
Ayrton Lima - o goleador do Lagameças: "É muito difícil viver sem o futebol"
Aos 30 anos, Ayrton Lima falou ao Craques sobre a realidade de jogar numa divisão distrital. Onde os atletas são obrigados a conciliar a sua vida profissional com o amor pelo futebol. No caso do goleador do Lagameças, da 2ª Divisão Distrital da AF Setúbal, é possível gerir o tempo entre o futebol e o contexto profissional, pois, sendo consultor imobiliário, Ayrton tem um horário flexível que facilita a prática do futebol. Ayrton Lima – o goleador do Lagameças: “É muito difícil viver sem o futebol”.
A paixão de Ayrton pelo futebol começou desde cedo. “O amor pelo futebol começa desde pequeno, desde que os nossos pais nos compram a primeira bola”. Ainda jovem, o goleador angolano ingressou no futebol federado um pouco tarde, mas, curiosamente, iniciou a sua carreira no GD Lagameças, clube onde se encontra atualmente. Seguiram-se, então, vários clubes da distrital de Setúbal. Como o Botafogo Cabanas, o Pinhalnovense ou até mesmo o Vitória FC.
Mas o GD Lagameças foi o clube que lhe ofereceu a primeira oportunidade de jogar no campeonato distrital. O Botafogo Cabanas, pelo facto de ter subido de divisão com a equipa. E o Pinhalnovense, pelo qual conseguiu ser o melhor marcador da divisão distrital, com 23 golos em 29 jogos.
E o Vitória FC, por ser um clube histórico e ter jogado no Estádio do Bonfim. “Claro que gostaria também de referir aqui o Vitória, por ser um clube histórico. O facto de jogar no Bonfim é como se fosse um sonho tornado realidade”, admite.

Ayrton Lima iniciou a época a todo o gás. Em apenas 10 jogos já faturou por 16 vezes. Mas o avançado recusa afirmar que o mérito é só dele. “Sem qualquer responsabilidade a mais por ser o melhor marcador, claro que é muito bom, mas o foco é o coletivo e os objetivos da equipa”.
Comparando com o registo que alcançou na época passada ao serviço do Vitória FC, em 10 partidas já dobrou os números com que acabou a temporada transata. Para além disso, Ayrton soma ainda quatro assistências na temporada, sendo assim o jogador com mais contribuições para golo do campeonato. O atleta sublinha, então, que este momento de forma é fruto de muito trabalho. “É muito trabalho individual também, porque eu acredito que só o treino com a equipa não é suficiente. Faço sempre muito treino individual, de finalização, coordenação, tudo o que um ponto-de-lança tem de ter”, diz.
O jogador vive uma realidade semiprofissional, onde tem de conciliar o futebol com a profissão de consultor imobiliário. Mas os relvados não podem ficar para trás. “É muito difícil viver sem o futebol. A minha atividade profissional é consultor imobiliário, que acaba por me permitir jogar futebol por haver flexibilidade nos horários.”
Ayrton mencionou ainda que pensa que há muitas pessoas que desvalorizam os campeonatos distritais. “As pessoas desvalorizam muito o campeonato distrital. É claro que os outros campeonatos acima são competitivos, mas o distrital é um campeonato muito físico e acaba por não ser tão fácil como as pessoas pensam.”

Em relação ao seu futuro, Ayrton diz que “a Deus pertence.” “Se Deus quiser ainda hei de conseguir escalar até outros campeonatos, até mesmo no exterior. Estou em forma e sinto-me com capacidade para chegar a outros patamares”, assume.
Ayrton Lima – o goleador do Lagameças: “É muito difícil viver sem o futebol”

A equipa feminina de hóquei em patins das águias leva, até agora, um registo simplesmente assombroso. No campeonato, a formação comandada pelo antigo internacional português Paulo Almeida leva, então, 56 golos em apenas 4 jogos. A nível individual, brilha Maria Sofia Silva, que já soma 19 golos em todas as provas. Após 12 títulos consecutivos [...]

Espalhado de norte a sul, o futebol distrital é o estado mais puro da modalidade no país, contribuindo com grandes histórias e narrativas que o Craques acompanha de perto todas as semanas. Desta vez, o destaque vai para as equipas das primeiras divisões que ainda não sabem o que é vencer nos respetivos campeonatos. De [...]

O futsal português assistiu a um feito notável na 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, com a Associação Desportiva e Cultural de São Mateus a protagonizar a surpresa da ronda. A equipa do terceiro escalão nacional eliminou o SC Barbarense, que milita na II Divisão, após um jogo decidido nas grandes penalidades. Este triunfo consagra, [...]

Joga-se este fim-de-semana o clássico entre Benfica e FC Porto, a contar para a 4ª jornada da Liga Betclic de basquetebol. O antigo internacional português, e ex-jogador de ambas as equipas, Carlos Andrade, fez a antevisão do encontro que se realizará amanhã, sábado, às 14:30, no Pavilhão da Luz. Benfica e FC Porto vão defrontar-se [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.