Dias de sonho para Yassir Zabiri, avançado do Famalicão de 20 anos e internacional marroquino. No regresso à competição interna, depois de representar os Sub-20 de Marrocos contra o Gana, mostrou estar em grande forma. Marcou um golo no segundo jogo e voltou com confiança. Assim, impulsionado pelo pé esquerdo de Zabiri, o Famalicão Sub-23 luta pelo título.
Com três golos em dois jogos (separados por menos de 48 horas), Yassir Zabiri aproveita o elevador entre a equipa principal e os Sub-23. O avançado marroquino foi opção do técnico Hugo Oliveira para os últimos minutos na vitória com o AFS, no passado domingo, tendo estabelecido o resultado final (4-1).
Yassir Zabiri precisou de apenas 10 minutos (entrou aos 80 e fez o golo aos 90+1) para deixar a sua marca no jogo, conseguindo, assim, o primeiro golo e a primeira vitória na Liga principal.
O marroquino soma cinco presenças na equipa principal, sempre como suplente utilizado (371 minutos de competição), e nos quatro jogos anteriores o Famalicão somou quatro empates. Entre as primeiras aparições e o jogo com os avenses, Zabiri registou dois golos na Taça de Portugal (2-0 ao Lagoa).
Já pelo Famalicão Sub-23 de Rui Tomé, na vitória (2-0) no dérbi com o Gil Vicente que recolocou o conjunto famalicense no 2.º lugar da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, Zabiri foi a figura da partida, ao assinar, com definições de pé esquerdo, os dois golos que mantêm o ‘Fama’ na luta pelo título.
Com cinco golos em cinco jogos pelos Sub-23, sempre como titular, Yassir Zabiri vive um grande momento. Estreou-se a 28 de janeiro de 2005, no empate 1-1 com o Sporting. Agora, é um dos melhores marcadores da equipa de Rui Tomé, ao lado de Diogo Cabral e Lourenço Teixeira. O técnico coloca, assim, pela terceira vez consecutiva, o Famalicão a lutar pelo 1.º lugar (terminou sempre no pódio).
O Famalicão Sub-23 alcançou a terceira presença consecutiva na fase de apuramento de campeão da Liga Revelação. Mesmo mantendo as prioridades de um projeto de equipa B/Sub-23, a equipa seguiu firme. Sob o comando de Rui Tomé, de 41 anos, disputou 24 jogos oficiais nesta campanha. O registo foi de 12 vitórias, 7 empates e 5 derrotas, com um saldo de 39-22 em golos.
De assinalar que em 2022/23, a formação famalicense, já então comandada por Rui Tomé, terminou a Liga Revelação no 2.º lugar, em igualdade pontual com o campeão Estrela da Amadora e o Estoril-Praia, 3.º classificado.
O confronto direto, num mini-campeonato a três, determinou, então, o vencedor. Já na última época, o Famalicão conseguiu o 3.º lugar, com o Estoril a resgatar o título.
Na presente campanha, Rui Tomé utilizou, então, 38 jogadores no Famalicão Sub-23. Tomás Oliveira foi o único presente nos 24 jogos oficiais.