Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Família Moutinho sobe Portimonense ao CP

Família Moutinho sobe Portimonense ao CP. Foto: Rafaela Paulino

Família Moutinho sobe Portimonense ao CP

CraquesCraques|

O Portimonense Sporting Clube assegurou a subida ao Campeonato Portugal, após vencer, na penúltima jornada, o Imortal (2-1). Ao leme dos algarvios esteve o técnico Nélson Moutinho, antigo avançado do Olhanense e do Barreirense. E o goleador da equipa é o filho mais novo, Alexandre Moutinho, com 13 golos em 31 jogos.

Na Liga 2 está o Portimonense SAD. Ao Campeonato de Portugal (CP) sobe o Portimonense Clube. Obra da família Moutinho e da restante equipa, após uma fase final muito competente da 1ª Divisão da AF Algarve. Contudo, quando Fábio Raimundo deixou o comando do Portimonense a uma jornada do fim da Fase Regular, a equipa algarvia tinha o Ferreiras e o Imortal à sua frente e a subida de divisão estava, então, colocada em causa. Entrou Nélson Moutinho, a equipa goleou o Quarteirense por 3-0 e a Fase Final foi encarada com outros olhos. Volvidas 9 jornadas, a Família Moutinho sobe o Portimonense ao CP. E com uma ronda ainda por disputar.

Ao Craques.pt, o pai do internacional português João Moutinho esclareceu, então, que o objetivo da subida foi sendo construído durante a Fase Final. “O objetivo não era subir, mas sim o de encarar cada jogo, com mentalidade vencedora. Queríamos vencer todos os jogos. Sofremos, trabalhámos para isso e, felizmente, a subida aconteceu”, explicou o antigo avançado de Portimonense, Barreirense ou Olhanense, entre outros.

Equipa do Portimonense elevou Nélson Moutinho pela proeza da subida. Foto: Rafaela Paulino

A qualidade da equipa também ajudou a este desempenho, segundo Nélson Moutinho. “Há jogadores da minha equipa que se fossem trabalhados na primeira e segunda divisão podiam dar certo e ser bem sucedidos”, refere um treinador que vai, finalmente, poder construir um plantel à sua imagem para disputar o sempre competitivo Campeonato de Portugal.

Goleador que não quer comparações

O melhor marcador da equipa foi, então, Alexandre Moutinho, extremo e filho de Nélson Moutinho. “O Alexandre tem uma capacidade muito grande, é um excelente jogador. No entanto, têm de deixar de o comparar ao pai e aos irmãos, senão ele começa a sentir que tem que fazer tudo igual”, pediu o pai e treinador de um jogador “que é de outro patamar”.

Autor de 13 golos em 31 jogos, o extremo foi, pela segunda época seguida, o melhor marcador do Portimonense e deverá despertar, naturalmente, o interesse de vários clubes. Depois de ter representado o Oliveira do Hospital em metade da época passada na Liga 3, Alexandre Moutinho terá agora de decidir se vai com o Portimonense para o Campeonato de Portugal ou se aceita uma eventual proposta para jogar numa liga superior.

Jogadores e dirigentes do Portimonense celebram conquista da 1ª Div. AF Algarve. Foto: Rafaela Paulino

A fibra rija dos Moutinho

O técnico tem 65 anos e sagrou-se, então, campeão da 1ª Divisão da AF Algarve falou ainda ao Craques.pt sobre o filho mais velho, João Moutinho. Que, aos 38 anos, renovou contrato por mais uma época pelo SC Braga. “É um dos melhores do mundo a ler o jogo, a ocupar os espaços e a ditar os ritmos. O João poderia jogar em qualquer equipa dos três grandes. Só que as pessoas, infelizmente, olham muito à idade”, refere o pai, admirador confesso das qualidades do médio internacional português.

Fotos: Rafaela Paulino – rafaelapaulino.fotografia

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados