
Benfica e FC Porto vão defrontar-se pela primeira vez esta época, num duelo que promete intensidade dentro e fora das quatro linhas. Apesar de estarmos ainda numa fase inicial da Liga Betclic, o encontro entre águias e dragões pode servir de barómetro para perceber o estado das duas formações. Com históricos distintos neste arranque de campeonato, o clássico chega num momento em que ambos procuram afirmar a sua identidade e ganhar confiança para o que aí vem. Pelo que o Craques foi auscultar um antigo internacional português, que até já representou os dois históricos. Carlos Andrade antevê o clássico de basquetebol Benfica-FC Porto de amanhã.

Na antevisão do encontro, Carlos Andrade, ex-jogador e campeão nacional pelos dois clubes, avaliou o momento atual das duas equipas. O antigo internacional português destacou a “estabilidade” dos encarnados e o “conhecimento mútuo” entre jogadores e treinador: “O Benfica mantém muita da identidade que já traz dos outros anos, com jogadores que conhecem a liga como ninguém.”
Já em relação ao FC Porto, o luso-cabo-verdiano reconhece que a equipa atravessa uma “fase de adaptação natural”, depois das várias mudanças no plantel. Segundo Andrade, essa renovação “exige tempo” para que os novos elementos se integrem: “Quando há estas mudanças todas, aliadas ainda aos jogos europeus a meio da semana, acaba por ser mais desafiante encontrar a química da equipa.”

A juntar a um histórico favorável nos últimos confrontos diretos, o conjunto encarnado é tetracampeão nacional, e vem de um arranque 100% vitorioso no campeonato, onde é líder isolado da competição. “Qualquer uma das equipas que jogue em casa nestes jogos grandes, para mim, é sempre favorita. Ainda para mais sendo o primeiro confronto direto da época”, realçou o antigo jogador nascido na Ilha do Sal.
Apesar de reconhecer o bom momento do Benfica e o conforto de jogar em casa, Carlos Andrade acredita que o clássico “poderá não ser assim tão desequilibrado”. O ex-basquetebolista identificou, então, algumas fragilidades dos encarnados que o conjunto azul-e-branco pode explorar: “Noto uma diferença no Benfica em termos de estatura e físico no jogo interior em relação aos anos anteriores. O Benfica já não é uma equipa tão alta e tão potente nessas áreas. Por isso, talvez, o Porto consiga impor-se nesse aspeto do jogo”.

A partida de amanhã pode ter influência direta não só na tabela classificativa, mas também no estado anímico de ambas as formações. Para os encarnados, uma vitória significaria a consolidação da liderança, enquanto para os dragões um triunfo seria essencial para reentrar na luta pelos primeiros lugares.
“Claro que se o FC Porto perder fica, então, numa situação mais complicada. Mas depois vêm os play-offs, que são uma competição completamente diferente onde está tudo em aberto”, rematou Carlos Andrade.
Enquanto jogador, Carlos Andrade disputou, então, 52 clássicos entre Benfica e Porto. Exatamente 26 por cada uma das equipas. “No início, vivia os clássicos mais intensamente, mas com a experiência que fui adquirindo apercebi-me de que não passa de mais um jogo”, afirmou o luso-cabo-verdiano.

Ainda assim, Andrade não desmente a relevância que um jogo como este tem para todos os jogadores, independentemente da experiência de cada um. Segundo o mesmo, este tipo de jogos envolve sempre um “nível extra de intensidade, motivação e atenção aos detalhes”. Tanto dentro como fora do campo. “Claro que a preparação e foco da equipa é sempre diferente nestas partidas, estaria a mentir se dissesse o contrário”, conclui.

O Real SC, da I Divisão da AF Lisboa, ganhou uma nova vida com a chegada do técnico Rafael Serrador ao comando da equipa. Quando assumiu o cargo, a formação de Massamá estava no 7º lugar, mas, desde então, ganhou todos os nove jogos que fez e a equipa chegou à liderança isolada. Em entrevista [...]

Obama Ribeiro volta a ser sinónimo de fases decisivas no Amarante FC. O lateral-direito, presença constante nas últimas quatro épocas do clube, fala ao Craques.pt sobre mais um apuramento para a fase de subida da Liga 3, num percurso marcado pela consistência, pela identidade do grupo e pela ambição de voltar a subir de divisão. [...]

A formação comandada por António Barbosa já garantiu o acesso à Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3. E mantém, então, as expetativas em aberto para discutir uma eventual promoção à Liga Portugal 2 Meu Super. Sem derrotas há 11 jogos na Série B da Liga 3, a Académica ocupa o 3º lugar da [...]

Formação secundária dos encarnados somou apenas duas vitórias nas primeiras 12 jornadas da Liga 2. O 'clique' parece ter-se dado à jornada 13. A qual trouxe 'à tona' uma equipa que ganhou 4 jogos e empatou 2 nas últimas seis rondas. Qual é o segredo? O arranque de época do Benfica B motivou alguma preocupação. [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.