A carreira de João Carvalho não seguiu a linha reta que muitos previam quando surgiu como um dos médios mais promissores da formação do Benfica. Entre empréstimos, experiências fora do país e desafios para se afirmar, o mágico encontrou no Estoril Praia o palco perfeito para recuperar protagonismo. Hoje, é um dos motores da equipa canarinha de Ian Cathro e um dos jogadores mais influentes fora do círculo dos chamados “três grandes”. João Carvalho – o mágico canarinho da Linha.
Natural de Lisboa e formado no Benfica, João Carvalho destacou-se desde cedo na formação pela inteligência tática e capacidade de organizar o jogo. Médio-ofensivo de pés refinados, somou títulos e internacionalizações nas seleções jovens, chegando a ser apontado como um dos futuros “10” da equipa principal encarnada.
A estreia pelo Benfica aconteceu, então, na época 2017/18, mas as oportunidades, a partir daí, revelaram-se escassas. Para ganhar minutos, João Carvalho rumou, então, ao Vitória de Setúbal por empréstimo, deixando boas indicações na reta final da temporada. No verão seguinte, surgiu uma oportunidade invulgar: o Nottingham Forest, histórico do futebol inglês, contratou-o para o Championship por cerca de 15 milhões de euros. Um dos maiores investimentos do clube na altura.
Em Nottingham, João Carvalho mostrou lampejos de qualidade, especialmente no primeiro ano, com golos importantes e assistências que ajudaram a criar expectativa em torno do seu crescimento. Mas a irregularidade e mudanças constantes de treinadores dificultaram, então, a sua afirmação. Seguiram-se vários empréstimos, incluindo uma passagem pelo UD Almería, em Espanha, antes de se mudar para a Grécia, em 2021 para representar o Olympiacos. Mas a passagem foi curta e o Estoril foi o destino final.
O clube da Linha de Cascais, conhecido por apostar em jogadores com talento técnico e fome de jogo, viu em João Carvalho um reforço capaz de liderar a manobra ofensiva da equipa. E servir de ligação perfeita entre meio-campo e ataque.
A época 2024/25 foi o ponto de viragem. Sob a orientação técnica de Cathro, João Carvalho assumiu-se, então, como o maestro da equipa da Linha. Atuando preferencialmente como médio-ofensivo, mas também adaptado a posições mais recuadas quando necessário, destacou-se pela qualidade de passe, pela capacidade de encontrar linhas de progressão e pela calma em zonas de pressão.
O camisola 12 do Estoril foi a figura central da equipa mesmo frente a adversários de topo. A sua visão de jogo permitiu aos canarinhos manterem-se competitivos mesmo contra equipas com maiores recursos. Em jogos grandes, raramente se escondeu: pediu bola, ditou o ritmo e, muitas vezes, foi responsável pelas jogadas que desbloquearam defesas fechadas.
Outro ponto que marcou 2024/25 foi, então, a evolução a nível defensivo. Nunca conhecido pelo trabalho sem bola, João Carvalho melhorou substancialmente na pressão e na recuperação, mostrando uma faceta mais completa do seu jogo. Essa maturidade também se refletiu no balneário, onde ganhou voz e estatuto de líder. Tudo isto culminou na conquista do prémio de Jogador do Mês da Liga Portugal em janeiro do presente ano.
O que torna João Carvalho um craque dos underdogs é precisamente a combinação entre talento técnico e capacidade de decidir jogos, mesmo num contexto de menor exposição mediática. No Estoril, é um jogador com liberdade criativa, mas com disciplina para cumprir as funções táticas exigidas pela equipa.
A sua experiência internacional dá-lhe, então, uma leitura de jogo diferenciada, e o percurso não-linear parece ter apurado a sua resiliência. Hoje, aos 28 anos, está no auge físico e mental, e tem sido a peça-chave para manter o Estoril competitivo e ambicioso. A continuar a este nível, João Carvalho dificilmente passará despercebido nos próximos mercados. Clubes de maior dimensão, tanto em Portugal como no estrangeiro, tenderão a manter o camisola 12 do Estoril na mira. No entanto, para já, o médio mantém o foco no presente: ser uma referência do Estoril, ajudar o clube a consolidar-se na primeira metade da tabela e, quem sabe, sonhar com uma presença europeia.
Seja qual for o próximo passo, a última temporada provou que João Carvalho não é apenas um talento que ficou pelo caminho. Mas também um futebolista em plena afirmação, capaz de marcar a diferença e de encarnar o espírito de um verdadeiro “craque dos underdogs” na Liga Portugal.
O recém-promovido Vila Meã conseguiu um arranque de sonho no Campeonato de Portugal, somando três vitórias e nenhuma derrota. Contra todas as previsões, o Vila Meã está a fazer um arranque de sonho no Campeonato de Portugal. Depois de ter sido promovido esta temporada da Liga Pro da AF Porto, o conjunto leva três vitórias [...]
Ao fim de quatro jornadas no Campeonato de Portugal, houve oito equipas que só se estrearam a ganhar este fim-de-semana. Alguns jogos mais confortáveis, outros conseguidos ao cair do pano e uma primeira vitória de sempre em campeonatos nacionais. Após um início de temporada desafiador, a quarta jornada do Campeonato de Portugal trouxe, finalmente, a [...]
A equipa da Trofa começou a Liga 3 com um empate amargo frente ao S. João de Ver, mas já é líder e ameaça ser um dos fortes candidatos às grandes disputas esta temporada. Depois de golear o rival histórico Varzim, por 5-1, na 1.ª eliminatória da Taça de Portugal, aplicou o mesmo resultado frente [...]
Parece que à quarta foi de vez. Após um extraordinário arranque de temporada onde somou três vitórias nas três primeiras jornadas, o Pevidém, da 'Cidade Berço', sentiu o sabor amargo da derrota no dérbi, na visita ao Berço SC. Na deslocação ao terreno do Berço SC, o Pevidém, do município de Guimarães, saiu derrotado por [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.