
Afonso Campeão guia o Canaviais à subida: “Quero colocar o clube onde ele merece estar”
O Canaviais segue isolado no primeiro lugar da Série A da Divisão de Honra da AF de Évora. Soma 21 pontos em 8 jogos, tendo perdido apenas um jogo até ao momento. O trajeto da equipa tem sido pautado por um caudal ofensivo impressionante, muito por culpa da veia goleadora de Afonso Campeão (2), que vive um momento de forma fulgurante. O avançado, de 26 anos, tem sido a peça-chave no xadrez da equipa de João Rolo, materializando em golos o domínio que o clube tem exercido sobre os adversários nesta primeira metade da temporada. Afonso Campeão guia o Canaviais à subida: “Quero colocar o clube onde ele merece estar.”
Depois de nove anos ligado ao Canaviais, o goleador eborense optou por mudar de ares. No entanto, a experiência de três épocas ao serviço de Alcaçovense, Grandolense e UFC acabou por não lhe trazer a estabilidade ideal. Na temporada passada, movido pelo “carinho sentido pelo clube, e pelas pessoas que fazem parte dele”, decidiu regressar à casa onde foi formado: “É um clube que já me ajudou bastante e, por isso, senti que era a minha vez de retribuir.”

Contudo a época do seu regresso “não terminou como esperado”, e a frustração pelos objetivos falhados deram-lhe ainda mais vontade para continuar mais um ano: “Quero colocar o clube onde ele merece estar. Acredito que, com este grupo, vamos conseguir alcançar os nossos objetivos.” Ainda assim, Afonso não esconde a importância dos colegas e do treinador na decisão de continuar no clube esta época: “Não vou mentir e dizer que a equipa e o treinador não foram importantes para eu decidir ficar.”
Com um registo impressionante de 15 golos em apenas 10 partidas oficiais esta temporada, somando 14 no campeonato e um na Taça Dinis Vital, o ponta de lança reconheceu que “as coisas têm saído bem”, não hesitando em confirmar que está na sua “melhor fase a nível individual neste momento”, e realça que um dos segredos está na confiança: Os golos têm aparecido de forma natural e, com isso, a confiança também começa a aumentar, o que facilita bastante.”

No entanto, recusa ficar com os louros todos para si e sublinha que “a dinâmica coletiva é a principal responsável por estes números.” Afonso destaca ainda que esta relação com o coletivo é fruto de um trabalho longo de entrosamento com os companheiros. “A equipa está bem e já nos vamos começando a conhecer dentro de campo, o que faz com que eu consiga estar sempre mais perto de marcar e ajudar o grupo”, acrescentou o jogador, sublinhando a importância do entendimento com os seus colegas.
O momento mais marcante deste arranque de época ocorreu no triunfo por 11-0 frente ao AD Vera Cruz. Um encontro em que o goleador de Canaviais marcou seis golos. O camisola 10 da formação aurinegra explica que “o que fez a diferença nesse dia foi mesmo a eficácia” e um arranque fulminante. “Comecei o jogo com quatro golos nos primeiros 20 minutos e, com isso, a confiança dentro de campo aumentou e as coisas começaram a sair naturalmente”, atira. Contas feitas, o ponta-de-lança resume o feito com simplicidade: “Sem dúvida foi uma tarde perfeita para mim”.

Questionado se estes números trazem um peso extra sobre os ombros para o resto da temporada, o jogador é sincero: “Não posso mentir e dizer que não. Acho que qualquer jogador que jogue mais perto da baliza adversária sente essa pressão.”
Afonso considera que essa exigência faz parte da posição. Argumentando, então, que “no final de contas, o futebol decide-se com golos, e quem joga na frente tem sempre maior responsabilidade.” Longe de se intimidar, o avançado garante que essa cobrança funciona como combustível: “Eu gosto dessa pressão, faz-me querer sempre mais.”
Prestes a superar o bom registo da época passada, quando apontou 17 golos em 27 jogos, Afonso confessa que “acreditava que dificilmente faria melhor”. Mas sublinha, então, que “este ano a equipa está num nível superior” e que “sem eles não era possível ter estes números.”
Quanto ao futuro, a vontade é crescer com o emblema. “A minha meta é fazer o melhor possível e ajudar a equipa a alcançar os seus objetivos”, afirmou.
Já coletivamente, o foco é claro: “Sermos campeões e colocar o clube na Divisão de Elite, de onde nunca devia ter saído”. No entanto o atleta deixou bem claro que não vai ser uma tarefa fácil uma vez que “ainda faltam muitos jogos” e que “existem equipas com muito valor no campeonato”. Afonso concluiu, então, a sua intervenção rematando com a certeza de que “os jogadores, o treinador e todas as pessoas deste clube merecem ser campeões”.

Nem sempre o futebol conta histórias que acabam bem. Neste caso, o cenário é complexo para a equipa do UD Belmonte e está bem longe de acabar. Em 11 jogos só esta temporada, além de não ter vencido nenhum, também tem o pior ataque, a pior defesa e ainda não somou qualquer ponto, na 1.ª [...]

O GDR Canaviais está a fazer uma grande prestação na Divisão de Honra da AF de Évora. O goleador, de 26 anos, é o grande destaque não só da equipa, como do campeonato. Lidera a lista de melhores marcadores, com 14 golos. E, em entrevista ao Craques, o avançado contou as ambições pessoais e coletivas [...]

O SC Ideal já não está no radar mediático, mas o seu trio de ataque da temporada 2020/21 está hoje espalhado por algumas das principais ligas europeias. O que é feito de Cláudio Braga, Desmond Nketia e Brian Cipenga? O Craques foi à procura deles. Claudio Braga, Desmond Nketia e Brian Cipenga formaram o ataque [...]

O Vitória reforçou a liderança da divisão máxima da AF Setúbal, mantendo-se como a única equipa invicta na competição. Na última jornada, os sadinos bateram o União SC, de Santiago do Cacém, por 1-0. A equipa orientada por Paulo Martins continua a mostrar solidez defensiva e maturidade competitiva, fatores que explicam a crescente distância para [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.