Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Demiral – De Alcanena até à Champions da Ásia

Demiral – De Alcanena até à Champions da Ásia

CraquesCraques|

O central turco que começou a sua carreira sénior em Portugal, no Alcanenense, trilhou o seu caminho até vencer a inédita Liga dos Campeões Asiáticos pelo Al-Ahli, diante dos japoneses do Kawasaki Frontale. Em Portugal passou pelo Sporting, antes de sagrar-se campeão italiano com Cristiano Ronaldo na Juventus.

Merih Demiral nasceu na Turquia, em 1998 e é hoje um nome do futebol saudita, mas a sua história começou a ganhar forma em 2017, quando deixou a formação do Fenerbahçe para rumar a Portugal. O então jovem central ingressou no modesto Alcanenense e rapidamente abriu portas para uma carreira que o levou ao topo de Portugal, Itália e, agora, à glória continental com o Al-Ahli, da Arábia Saudita. De Alcanena até à Champions da Ásia, o defesa tem feito um trajeto ascendente e vitorioso.

Aos 27 anos, Demiral tornou-se no primeiro futebolista turco a vencer a Liga dos Campeões da Ásia. Isto depois de jogar os 90 minutos da final em que os sauditas do Al Ahli bateram os japoneses do Kawasaki Frontale, por 2-0. Os golos foram da autoria de Galeno (ex-FC Porto) e Frank Kessié.

De Istambul à Serie A

Demiral representou o Alcanenense quando chegou a Portugal

Demiral deu os seus primeiros passos em Portugal. No verão de 2016, vestiu a camisola do Alcanenense, um clube da terceira divisão, antes de ir para o Sporting B, por empréstimo, a meio da época. Estreou-se, depois, pela segunda equipa dos leões na Segunda Liga, em fevereiro de 2017.

Em 2017/18, Demiral cumpriu toda a época no Sporting B e ainda chegou a participar numa partida pela equipa principal. Substituiu Podence aos 89′ num jogo referente à Taça de Portugal, em que os leões foram a Oleiros vencer a formação local por 4-2.

Demiral foi o camisola 98 do Sporting B

O defesa turco jogou por empréstimo, na época seguinte, ao Alanyaspor mas o clube turco haveria de o comprar em janeiro de 2019 para… o vender de imediato à Juventus. Que o cedeu, na segunda metade dessa época, ao Sassuolo. Até que, 2019/20, Demiral torna-se, então, companheiro de equipa de Cristiano Ronaldo na Vecchia Signora.

Demiral foi companheiro de equipa de Ronaldo na Juventus

O central chegou, então, a contribuir para o título da Série A, apesar da grave lesão que contraiu num ligamento cruzado anterior, em janeiro de 2020. Mas, em 2021, Demiral foi emprestado à Atalanta, onde consolidou a sua reputação como um central promissor. Ficou em Bérgamo mais uma temporada e mudou-se, então, para a Arábia Saudita.

A conquista histórica na Ásia

Em agosto de 2023, Demiral mudou, então, o rumo da sua carreira ao assinar pelo Al-Ahli. A transferência, inicialmente vista com ceticismo por alguns, provou ser um marco importante para a sua carreira. No Al-Ahli, Demiral ajudou o clube a conquistar a Liga dos Campeões da Ásia, a primeira da história do clube de Riade. E integra, então, uma equipa que conta com estrelas como Edouard Mendy (ex-Chelsea), Franck Kessié (ex-Milan) ou Roberto Firmino (ex-Liverpool).

Demiral posa com a Taça dos Campeões da Ásia

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados