Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

60 anos do primeiro manto de Portugal em Campeonatos do Mundo

60 anos do primeiro manto de Portugal em Campeonatos do Mundo

CraquesCraques|

O Mundial’2026 da FIFA está aí à porta e a Seleção Portuguesa prepara-se para a sua oitava participação em fases finais. Um longo percurso no torneio que começou em 1966, e que agora é aqui recordado na forma do primeiro equipamento usado por Portugal na mais prestigiada competição de seleções.

Seis décadas passadas sobre a epopeia em solo inglês, a memória daquela camisola de algodão permanece viva como o símbolo da afirmação do futebol português a nível internacional. Hoje, recuamos 60 anos para prestar tributo ao primeiro manto que Portugal deu a conhecer ao mundo, vestido e honrado por aqueles que foram as primeiras lendas do nosso futebol.

Réplica do equipamento utilizado por Portugal no Mundial de 1966

O pioneiro

Em 1966, Portugal estreou-se, então, em fases finais de Campeonatos do Mundo. Os jogadores da Seleção Nacional envergavam aquele que viria a ser o pioneiro dos equipamentos lusos na competição. Uma simples camisola toda em vermelho, com a gola e os punhos das mangas em verde, e, claro, o clássico símbolo das quinas ao peito.

O número nas costas era também ele em verde, cozido com linhas de tecido, muito diferente e longe das estampagens utilizadas atualmente. A camisola era, ainda, acompanha de meias verdes e calções brancos, pormenor que não é visto nos equipamentos principais da Seleção Portuguesa desde o século XX.

Eusébio usou o número 13 no Mundial de 1966

Os Magriços

Várias lendas do futebol nacional vestiram este equipamento. Capitaneada pelo camisola 10, Mário Coluna, esta equipa foi apelidade carinhosamente como os ‘Magriços’. Este conjunto, liderado por Otto Glória, levou Portugal a um histórico terceiro lugar, melhor classificação de sempre de Portugal no torneio.

A lista de estrelas era, no entanto, encabeçada por outro, o inevitável Eusébio, o Pantera Negra. Depois de ter conquistado a Bola de Ouro no ano anterior, Eusébio ganhou o prémio de melhor marcador daquela edição da competição, com nove golos.

A lista de lendas que vestiu esta mítica camisola não fica por aqui. Jogadores como Hilário, José Torres, António Simões, José Augusto, Carvalho, Jaime Graça, João Morais, Vicente, bem como todos os outros presentes nesta campanha, vestiram este manto há 60 anos que está eternizado até hoje.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados