
Campeonato de Portugal: ainda há recompensa para a paciência
Cada vez mais é notória a falta de paciência com os treinadores quando os resultados não aparecem no imediato ou surge uma sequência sem vitórias. Ainda assim, existem alguns casos recompensadores com jovens treinadores no Campeonato de Portugal. Foram apenas quatro os treinadores com 35 ou menos anos de idade que conseguiram completar toda a fase regular do campeonato de Portugal. Entre eles, dois passaram à fase de subida e os outros dois mantiveram as suas equipas na divisão.
Além destes quatro que fizeram a época toda, existem outros cinco jovens treinadores que terminaram a fase regular do quarto escalão mais elevado do futebol português.

O jovem treinador, de 31 anos, feitos em março, conseguiu estar ao comando dos vimaranenses ao longo de toda a fase regular do Campeonato de Portugal. Depois de 26 jornadas, o técnico nascido em 1994 conseguiu conduzir os ‘bês’ do Vitória à fase de subida. A equipa da ‘Cidade Berço’ está na Série A, de promoção à Liga 3.
Foram 56 pontos, conseguidos através de 17 vitórias e cinco empates, além das quatro derrotas. Da 9.ª à 24.ª jornada, o Vitória ganhou 12 e empatou quatro em 16 jogos.
O percurso deste treinador foi todo ele construído no Vitória Sport Clube, de Guimarães. Desde 2017/18 quando ingressou nos sub-9, ainda no ‘futebol de 7’, Gil passou por 13 equipas de sete escalões diferentes. Esta é a primeira experiência a treinar no patamar sénior.
Outro treinador que assegurou um lugar na fase de subida do Campeonato de Portugal desta temporada foi Miguel Valença [na foto]. Depois de fazer 57 pontos, e ter terminado em segundo lugar, apenas atrás do Lusitano de Évora, o Amora entrou no lote da Série B de subida. Ao longo desta temporada, a equipa do Estádio da Medideira teve uma sequência de 14 jogos sem perder: nove vitórias e cinco empates entre a 8ª e a 21ª rondas.
Miguel Valença, natural de Coimbra, de 35 anos, é, então, treinador-principal desde 2010/11. Iniciou o percurso nos sub-11 e sub-13 da AD Nogueirense, passou ainda por UDR Cernache e União 1919, regressando, então, ao Nogueirense em 2017/18, onde concluiu o ciclo como treinador de escalões de formação.
O caminho no escalão de séniores começou, então, no Oliveira do Hospital, no Campeonato de Portugal, em 2018/19. Nesse ano, a equipa da AF Coimbra terminou em sexto lugar na Série C. Até esta temporada, e além do Amora e Oliveira do Hospital, o jovem treinador passou, ainda, pelo Anadia, Real SC, Académica OAF e Beira-Mar.

É em Cinfães que está o jovem treinador, de 33 anos, que conseguiu assegurar a manutenção do Clube Desportivo local no Campeonato de Portugal. Em 26 jornadas, o clube da AF Viseu, somou 11 vitórias, oito empates e sete derrotas, culminando no quarto lugar da Série B.
Foi em 2018/19 que Paulo Mendes se estreou, então, como treinador-principal de uma equipa sénior. Curiosamente foi no Cinfães, embora depois tenha ainda passado por Paivense, Alpendorada e Fermentelos até voltar à casa de partida, em 2022/23. Nestas últimas três temporadas, Paulo Mendes comandou o Cinfães à conquista do sexto título da Divisão de Honra da AF Viseu, 16 anos depois, e de duas Taças Sócios de Mérito seguidas (2022/23 e 2023/24).

O último treinador desta lista é o jovem, de 29 anos, que terminou a Série D em terceiro lugar, com 52 pontos. O Sintrense fez uma temporada muito sólida ao longo de toda a primeira fase do CP. Ainda assim, não chegou para alcançar os 57 pontos do Amora.
O treinador, nascido em 1995, iniciou o percurso como treinador-principal em 2018/19, na NOVA SBE. Nas quatro temporadas em que fez parte dos quadros da equipa da AF Lisboa, acumulou uma promoção para a segunda divisão distrital, em 2020/21. O natural de Lisboa, além da NOVA SBE e do Sintrense, também treinou o Damaiense, Estrela da Amadora B e o Interoeste. Em 2023/24, então no Interoeste, Pedro d’Oliveira conseguiu a promoção para o Campeonato de Portugal, mas devido a problemas extra-campo, o clube acabou por ser extinto.
Além dos quatro treinadores já referidos, outros cinco jovens técnicos entraram a meio da época e terminaram a fase regular do Campeonato de Portugal. Destes cinco, dois conseguiram a permanência nos respetivos clubes e três acabaram por cair nos distritais.
Destaque para João Nivea, de 34 anos, que cumpriu seis jogos pela AD Camacha e só perdeu na última jornada, quando a permanência já estava assegurada. Quando o técnico foi contratado, a equipa estava em zona de descida, com 24 pontos. No final, os 35 pontos conquistados em 6 jogos, foram suficientes para aguentar o clube madeirense no Campeonato de Portugal.
Os três treinadores que não evitaram a descida aos distritrais foram André Brito (Os Sandinenses), Kaby Djaló (Coimbrões) e Paulo Menezes (Barreirense).
Paulo Menezes, jovem treinador nascido em agosto de 1999, ainda só tem 25 anos e já liderou a equipa do Barreirense em 21 jogos. A descida de divisão já está consumada, mas não deixa de ser notória a entrada deste jovem como treinador principal logo à sexta jornada, depois de ter orientado os Sub-19 do Paços de Ferreira em 2023/24. Na sua primeira experiência como técnico de seniores, em 20 jogos, Paulo Menezes somou 5 vitórias e 5 empates, e sofreu 11 derrotas.

De norte a sul do país, estes são os jogadores que mais golos marcaram nas respetivas competições distritais, num contexto onde cada golo tem impacto direto na luta pela liderança, pela subida e pela afirmação dos projetos locais. Eis o TOP 10 dos melhores marcadores do primeiro escalão das divisões distritais em Portugal, considerando apenas [...]

O Farense oficializou esta quinta-feira a contratação de José Faria como novo treinador principal. O técnico de 39 anos assinou contrato válido até ao final da época e chega a Faro com a missão clara de inverter o momento negativo dos algarvios na II Liga. Mudança no banco após fase delicada José Faria sucede a [...]

A UEFA Youth League, a Liga dos Campeões de sub-19, viveu esta quarta-feira uma noite histórica, com um recorde absoluto de assistência na Alemanha e o apuramento de SL Benfica e Sporting CP para os oitavos de final. Colónia dá espetáculo… também nas bancadas Na Alemanha, o 1. FC Köln escreveu uma das páginas mais [...]

O Vasco da Gama garantiu um reforço com um apelido histórico para a segunda metade da época 2025/26. José Mozer, avançado de 19 anos, filho de Carlos Mozer, é a mais recente contratação do emblema da Vidigueira, depois de se destacar ao serviço do CD Almodôvar. Um apelido com história no futebol português Carlos Mozer [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.