
O jovem goleador do União dos Santos, Ianick Lopes dos Santos, é um dos talentos escondidos do futebol distrital, e uma das boas surpresas da presente edição das divisões da AF Lisboa.
Mesmo com a forte competição do tremendo ataque do Casa Pia B, que leva já 26 golos na Série 3 da III Divisão do distrito, Ianick consegue destacar-se. São já oito golos apontados nas cinco jornadas inaugurais, e protagoniza grande parte do volume ofensivo da sua equipa.

A história e o contexto social e desportivo de Ianick dos Santos não são os mais favoráveis para quem sonha ser jogador de futebol. O jovem cabo-verdiano tomou a difícil decisão de emigrar para Portugal em novembro do ano passado para jogar futebol: “No meu país, o futebol não tem a mesma visibilidade que em Portugal, onde há muitas mais oportunidades”.
Ianick trouxe consigo o sonho de ser jogador de futebol. As dificuldades e os obstáculos são diferentes para quem começa do zero num país e numa cultura que ainda está a aprender a conhecer. “Quando cheguei em Portugal foi um pouco difícil, porque tudo era diferente, como a cultura, as pessoas e até o futebol. Fiz testes em algumas equipas, mas não me aceitaram. Apesar disso, nunca pensei em desistir, e comecei a trabalhar sempre com meu sonho em mente”.

Para alcançar estabilidade no futebol, ou em qualquer outra modalidade, é essencial, antes de tudo, conquistar equilíbrio a nível pessoal e social. Essa base é ainda mais importante quando se está no início de um processo, como acontece com o atleta do União dos Santos: “Se um imigrante chegar e encontrar alguém que está disposto a ajudar é muito mais fácil. Mas, chegando sozinho e sem apoios, não há outra opção sem ser ir trabalhar para ajudar a família e ganhar estabilidade”.
Até esta temporada, o jogador só havia jogado em Cabo Verde. Embora esta seja a primeira experiência de Ianick em Portugal, a adaptação tem sido notável. Com oito golos em apenas cinco jogos, o avançado do União dos Santos é um dos melhores marcadores do campeonato, lado a lado com Mohamed Mané, do Casa Pia B: “A dedicação e o amor pelo que faço é o que me impulsiona para os golos. Entro sempre em campo com vontade de ajudar a equipa e de dar o meu melhor”.

Em contrapartida, o União dos Santos não começou a temporada da melhor forma. A equipa estreou-se com uma derrota na Taça de Lisboa e acumulou mais dois desaires nas jornadas iniciais do campeonato. Questionado sobre o arranque menos positivo, Ianick destacou as principais dificuldades sentidas pelo grupo: “Somos uma equipa com muitos jovens. Ainda falta um pouco mais de experiência, mas com o tempo vamo-nos adaptando e entrosando uns com os outros”.
Contudo a equipa de Mira Sintra já recuperou algum terreno na tabela com duas vitórias nas últimas três rondas, frente ao Talaíde e Malveira da Serra: “Agora, é trabalhar jogo a jogo mantermo-nos sempre unidos e focados”.
A temporada ainda vai no início, e há muito caminho pela frente para sonhar e lutar por objetivos mais ambiciosos. Apesar de o União ocupar o oitavo lugar, a equipa não se dá por satisfeita. Ianick mantém a ambição intacta e acredita que o grupo tem capacidade para evoluir e assinar uma época de maior sucesso: “O nosso objetivo é fazer sempre melhor e ficar o mais alto possível na tabela. Independentemente de qualquer resultado, manter-nos-emos unidos com a mesma garra e o mesmo foco”.

Mesmo a nível individual, o jogador mantém o foco no coletivo, embora também possa pensar em voos mais altos para o futuro: “O meu objetivo principal para esta época é sempre dar o meu máximo à equipa. Os golos só fazem sentido se ajudarem o grupo a conquistar vitórias”.
Ianick dos Santos é um talento escondido pela pouca visibilidade dos campeonatos distritais. Um dia, quem sabe, talvez o possamos ver brilhar em outros palcos, à altura dos seus sonhos.
“Trabalhar para chegar ao mais alto nível e criar grandes oportunidades para o futuro próximo”, rematou.
Ianick dos Santos, o goleador da AF Lisboa: “Os golos só fazem sentido se ajudarem o grupo a conquistar vitórias”

A AD Nogueirense é líder da Divisão Elite da AF Coimbra e ainda não perdeu nem sofreu um golo em todas as competições. Na distrital de Coimbra há uma equipa que está imbatível em todos os parâmetros. Trata-se da AD Nogueirense, da Divisão Elite, que ainda não perdeu na temporada nem sofreu qualquer golo, tanto [...]

O dérbi entre SC Fermentelos e RD Águeda teve todos os ingredientes de um verdadeiro clássico: emoção, polémica e intensidade do primeiro ao último minuto. Dentro e fora de campo, viveu-se um ambiente fervoroso, marcado por expulsões, protestos e muita rivalidade. No final, o empate a duas bolas não deixou ninguém satisfeito, nem o Fermentelos, [...]

O CD Venda do Pinheiro é uma das sensações da 3.ª Divisão da AF Lisboa, com seis vitórias e apenas um empate neste início de temporada. O clube está atualmente no terceiro lugar da Série 1, e tem como grande destaque o avançado Rodrigo Pinto, que leva já 10 golos em sete jogos esta época. [...]

O jogador espanhol do Oliveira do Hospital, Pol Perpiñan, está a dar nas vistas na Zona Norte da II Divisão de hóquei-em-patins, com dez golos em apenas quatro jogos, igualando o número de golos marcados na época passada. Pol Perpiñan, de 22 anos, tem-se destacado na Zona Norte da II Divisão onde é já o [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.