Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Conheça os melhores e os piores do Campeonato de Portugal

Conheça os melhores e os piores do Campeonato de Portugal

Conheça os melhores e os piores do Campeonato de Portugal

CraquesCraques|

Entre o sonho de subir à Liga 3 e a desilusão de descer aos distritais, está o equilibrado e muito disputado Campeonato de Portugal. Separada por quatro séries, com clubes de norte a sul, a competição leva dez jornadas disputadas. E mereceu uma avaliação do Craques.

Ainda muito longe de terminar, o Campeonato de Portugal é um excelente palco para, semana após semana, proliferarem grandes histórias por esses campos fora. À 10ª jornada, o invicto Rebordosa é, por exemplo, uma das grandes surpresas da competição. Em sentido contrário, Gouveia e Vasco da Gama da Vidigueira são as únicas equipas sem qualquer vitória. Conheça os melhores e os piores do Campeonato de Portugal.

Os melhores e os piores classificados

Com oito vitórias e dois empates, é justo começar por falar precisamente do Rebordosa. Os marceneiros somam 26 pontos na Série B, sendo a única equipa sem derrotas de todas as quatro séries. Além de uma das duas equipas com a maior distância pontual para o segundo classificado. Já na Série C, a grande caminhada do Vitória de Sernache é igualmente merecedora de elogios. Além de estar na primeira posição com 25 pontos, também tem cinco pontos de distância para a Naval 1893.

Na Série A, o grande destaque é o Limianos, que lidera com 21 pontos, mas com apenas mais um do que o promovido Chaves B. Finalmente, no leque dos melhores ainda entram o Serpa e o Atlético da Malveira, equipas que têm os mesmos 19 pontos no topo da Série D. E equilíbrio não falta. Porque a um ponto está o Juventude de Évora (18) e a dois encontra-se o Louletano (17).

Gouveia ainda procura a primeira vitória no Campeonato de Portugal

Na ponta oposta da tabela, o Gouveia, da Série B, é o pior último lugar dos 56 clubes participantes no Campeonato de Portugal. Em dez jogos, soma um empate e ainda não conheceu o sabor da vitória. Assim como o Vasco da Gama Vidigueira, embora este já some cinco empates na Série D.

Em situações semelhantes, apesar de já terem vencido, estão o Monção e o Samora Correia com cinco e seis pontos, respetivamente. Falamos, então, dos últimos classificados da Série A e C, respetivamente.

Ataques mais e menos eficazes

Curiosamente, nenhum primeiro lugar tem o melhor ataque de todas as séries. Nem sequer o melhor marcador. Na Série A e C encontramos as duas equipas com mais golos no Campeonato de Portugal, Chaves B e Naval, ambos segundos lugares, somam 21 golos.

Ivo Nabais, do União da Serra, é um dos melhores marcadores do CP

Ainda na Série C, estão também os dois maiores goleadores do Campeonato de Portugal, ambos com oito golos. São eles Ivo Nabais do União da Serra, terceiro classificado, e Sacra do Benfica e Castelo Branco, quarto classificado. Já na Série B, o líder Rebordosa é o melhor ataque com 17 golos, onde Pedro Totas tem sido o destaque com cinco golos. Na Série D, o Alverca B, quinto classificado, soma também 17 golos marcados, com Felipe Lima a faturar por seis vezes.

No que toca aos piores ataques, o Gouveia lidera a lista com apenas dois golos marcados. Enquanto o Samora Correia também só soma quatro, o Comércio e Indústria cinco, e o Marinhense e AR São Martinho logo a seguir com seis golos.

Defesas mais e menos eficientes

Quanto às melhores defesas teremos que recorrer, outra vez, aos líderes. A melhor defesa do Campeonato de Portugal está na Série B. O Rebordosa, com apenas três golos sofridos, lidera esse ranking. Logo de seguida o também líder, desta vez, da Série C, Vitória de Sernache com quatro golos sofridos. Já nas restantes séries, temos vários empates. Na Série A, o líder Limianos tem só seis golos sofridos, assim como um trio da Série D. Composto por Serpa, Atlético da Malveira e Louletano.

O Rebordosa tem a melhor defesa do Campeonato de Portugal

Quanto às piores defesas, os últimos lugares lideram, logicamente, esta lista. Em primeiro, com 26 golos sofridos, está, outra vez, o Gouveia. Logo a seguir, o Vasco da Gama Vidigueira também tem uma das defesas mais batidas do campeonato, com 23 golos encaixados.

Aqui, por exceção, o Elétrico, penúltimo na Série C, tem pior defesa (23 golos sofridos) do que o último, Samora e Correia (12). Por último, o Monção também faz parte desta lista, com 21 golos sofridos.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados