Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Alpendorada: estreias a marcar aos 16 e 19 anos deixam clube orgulhoso

Alpendorada: estreias a marcar aos 16 e 19 anos deixam clube orgulhoso

Eduardo Pedrosa CostaEduardo Pedrosa Costa|

A goleada do Alpendorada, por 7-1, ao Estrela Calheta, na Taça de Portugal, teve como destaque a estreia em campo e a marcar de Gonçalo Vieira, de 16 anos, e de Duarte Gonçalves, de 19.

Em declarações ao Craques.pt, Gonçalo Vieira e Duarte Gonçalves falaram do nervosismo do momento, mas realçaram o orgulho que é não só estrear-se pela equipa principal, mas também marcarem de azul e branco. Também o treinador Nuno Barbosa realçou o crescimento dos jogadores e Pedro Alex, diretor desportivo, diz que são futebolistas que o clube que milita no Campeonato de Portugal deposita confiança.

As ideias dos jovens

“Foi um momento único, que vou guardar para sempre. Só a oportunidade de poder jogar um jogo da taça de portugal é especial, mas conseguir marcar ainda tornou mais inesquecível a minha estreia. Quando o mister me chamou e disse que ia entrar senti-me um bocado nervoso. Acho que é normal, mas depois em campo consegui abstrair-me e foquei me em aproveitar a oportunidade”, começou por dizer Gonçalo Vieria, avançado do Alpeondorada.

O atacante garantiu que vai “continuar a trabalhar” e diz acreditar que terá “acredito que terei “mais oportunidades ao longo da época”, mas que “o mais importante é estar preparado para poder dar sempre a melhor resposta dentro de campo”.

Para Duarte Gonçalves, médio de 19 anos do Alpendorada que também se estreou pela equipa e logo com golo, partilhou da emoção do momento. “Sentimento de felicidade estrear-me no nosso estádio e poder ajudar a equipa e com um golo foi um momento especial! É um balneário humilde e trabalhador em que nos ajudamos todos uns aos outros, formamos um grupo coeso e acho que isso aliado á qualidade pode fazer a diferença”, explicou, ao Craques.pt

O jovem, que chegou ao Alpendorada já com experiência sénior na distrital de Aveiro, pelo Cesarense e Águeda, explicou que a competição é boa para o crescimento profissional. “Estreei-me na distrital de Aveiro ainda com 16 anos e é um campeonato muito competitivo, de lá para cá sinto que me fez crescer e aprender muito com jogadores experientes, no Águeda os meus colegas e a equipa técnica ajudaram-me muito a demonstrar o meu futebol e a sentir-me feliz! Sinto-me preparado para competir e fazer a diferença neste campeonato”.

O olhar do mister

Nuno Barbosa, treinador do Alpendorada, destacou que o plantel tem “ajudado diariamente” os atletas mais jovens e que faz parte dos planos do clube “desenvolver os mais novos”.

Em relação a Gonçalo Vieira, de 16 anos, o técnico vê um crescimento positivo. “Está ainda no seu processo formativo, um atleta que nestes quase 3 meses de trabalho connosco tem crescido e melhorado bastante a sua performance individual e coletiva, tudo isto ajudou a entrar muito bem no domingo e conseguir fazer um golo”.

Nuno Barbosa diz que Duarte Gonçalves, por sua vez, está “no processo de adaptação ao Campeonato de Portugal” e que “entrou bem, respeitando as tarefas e funções”, dentro de campo.

Em relação ao arranque agridoce do Alpendorada na época, com duas vitórias, dois empates e uma derrota, Nuno Barbosa diz que tem faltado “ser mais eficaz no último terço”, mas recorda que “o campeonato é uma maratona onde a consistência e a disciplina levará ao crescimento”.

A voz da experiência

Pedro Alex jogou seis temporadas no Alpendorada e é diretor desportivo desde 2024. Com experiência forte no clube, vê Gonçalo Vieira e Duarte Gonçalves como jovens em quem o clube confia bastante.

“São dois atletas em quem acreditamos muito, com uma elevada capacidade técnica e de trabalho, que se encontram em patamares diferentes do seu desenvolvimento. O Vieira é um caso especial, cresceu connosco e temos a ambição que ele seja uma referência do clube num futuro próximo. Temos de olhar para a nossa formação como uma aposta firme de futuro”, disse, ao Craques.pt.

Em relação ao arranque do Alpendorada, Pedro Alex diz que o clube está “na série mais competitiva e com mais qualidade do Campeonato de Portugal”, mas acredita no trabalho diário como forma de alcançar os objetivos.

Sendo uma figura histórica do clube, analisa com esperança o projeto do Alpendorada. “É um projeto em claro crescimento, o clube cresceu muito nos últimos anos, mas ainda precisa de evoluir em alguns departamentos em busca de maior profissionalismo. Estamos a trabalhar para que isso aconteça!”.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados