Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Arsenal da Devesa: só derrotas na elite

Arsenal da Devesa: só derrotas na elite

Arsenal da Devesa: só derrotas na elite

CraquesCraques|

De regresso ao Campeonato Placard Andebol 1, o Arsenal da Devesa tem surpreendido… pela negativa. Esta temporada, regista 12 derrotas em 12 jogos e faz reavivar os fantasmas do passado, na última vez que esteve presente na competição.

De volta ao principal escalão do andebol português, depois da descida aos escalões inferiores na temporada 2018/2019, o Arsenal da Devesa não recorda esses tempos com grande ânimo. Em 41 jogos na prova, incluindo Taça de Portugal, o Arsenal da Devesa perdeu… 40 vezes! E só ganhou um. Agora, parece estar a atravessar um período muito semelhante. Arsenal da Devesa: só derrotas na elite.

Não basta ter experiência

A olhar pelos resultados desastrosos nos primeiros 12 jogos, o arranque de temporada não tem sido fácil para o Arsenal de Devesa. E aqui, tal como na maioria dos desportos, a escapatória mais fácil seria, logicamente, atribuir as culpas ao treinador. Mas aqui a história é bem diferente. Porque Gabriel Oliveira é treinador do clube há dez anos e, certamente, uma aposta firme da direção do clube.

Gabriel Oliveira treina o Arsenal da Devesa desde 2015/16

Aos 51 anos, o treinador sabe, aliás, melhor do que ninguém, como é subir e logo a seguir descer de forma aparatosa. Principalmente, depois da temporada para esquecer vivida em 2018/2019, quando acabou por cair na segunda divisão de andebol, sem uma única vitória no escalão maior.

O sobe e desce

Mais recentemente, o Arsenal da Devesa voltou a reerguer-se e na temporada 2023/2024 foi campeão da 2ª Divisão. Mas no ano seguinte, não subiu logo ao principal escalão, devido à criação da Divisão de Honra, a qual passou a ser a nova segunda divisão oficial de Andebol.

Arsenal da Devesa foi campeão da 2ª em 2023/24 e voltou a subir da Honra em 2024/25

A verdade é que o Arsenal não se sagrou campeão novamente, mas conseguiu assegurar a promoção direta ao Campeonato Placard Andebol 1. Uma sequência de grandes resultados em duas temporadas, para o clube modesto de Braga. No cômputo geral, os resultados têm sido positivos, mas um pouco agridoces. Visto que a equipa parece soçobrar sempre que chega a um patamar mais elevado. Uma das razões para que este cenário se repita pode ter a ver com média de idades do plantel. Atualmente, é a mais baixa do campeonato: 21,17 anos.

No último jogo, a equipa de Gabriel Oliveira até esteve perto de vencer. Mas perdeu por 30-29 frente ao Artística de Avanca, naquela que foi a segunda derrota por um golo de diferença esta época. Antes já havia sido derrotada em casa, pelo FC Gaia, por 21-22. No próximo sábado, o teste será de exigência máxima: deslocação ao Dragão Arena para defrontar o FC Porto.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados