois tripletes consecutivos em 2023/24 e 2024/25, precedidos da Taça de Portugal em 2022/23, o Sporting pode, então, escrever mais uma página dourada. A equipa de Ricardo Costa será [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.