
Antes de entrar no campeonato distrital, a NOVA SBE já participava, então, no Campeonato Universitário de Lisboa. No entanto, o que impulsionou este projeto para outro patamar foi a entrada nas divisões distritais. A equipa da zona de Carcavelos integrou a a 3.ª divisão da AF Lisboa na época de 2019/20 e passou a ter de conjugar o campeonato universitário com o campeonato distrital, ao mesmo tempo. A ascensão do futebol da NOVA SBE.

Em 2019/20, época em que a Nova SBE começou a participar nos campeonatos distritais o presidente era, então, Francisco Tavares, o líder também da Associação de Estudantes. Este delegou em Manuel Felgueiras e Sousa a missão de coordenar o projeto no primeiro ano. Cumprido esse ano, quem sucedeu a Tavares na presidência da Nova SBE foi, então, Afonso Maya Seco. Que fazia, então, parte da Associação de Estudantes da Universidade Nova e foi quem mais pressionou a direção da Universidade a inscrever a equipa na AF Lisboa.
O projeto partiu de uma base de amizade entre jogadores e equipa técnica, que se conheciam há muitos anos. Também existiu um grande compromisso e confiança no potencial dos jogadores e na estrutura do clube. Quando a equipa entrou na 3.ª divisão distrital, o treinador era, então, Pedro D´Oliveira, que, atualmente comanda o Atlético CP da Liga 3. Essa mudança de clube ocorreu a meio da temporada 2021/22 e o técnico acabou por ser substituído por Vasco Silveira.

Hoje em dia, a equipa da Nova SBE possui uma equipa técnica composta por um treinador principal, dois adjuntos, um analista e um preparador físico, além de um fisioterapeuta. Embora os recursos para a equipa de futebol sejam ainda algo limitados, a equipa técnica é remunerada.

O clube tem uma estrutura interna constituída por Márcio Barros, que acumula a função de Presidente e de Diretor Financeiro. Rodrigo Monteiro é o Diretor-Geral e o Gestor de Redes Sociais da equipa, enquanto João Pina assume as funções de Diretor Desportivo.
No entanto, esta estrutura é suportada por alguns alunos da Nova SBE. Principalmente a dupla formada por Kevin Abreu, que é responsável por fazer a ligação entre a estrutura interna e a Associação de Estudantes (AE) da Nova, e Tomás Mateus, cuja função é a de tesoureiro. O objetivo principal com esta relação é haver um contacto direto com a AE para que seja possível pensar no projeto a longo prazo.

Em relação aos jogadores, existiram algumas alterações nestes últimos anos. Inicialmente, quando competiam apenas no campeonato universitário, tinham um núcleo só de jogadores que estudavam na faculdade. Mas, quando a Nova SBE entrou nos escalões federados, recorreu, então, ao recrutamento de jogadores externos. Atualmente, usa a estratégia de 50/50. Ou seja, metade são alunos na Nova, e a outra metade são jogadores externos.
A Nova SBE não tem ainda um campo próprio, mas, por participar no campeonato universitário, treina na Cidade Universitária uma vez por semana. Possui, então, uma parceria com o St. Julian’s School, e, por isso, treina duas vezes por semana nas suas instalações, em Carcavelos. Aos domingos, normalmente, a equipa realiza os seus jogos de campeonato no campo do URD Tires.
Em termos de desempenho da equipa nas últimas temporadas, a Nova SBE terminou no 5º lugar da 2ª Divisão da AF Lisboa na época de 2021/22, batendo, então, o recorde de pontos do clube. Mas, na época passada, conseguiu acabar no quarto lugar e bater, de novo, o recorde de pontos do clube no campeonato distrital.
Antes de entrar na AF Lisboa, a equipa de Carcavelos venceu por duas vezes o campeonato universitário de Lisboa, mas os anos de maior sucesso foram mesmo a época 2021/22 e 2024/25.
A ascensão do futebol da NOVA SBE

De norte a sul do país, estes são os jogadores que mais golos marcaram nas respetivas competições distritais, num contexto onde cada golo tem impacto direto na luta pela liderança, pela subida e pela afirmação dos projetos locais. Eis o TOP 10 dos melhores marcadores do primeiro escalão das divisões distritais em Portugal, considerando apenas [...]

O Farense oficializou esta quinta-feira a contratação de José Faria como novo treinador principal. O técnico de 39 anos assinou contrato válido até ao final da época e chega a Faro com a missão clara de inverter o momento negativo dos algarvios na II Liga. Mudança no banco após fase delicada José Faria sucede a [...]

A UEFA Youth League, a Liga dos Campeões de sub-19, viveu esta quarta-feira uma noite histórica, com um recorde absoluto de assistência na Alemanha e o apuramento de SL Benfica e Sporting CP para os oitavos de final. Colónia dá espetáculo… também nas bancadas Na Alemanha, o 1. FC Köln escreveu uma das páginas mais [...]

O Vasco da Gama garantiu um reforço com um apelido histórico para a segunda metade da época 2025/26. José Mozer, avançado de 19 anos, filho de Carlos Mozer, é a mais recente contratação do emblema da Vidigueira, depois de se destacar ao serviço do CD Almodôvar. Um apelido com história no futebol português Carlos Mozer [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.