Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Barra FC – da base catarinense à Série C: um projeto com selo internacional

Barra FC – da base catarinense à Série C: um projeto com selo internacional

CraquesCraques|

O Barra Futebol Clube, de Balneário Camboriú, acaba de escrever uma das páginas mais marcantes da sua ainda curta história ao garantir a subida à Série C do Brasileirão. O clube catarinense, da família acionista do Académico de Viseu, pode ainda ser campeão da Série D. Para já, nas meias-finais, tem pela frente o Inter de Limeira.

Fundado em 2013, o clube catarinense confirma a rapidez da sua ascensão e apresenta-se hoje como um dos projetos mais consistentes do futebol brasileiro. Sustentado, então, numa lógica empresarial moderna e em fortes ligações internacionais. O clube já garantiu a subida à Série C do Brasil e pode ainda ser campeão da Série D. Hoje joga a 1ª mão das meias-finais do campeonato diante do Inter Limeira. Barra FC – da base catarinense à Série C: um projeto com selo internacional.

Estrutura acionista e SAF

O Barra nasceu já estruturado como empresa privada, facilitando a integração ao modelo de Sociedade Anónima do Futebol (SAF), uma tendência crescente no Brasil. Este enquadramento permitiu, então, atrair investimento europeu, em particular da Alemanha, associado ao Hoffenheim, e consolidar uma rede de cooperação com o Académico de Viseu.

Ligações internacionais

Desde 2020, o clube faz parte de uma estratégia multiclubes que privilegia a formação de jogadores e a troca de conhecimento técnico. Alguns jovens do Barra têm feito estágios na Europa, enquanto atletas como Kauã Vinícius ou Bruno Ramos, entretanto transferido para o Sporting, já passaram a integrar o plantel do Académico de Viseu. Mas a presença de técnicos alemães no setor da formação também reforça essa ponte, alinhada ao modelo do Hoffenheim, conhecido pela aposta em talentos emergentes.

Kauã Vinícius foi cedido pelo Barra FC ao Académico de Viseu

Novo Centro de Treinos e aposta na formação

A aposta nas infraestruturas é outro pilar deste projeto. O novo Centro de Treinos conta, então, com quatro campos oficiais, um estádio para cerca de cinco mil adeptos, alojamentos para as equipas das camadas jovens, academia, departamento médico, restaurante e espaço de estudos. Um complexo pensado não apenas para aumentar a performance desportiva, mas também a pensar no desenvolvimento humano dos atletas. Os quais já têm psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais à disposição.

Eduardo Souza foi o técnico obreiro da subida à Série C

No plano competitivo, o clube já soma títulos estaduais nas categorias de base e tem na revelação de jogadores um eixo fundamental do seu futuro. Conjugando, então, resultados alcançados em campo com valorização de talentos no mercado de transferências.

Curto e médio prazo

Com a subida à Série C, o foco imediato do Barra passa por consolidar-se naquela divisão e afirmar a sua identidade em Santa Catarina, bem como no cenário nacional. A médio prazo, o objetivo é mais ambicioso. Lutar, então, por uma promoção à Série B e afirmar-se como referência em formação e exportação de talentos, seguindo o modelo europeu que inspira o projeto.

Um clube em transformação

Adeptos do Barra mostram cada vez maior apoio à equipa

Com pouco mais de uma década de existência, o Barra FC simboliza a nova vaga do futebol brasileiro: clubes-empresa, com gestão profissional, forte investimento em infraestruturas e uma visão internacional. A manter o atual rumo, o emblema de Balneário Camboriú poderá tornar-se, num futuro próximo, num caso de estudo no futebol sul-americano.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados