Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Cova da Piedade: um histórico em busca de reerguer-se

Cova da Piedade: um histórico em busca de reerguer-se

Eduardo Pedrosa CostaEduardo Pedrosa Costa|

Quatro anos depois de jogar a Liga 2, o Cova da Piedade tenta reerguer-se na distrital de Setúbal e já é líder da 1ª Divisão.

Longos dias têm os quatro anos que o Cova da Piedade jogava a Liga 2. Entre descidas, insolvência e casamento falhado com a B SAd, o clube de Almada tenta reerguer-se na distrital de Setúbal.

O Piedade já é líder da 1ª Divisão, no primeiro ano de regresso ao escalão máximo do futebol distrital de Setúbal, em busca de voltar aos palcos onde outrora pisou.

A queda a pique

Em 2020/21 o Cova da Piedade disputava a Liga 2. A época não correu bem, terminando em descida para a Liga 3. Depois de ter terminado em lugar de descida, mas salvando-se na fase de manutenção, veio o desaire financeiro.

Em outubro de 2022, o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa declarou a SAD do Cova da Piedade insolvente. Nessa altura, o conjunto já não tinha qualquer equipa de futebol sénior ou de sub-19 inscrita nas competições oficiais para a época 2022/23.

Depois de não ter competido nessa temporada, ainda houve a tentativa de “casamento” com a B SAD, mas ta não se consumou. O Cova da Piedade desceu aos distritais de Setúbal.

Depois de duas épocas na 2ª Divisão, entre 2023 e 2025, o conjunto subiu à 1ª Divisão. E na primeira época no escalão máximo da distrital daquela Associação de Futebol, o caminho está a ser positivo.

Um Cova sem Piedade

O Desportivo teve um arranque fulminante em 2025/26, mesmo com o estatuto de recém-promovido. São nove jogos, oito vitórias e um empate, com liderança da distrital de Setúbal.

A turma orientada por Henrique Silva não tem tido piedade dos adversários e leva 18 golos marcados e apenas dois sofridos, sendo que no campeonato tem oito golos marcados e nenhum sofrido, o melhor registo da divisão.

Apesar do topo da tabela estar tudo em igualdade pontual, com Cova da Piedade, Vitória de Setúbal e Olímpico Montijo com 12 pontos, é o Desportivo que vai liderando.

Duarte Algarvio, de 25 anos, é o melhor marcador da equipa, com cinco golos em quatro jogos. Destaque também para Tiago Machado, com três tentos no mesmo número de encontros, e Fernando Rufino, de 19 anos, com três golos em seis jogos.

O histórico que tenta reerguer-se

O caminho é longo e muito difícil para o Cova da Piedade voltar aos palcos que estava habituado a pisar. Mas passo a passo os objetivos vão-se concretizando e, para já, só há coisas boas a dizer da atual temporada.

O regresso às divisões nacionais é uma das metas de um clube que não pensa a curto prazo e que, com a liderança da distrital de Setúbal, pode bem ver esse objetivo concretizado no final da temporada.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados