Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Os seis magníficos do CP que seguem vivos na Taça de Portugal

Os seis magníficos do CP que seguem vivos na Taça de Portugal

Os seis magníficos do CP que seguem vivos na Taça de Portugal

CraquesCraques|

A 3ª eliminatória da Taça de Portugal jogou-se este fim-de-semana, tendo encerrado no passado domingo. Nela, caíram, então, muitas equipas das divisões inferiores, onze das quais a militar no Campeonato de Portugal (CP). Outras seis salvaram-se, mas nenhumas se vão cruzar entre si na próxima ronda. Pelo que todas se preparam, mais uma vez, para tentar fazer tombar novos gigantes.

Após o encerramento da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, apenas seis clubes que militam no Campeonato de Portugal sobreviveram. Entre elas estão o FC Alpendorada, que proporcionou, talvez, a maior surpresa de todas, Mortágua FC, Vila Meã, Sintrense, AC Marinhense e ainda o Comércio e Indústria. Para além destas, também o Silves FC está vivo na competição e é mesmo a única equipa das distritais que passou à próxima fase. Os seis magníficos do CP que seguem vivos na Taça de Portugal.

Os tomba-gigantes

Nesta eliminatória da competição aconteceram várias surpresas, com várias equipas a fazer cair outras de escalões superiores. Contudo houve quem fizesse cair de facto alguns clubes da Primeira Liga.

A maior surpresa de sábado ocorreu em Marco de Canaveses, com a equipa do FC Alpendorada a fazer ‘tombar’ o primeiro conjunto do escalão mais alto do futebol português. O Estrela da Amadora viajou até ao norte do país, onde foi surpreendido pela equipa de Nuno Barbosa, perdendo por 3-1. Já o Sintrense protagonizou a maior surpresa de domingo. Após ter ultrapassado o FC Vizela na ronda anterior, a formação de Sintra recebeu o Rio Ave e, mesmo tendo começado a perder, virou o jogo e ganhou 3-2.

Alpendorada protagonizou a maior surpresa na 3ª ronda

Na próxima eliminatória, a equipa de David Maside defrontará o FC Porto, algo que acontece pela terceira vez em cinco anos. Por sua vez, o Alpendorada tem novo duelo agendado com um clube da Liga Betclic, desta feita, o Casa Pia, que eliminou o Ançã.

Sintrense fez a festa após eliminar o Rio Ave

A prova rainha como bálsamo

A Taça de Portugal tem, muitas vezes, a capacidade de trazer ao de cima o melhor de cada equipa, independentemente do momento vivido nos respetivos campeonatos. E o Comércio e Indústria [foto de topo] é um claro exemplo do efeito Taça de Portugal esta época. A formação setubalense arrancou muito mal na Série D do Campeonato de Portugal, com duas derrotas e um empate, e encontra-se neste momento em lugar de despromoção aos distritais.

Contudo, para a Taça, a história é outra. Juventude de Évora, Salgueiros e, agora, o Vianense foram vítimas da formação orientada por Sandro Mendes, lenda do Vitória de Setúbal. Que se cuide, então, o Santa Clara, próximo adversário dos setubalenses na prova rainha.

Joel Carvalho fez o golo da vitória do Vila Meã

Por outro lado, o Vila Meã continua a dar seguimento ao grande arranque de temporada. Para além dos triunfos na Taça frente ao Aparecida FC, AD Limianos e, neste último fim-de-semana, sobre o rival Vila Caiz, a equipa também ainda não perdeu para o campeonato. Soma quatro vitórias e dois empates, e está apenas atrás do Rebordosa no campeonato, com menos dois pontos. A invencibilidade dos Leões da Vila será, então, novamente colocada à prova na próxima eliminatória da Taça. Desta vez contra uma equipa da Segunda Liga, o Leixões SC.

Rivais têm testes de fogo

Por fim, Mortágua FC e AC Marinhense vão ter pela frente dois verdadeiros tubarões portugueses. As duas equipas são adversárias na Série C do Campeonato de Portugal, e encontram-se ambas com oito pontos na competição. O Mortágua chegou à 3ª eliminatória da Taça de Portugal com duas derrotas seguidas no campeonato mas fez das fraquezas força e eliminou o Portimonense SC, por 2-0, marcando, então, encontro com o Vitória de Guimarães, que suou para eliminar o União de Lamas.

Mortágua vai defrontar o Vitória SC na 4ª ronda

Já o Marinhense teve de sofrer bastante para afastar o Anadia FC, algo que só conseguiu, então, na decisão por penáltis. O prémio para esse esforço suplementar não podia ser mais aliciante. A equipa da Marinha Grande agendou viagem até ao Estádio de Alvalade, para defrontar nada mais nada menos do que o atual bicampeão nacional e detentor da Taça de Portugal, o Sporting.

Marinhense agendou viagem até Alvalade na 4ª ronda

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados