Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

A primeira vez do Urzelinense na Taça de Portugal – “É histórico para a freguesia e para a ilha”

A primeira vez do Urzelinense na Taça de Portugal – “É histórico para a freguesia e para a ilha”

CraquesCraques|

O FC Urzelinense prepara-se para um momento inédito na sua história: jogar na Taça de Portugal. Sob a liderança do treinador Cláudio Monteiro, a equipa da Ilha de São Jorge enfrenta o Atlético da Malveira num desafio que transcende as quatro linhas. Esta participação, fruto de uma conquista inédita na época passada, promete ser um marco para o clube e para toda a comunidade.

Em entrevista exclusiva ao Craques, Cláudio Monteiro, técnico do Urzelinense, partilha os detalhes de uma jornada histórica. A equipa de Urzelina prepara-se para defrontar o Atlético da Malveira na 1ª eliminatória da Taça de Portugal e a motivação dos jogadores, bem como o apoio incondicional dos adeptos são, então, os pilares que sustentam este sonho açoriano. A primeira vez do Urzelinense na Taça de Portugal – “É histórico para a freguesia e para a ilha”.

O treinador, de 44 anos, aborda os desafios logísticos e a singularidade de um clube amador a competir num patamar tão elevado. A paixão pelo futebol e o sacrifício de todos os envolvidos são evidentes nas suas palavras, que revelam a essência de um projeto que vai além do jogo. O desafio mais mediático da história do Urzelinense será, então, disputado no Campo Municipal das Velas, na Ilha de S. Jorge, nos Açores, às 18 horas de Portugal Continental (17 horas locais).

Uma estreia histórica na prova rainha

A equipa do Urzelinense está preparada para ‘levantar voo’ na Taça de Portugal

Esta é a primeira vez que o Urzelinense participa na Taça de Portugal, um feito que Cláudio Monteiro descreve como “histórico para a freguesia e para a ilha”. Isto apesar de outros clubes da ilha já terem participado na prova rainha. A conquista da prova de apuramento de campeão da AF Angra do Heroísmo na época passada permitiu, assim, ao clube subir de divisão e garantir o acesso direto à Taça.

Apesar de já ter marcado presença no Campeonato de Futebol dos Açores (CFA), a Taça de Portugal representa um novo patamar para o clube da Urzelina. Pelo que este marco é, então, celebrado com grande orgulho por toda a comunidade que vê no clube um símbolo de superação e dedicação.

Cláudio Monteiro (à esq.) tem orgulho no trabalho do clube com os jovens

Este jogo teve a sua data alterada por uma “questão logística, a pedido do clube visitante e em articulação com a FPF.” Cláudio Monteiro explica, então, que a ilha vive um período de “intenso turismo, o que dificulta a deslocação de um grupo numeroso como uma equipa de futebol.” Esta flexibilidade mostra, também, a complexidade de conciliar o desporto com as realidades locais, mas o foco da equipa neste desafio mantém-se inabalável. A semana tem sido de “grande entusiasmo e concentração, com os jogadores motivados e a equipa técnica a ultimar todos os detalhes.” Tudo para enfrentar um adversário de patamar superior, o Campeonato de Portugal.

Organização, intensidade e coragem

A preparação para o jogo contra o Atlético da Malveira foi intensa e focada, apesar das limitações adjacentes a um clube amador. Cláudio Monteiro, que inicia a quarta temporada no clube, destaca a aposta da equipa na “organização, intensidade e coragem”. Fatores que podem ajudar a surpreender.

Urzelinense foi campeão da AF Angra do Heroísmo em 2024/25 e garantiu lugar na Taça de Portugal

O objetivo é ser competitivo e “dignificar o clube, a freguesia e a Ilha de S. Jorge”. A antecipação da prova na Taça de Portugal, que acontece muito cedo para a realidade do clube, mas implicou um sacrifício significativo dos jogadores e da direção. “É importante sublinhar que esta participação exigiu algum sacrifício de jogadores, direção e restantes agentes desportivos. Porque, para a nossa realidade, a prova acontece muito cedo. Ainda nem sabemos quando será o nosso próximo jogo oficial e existe a possibilidade de estarmos agora quase um mês sem competição”, atira o técnico. A verdade é que a 1ª jornada do Campeonato de Futebol dos Açores está marcada para… 16 de novembro.

“Por isso, iniciámos os trabalhos a 18 de agosto e só conseguimos realizar um jogo de treino, frente a um grupo de amigos, denominado “Sindicato”, que aceitou o nosso convite. Os restantes clubes da ilha ainda nem tinham iniciado a pré-época”, concluiu. A expetativa à volta deste duelo é, por isso, imensa e em Urzelina todos acreditam que a equipa pode mesmo ser ‘tomba-gigantes’.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados