Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Pedro Portela: o espião privilegiado

Pedro Portela: o espião privilegiado

CraquesCraques|

Hoje há Nantes-Sporting na 1ª mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões e o ponta da equipa de andebol leonina já jogou na experiente formação francesa. Pelos anos passados em França, pode ser um trunfo importante nesta eliminatória.

A equipa de Ricardo Costa está a construir uma bonita história na Europa esta temporada. Desta vez, o adversário, vindo dos play-offs, é o HBC Nantes, equipa onde o Pedro Portela atuou entre 2021 e 2023. A experiência de ter jogado e conhecido os segredos do Nantes podem, então, tornar o internacional português no espião privilegiado para os leões.

O canhoto de 35 anos, nascido e formado em Leiria, chegou ao Sporting com apenas 17 anos e por Alvalade ficou até 2018, altura em que se transferiu para o Tremblay HB, de França. Três temporadas depois, em 2021, o ponta-esquerda mudou-se para o HBC Nantes, onde deixou a sua marca ao longo de três épocas: conquistou uma Taça de França, uma Taça da Liga e uma Supertaça.

Pedro Portela conquistou três troféus com a camisola do HBC Nantes

Em Nantes, Pedro Portela jogou jogos de exigência elevada, mas também partilhou balneário com alguns dos atuais jogadores da equipa que vai defrontar. São os casos de Valero Rivera, Aymeric Minne, Thibaut Briet ou Ivan Persic, de quem Portela conheceu rotinas e estilo de jogo.

Em busca da Final-Four da Champions

Esta experiência de cinco temporadas no andebol francês, com um destaque especial para o período no Nantes, pode ser um trunfo significativo para o Sporting.

O andebolista, que regressou a Alvalade, é reconhecido como uma das vozes mais influentes no balneário, e o seu conhecimento aprofundado sobre o ‘outro lado’ oferece uma perspetiva única e valiosa para Ricardo Costa na preparação deste exigente confronto.

O HBC Nantes está em segundo lugar na Superliga francesa, apenas atrás do Paris Saint-Germain. Já na Liga dos Campeões, a formação gaulesa venceu 8 de 16 partidas, tendo sido derrotada apenas por cinco vezes. E, a jogar em casa, o registo do Nantes prossegue imaculado: seis triunfos e dois empates em oito jogos, números que devem deixar o Sporting em alerta.

Principais ameaças

As ameaças francesas à baliza defendida por André Kristensen e Mohamed Ali são Julien Bos e Kauldi Odriozola, que já jogaram com Portela, mas também Nicolas Tournat e ainda Ayoub Abdi.

Recorde-se que Sporting passou a fase de grupos em segundo lugar do Grupo A, apenas atrás dos húngaros do Veszprém. A formação de Ricardo Costa ganhou, então, acesso direto aos quartos-de-final, saltando os play-offs, de onde veio o Nantes.

Os leões já fizeram 14 jogos esta temporada na Champions e perderam apenas quatro vezes. Tal como Nantes, também o Sporting só sabe perder fora de casa. No Pavilhão João Rocha, o Sporting permanece invicto em todas as competições desde fevereiro de 2023. Por isso, um empate no terreno do Nantes já seria um excelente “aperitivo” para o jogo da 2ª mão, em Lisboa.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados