Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Alvalade é palco maldito para o FC Porto

Alvalade é palco maldito para o FC Porto

CraquesCraques|

Hoje há clássico em Lisboa e se é verdade que o histórico recente dos duelos em casa do Sporting é equilibrado, a verdade é que os dragões só têm 3 vitórias nas últimas… 21 deslocações ao recinto verde-e-branco. Farioli vai enfrentar uma maldição, enquanto Rui Borges se estreia neste duelo em casa.

O clássico de hoje marca, desde logo, um momento inédito em ambos os bancos. Rui Borges recebe pela primeira vez o FC Porto como treinador do Sporting, enquanto Francesco Farioli estreia-se nos grandes jogos em Portugal. A tendência vitoriosa do Sporting nestes clássicos em Alvaldade é uma constante que pode preocupar os visitantes. Nos últimos 21 jogos, só houve três vitórias azuis-e-brancas. Ainda que duas delas tenham sido nos últimos 4 jogos. Alvalade é palco maldito para o FC Porto.

Se virmos o histórico acumulado, nos 91 jogos disputados em casa dos verde-e-brancos, o Sporting conquistou, então, 47 vitórias contra apenas 21 dos dragões, além de 23 empates. O que espelha bem o domínio leonino no seu reduto. Os números ofensivos são igualmente expressivos. Os leões já marcaram 169 golos contra 92 do rival FC Porto. Uma diferença que sublinha a eficácia dos anfitriões ao longo das décadas.

Pedro Gonçalves e Zé Pedro ainda fazem parte dos respetivos plantéis

Supremacia caseira

A supremacia do Sporting nos confrontos caseiros com o FC Porto para o campeonato não é um fenómeno recente, mas sim o resultado de décadas de consistência no Estádio José Alvalade. Com 47 vitórias em 91 jogos, os leões apresentam uma taxa de sucesso superior a 50% (52%) no seu estádio. Um registo caseiro que poucos clubes conseguem contra os dragões. A título de curiosidade, por exemplo, o Benfica não o consegue: tem 45 vitórias (49%) em 91 jogos.

A diferença de 77 golos a favor dos verde e brancos (169 contra 92) ilustra não apenas a superioridade ofensiva dos anfitriões, mas também a dificuldade histórica que o FC Porto tem encontrado para se impor ofensivamente em Alvalade. Os 23 empates registados demonstram também que, mesmo quando não consegue vencer, o Sporting raramente permite que os visitantes saiam com os três pontos. Fazendo, então, de Alvalade uma verdadeira fortaleza.

Fresneda e Alan Varela terão novo duelo esta noite em Alvalade

Este fenómeno repete-se quando os leões se deslocam à Cidade Invicta. Em 91 jogos ao longo dos anos, para o campeonato, o FC Porto venceu 49 jogos (54%) e apenas perdeu 14, somando 28 empates.

Borges e Farioli estreiam-se de forma diferente

O confronto de hoje à noite representa, então, um marco especial na carreira de ambos os treinadores. Se Rui Borges se prepara para receber o FC Porto pela primeira vez desde que assumiu o comando técnico do Sporting, sabendo que já jogou no Dragão (jogo que terminou empatado 1-1, a 7 de fevereiro deste ano), já Farioli vai dar o seu pontapé de saída em clássicos do campeonato português. E um dos pontos diferenciais é que os azuis-e-brancos ainda não sofreram qualquer golo no campeonato.

Além do grande caudal ofensivo, a defesa liderada pelo guarda-redes Diogo Costa, com Alberto Costa, Bednarek, Nehuén Pérez e Martim Fernandes (Zaidu) é, então, a única que não sofreu golos nos três primeiros jogos do campeonato, até ver. Refira-se que o Benfica também ainda não sofreu, mas tem a primeira jornada por cumprir.

A defesa do FC Porto já não terá Viktor Gÿokeres como preocupação

Equilíbrio recente não apaga vantagem histórica leonina

Apesar do maior equilíbrio verificado nos últimos anos, com o registo desde 2020 a mostrar duas vitórias para cada lado e dois empates em seis jogos, a vantagem histórica do Sporting em Alvalade continua a ser um fator a ter em conta. Mas o momento atual das equipas sugere, então, um jogo equilibrado e disputado, com o Sporting a tentar posses prolongadas e o FC Porto a apostar nas transições de alta intensidade. Este será, também, o primeiro clássico a ter lugar no renovado Estádio de Alvalade.

ONZES PROVÁVEIS

SPORTING: Rui Silva; Fresneda, Debast, Gonçalo Inácio e Ricardo Mangas; Hjulmand e Kochorashvili; Pedro Gonçalves, Trincão e Geny Catamo; Luis Suárez.

FC PORTO: Diogo Costa; Alberto Costa, Nehuén Pérez, Bednarek e Zaidu; Alan Varela, Froholdt e Gabri Veiga; Borja Sainz, William Gomes e Luuk De Jong.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados