Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Pedro Tonicher: o guardião da nova geração de andebol que subiu ao palco europeu

Pedro Tonicher: o guardião da nova geração de andebol que subiu ao palco europeu

CraquesCraques|

Num Europeu de andebol que entrou para a história de Portugal, com a Seleção a alcançar o 5º lugar, brilhou pela sua pujança a juventude e, sobretudo, a coragem de quem se estreou no maior palco continental. Entre os nomes que mais entusiasmam adeptos e técnicos esteve o de Pedro Tonicher. Guarda-redes de 23 anos que, em Herning, escreveu um capítulo inesquecível da sua ainda curta carreira internacional.

Apenas alguns minutos em campo frente à Dinamarca, tetracampeã mundial e anfitriã parcial do EHF Euro 2026, foram suficientes para Pedro Tonicher se afirmar como uma das surpresas do torneio. No duelo em que Portugal surpreendeu os dinamarqueses com uma vitória histórica (31-29), Tonicher brilhou com defesas decisivas. Incluindo, até, uma parada a Mathias Gidsel, o melhor jogador do mundo, numa noite que ficará para sempre na memória dos portugueses. Apesar deste Europeu ter sido o primeiro de Tonicher, a sua presença imediata em momentos de pressão demonstra não apenas a confiança que a equipa técnica depositou nele, mas também um claro crescimento pessoal e desportivo. Pedro Tonicher: o guardião da nova geração de andebol que subiu ao palco europeu.

Tonicher estreou-se num Europeu em 2026

Da formação de elite em Portugal à Liga ASOBAL

Nascido a 16 de janeiro de 2003, em Lisboa, Pedro Galla Gaspar Tonicher fez a formação nas camadas jovens de dois dos maiores clubes nacionais. Primeiro no Benfica, e depois no Sporting, onde desenvolveu as bases que hoje o caracterizam.

A sua transição para sénior começou na Luz. Ainda antes de rumar a Setúbal para representar o Vitória FC, onde consolidou experiência de competição no Andebol 1. Em 2024, Tonicher deu um passo importante na sua carreira ao assinar pelo Ciudad Encantada, em Espanha. E cumpre, atualmente, a sua segunda temporada no competitivo campeonato da Liga ASOBAL. Este trajeto internacional mostra um atleta determinado a subir degrau a degrau, aprendendo com cada desafio e crescendo com cada oportunidade.

Olhar para o futuro

O ano de 2026 ficará marcado na carreira de Pedro Tonicher como o ponto de viragem que o catapultou do estatuto de promessa para o de referência emergente no panorama do andebol português. A solidez demonstrada frente às grandes potências europeias coloca-o no radar não só dos adeptos lusos, mas também de olheiros e treinadores na Europa.

Com 23 anos e já uma presença num Europeu absolutamente histórica para Portugal, Tonicher reúne, então, atributos que prometem transformá-lo num dos guarda-redes mais sólidos da nova geração lusa. Se o caminho até aqui é feito de constante evolução, o futuro parece reservado a grandes feitos para este guardião. Que promete, então, ainda muitas defesas para contar.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados