
O jogador de 32 anos, Rodrigo Pinto, personifica aquilo que é a realidade do futebol distrital, que muitas vezes não é uma prioridade para quem o joga, mas sim uma paixão. Para os mais jovens, pode ser uma plataforma de lançamento rumo a patamares superiores. Para outros, cujas ambições pessoais e profissionais seguem outros caminhos, representa sobretudo um refúgio no fim de um dia de trabalho ou durante o fim-de-semana.
Durante todo o seu percurso no futebol, Rodrigo disputou sempre escalões acima da 3.ª Divisão, inclusive o Campeonato de Portugal – no Atlético da Malveira e no Pêro Pinheiro. Mas para quem não vive apenas do futebol, as decisões acabam por ser influenciadas por outros fatores, que esses sim são obrigatoriamente uma prioridade, como família e trabalho: “Em todo o meu percurso as escolhas foram decididas pelas fases da minha vida e consequentes prioridades. O futebol é, seguramente, uma paixão que me custaria deixar, mas nunca foi nem pode ser uma prioridade.”

Para quem olha de fora, a mudança da 1.ª Divisão, onde jogava na época passada, para a terceira, pode parecer difícil de compreender. No entanto, no futebol distrital, as escolhas raramente se explicam apenas por ambições desportivas ou posições na tabela, como explicou.
“A verdadeira razão da ida para o Venda do Pinheiro é porque gosto de ajudar os meus amigos e família. Adoro jogar futebol, e é importante ter um espaço onde se pode fazer exercício e descomprimir dos problemas. Nunca fui complexado ao ponto da decisão do projeto que iria integrar ser influenciada pela divisão em questão.”
O ponta-de-lança, natural da Malveira, é o goleador de serviço do Venda do Pinheiro, tendo faturado em todos as partidas da época até ao momento. No campeonato leva nove golos nas seis jornadas inaugurais, o que lhe vale, para já, a liderança isolada na lista de artilheiros da competição.
Muito experiente, Rodrigo Pinto aponta quais os fatores mais importantes para o sucesso de um avançado: “Ter uma boa equipa de trabalho e bons colegas de equipa. Muita força de vontade e acreditar em todos os lances”.

Mas mais importante que os golos, são as vitórias. Segundo Rodrigo, os golos são importantes para a confiança de um jogador, mas não servem de nada se não resultarem na vitória do coletivo: “Eu jogo para fazer golos todas as partidas, mas mais importante, é que têm dado vitórias, o que torna a minha consistência muito mais fácil. O futebol só faz sentido quando ganhamos todos, levar o prémio de melhor marcador não me vai adiantar de nada quando isto acabar”.
Coletivamente, a formação da Venda do Pinheiro soma, até ao momento, seis vitórias e apenas um empate em todas as competições. No campeonato, encontra-se na terceira posição, atrás do Igreja Nova e do Negrais, que também seguem invictos.

O atleta, reconhecendo o valor da equipa, não fica impressionado, mas afirma que há sempre espaço para melhorar: “Esperávamos conseguir um arranque bom como o que estamos a ter, mas não acredito que nenhuma equipa não tenha nada para melhorar, e, portanto, nós também temos ainda muito para crescer”.
O clube conta com várias participações nos escalões mais altos da AF Lisboa, mas, desde a época 2021/22, não consegue sair da 3.ª Divisão. Com os bons resultados conseguidos neste arranque de época, o jogador não dá garantias, mas acredita que pode ser este ano da tão esperada promoção: “Claro que acredito na subida. Desde o início que acredito no projeto e nas pessoas. Se será este ano? Não sabemos, mas vamos lutar para isso”.
A temporada ainda é curta e podem acontecer muitas coisas. Resta ainda muito tempo para sonhar e cumprir com objetivos. Os do clube, estão bem definidos: “O nosso objetivo é sermos campeões e ganharmos todos os jogos. Agora, isto de falar é fácil. É preciso muito trabalho e muita força de vontade todos os domingos”.
A nível individual, também admitiu ter uma marca de golos que gostaria de alcançar. Mesmo sem desvendar muito sobre esse número, partilhou um pouco da história que o levou a estabelecer essa marca: “No início desta época com os meus colegas estabelecemos um objetivo para mim no primeiro jantar. Eu já lhes disse que vou cumprir com esse número, mas isso só faz sentido se subirmos de divisão”.
Sobre as ambições de ainda poder voltar a jogar em divisões superiores, Rodrigo Pinto afirma não estar preocupado com isso, e mantém o foco apenas em divertir-se em campo: “Eu vou jogar onde a minha vida me permitir e onde me sentir bem. Quero terminar de jogar futebol como comecei… a divertir-me”.
Rodrigo Pinto guia o Venda do Pinheiro: “O nosso objetivo é sermos campeões”

A AD Nogueirense é líder da Divisão Elite da AF Coimbra e ainda não perdeu nem sofreu um golo em todas as competições. Na distrital de Coimbra há uma equipa que está imbatível em todos os parâmetros. Trata-se da AD Nogueirense, da Divisão Elite, que ainda não perdeu na temporada nem sofreu qualquer golo, tanto [...]

O dérbi entre SC Fermentelos e RD Águeda teve todos os ingredientes de um verdadeiro clássico: emoção, polémica e intensidade do primeiro ao último minuto. Dentro e fora de campo, viveu-se um ambiente fervoroso, marcado por expulsões, protestos e muita rivalidade. No final, o empate a duas bolas não deixou ninguém satisfeito, nem o Fermentelos, [...]

O CD Venda do Pinheiro é uma das sensações da 3.ª Divisão da AF Lisboa, com seis vitórias e apenas um empate neste início de temporada. O clube está atualmente no terceiro lugar da Série 1, e tem como grande destaque o avançado Rodrigo Pinto, que leva já 10 golos em sete jogos esta época. [...]

O jogador espanhol do Oliveira do Hospital, Pol Perpiñan, está a dar nas vistas na Zona Norte da II Divisão de hóquei-em-patins, com dez golos em apenas quatro jogos, igualando o número de golos marcados na época passada. Pol Perpiñan, de 22 anos, tem-se destacado na Zona Norte da II Divisão onde é já o [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.