Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

“Vasco Botelho da Costa, pelo que já fez, e pelo que está a fazer no Moreirense, pode almejar a ter desafios de maior dimensão”

“Vasco Botelho da Costa, pelo que já fez, e pelo que está a fazer no Moreirense, pode almejar a ter desafios de maior dimensão”

Manuel Machado, experiente treinador do futebol português, comentou em mais um episódio do podcast Final Cut, da agência Sports Tailors, a época do ‘seu’ Moreirense. “Tem uma brilhante posição na tabela para a dimensão do clube”, diz. Algo que está, naturalmente, relacionado com o bom trabalho de um treinador que chegou esta época a Moreira [...]

Manuel Machado, experiente treinador do futebol português, comentou em mais um episódio do podcast Final Cut, da agência Sports Tailors, a época do ‘seu’ Moreirense. “Tem uma brilhante posição na tabela para a dimensão do clube”, diz. Algo que está, naturalmente, relacionado com o bom trabalho de um treinador que chegou esta época a Moreira de Cónegos. “Pelo que já fez [em outros clubes] e pelo que está a fazer no Moreirense, este treinador pode almejar a ter desafios de maior dimensão”, prevê. Numa conversa com vários pontos de interesse, Manuel Machado falou ainda do regresso de Mourinho. “A tabela não é muito abonatória em relação ao que tem feito no Benfica, mas falamos de uma amostra pequenina”, diz. Sem treinar desde 2021, ainda não coloca um regresso de parte. “[Treinaria] na Liga 3, na Liga 4 ou na Liga 5. Já dei exemplo disso há dois, três anos.”

Hiperligação teaser: https://youtu.be/0GDI7VW_qEo

E aqui a ligação para o episódio completo, em estreia hoje às 21h30 no YouTube Sports Tailors.

Manuel Machado, reputado treinador português com vários projetos de sucesso na 1ª Liga nos últimos 25 anos, é o convidado desta semana do Final Cut. Numa conversa que atravessou todas as fases da carreira do técnico natural de Oliveira (Guimarães), o arranque não podia ter deixado de ser na forma como chegou ao futebol. “Fruto de um acaso, acabei por ter um convite para integrar o futebol de formação do Vitória Sport Clube”, explicou, recuando até à altura em que era professor universitário e treinador de andebol e foi recrutado por Pimenta Machado.

Após recordar os primeiros tempos na formação do Vitória, Manuel Machado não esqueceu, então, vários nomes que o ajudaram a crescer na modalidade. “Devo muito a José Pereira, que terminou um longo período como presidente da Associação Nacional de Treinadores e a outro técnico da formação do Vitória, Emídio Magalhães, que me ensinaram os rudimentos da modalidade”, reconhece.

“O Moreirense tinha condições mínimas quando lá cheguei”

A conversa passou depois pelos craques que descobriu na formação do Vitória. “Foi preciso espicaçar muito o Fernando Meira para que viesse a ser jogador de futebol”, disse, não deixando de lembrar “a resistência que houve à entrada de preparadores físicos no futebol”. Assumindo, então, ter uma ligação familiar ao Vitória, diz-se feliz com o que alcançou no clube. “Ganhei no Vitória tudo o que era possível ganhar”, refere.

Assumindo que “a questão da centralização dos direitos desportivos no futebol português já cansa”, abordou também a passagem pelo Moreirense: “O Moreirense era um clube com condições mínimas quando lá cheguei”. E destacou, então, a capacidade do clube em projetar treinadores. “Um bom exemplo disso é o Rui Borges”, atira. Mas também prevê altos voos ao atual técnico dos cónegos. “Vasco Botelho da Costa, pelo que já fez, e pelo que está a fazer no Moreirense, pode almejar a ter desafios de maior dimensão”, disse.

“Treinaria na Liga 3, na Liga 4 ou na Liga 5. Já dei exemplo disso”

O período no Nacional da Madeira, a relação com Rui Alves, os episódios vividos com Jorge Jesus ou o regresso de Mourinho ao futebol português, para treinar o Benfica, também foram abordados. “A tabela não é muito abonatória em relação ao que Mourinho tem feito no Benfica. Mas falamos de uma amostra pequenina”, diz, referindo ainda que se trata “de um grande embaixador do futebol nacional e esse título ninguém lho tira.”

A experiência rocambolesca na Grécia também foi, então, recordada, com sorrisos à mistura. E um eventual regresso ao treino do técnico, de 70 anos, não está colocado de parte. “[Treinaria] na Liga 3, na Liga 4 ou na Liga 5. Já dei exemplo disso há dois ou três anos. No Berço, que treinei a custo zero”, lembra.

Estes assuntos e outros podem ser vistos numa conversa que está disponível a partir das 21h30 desta segunda-feira no Final Cut, ‘podcast’ da Sports Tailors, nas plataformas habituais (YouTube, Spotify e Apple Podcasts) e que conta com o apoio de Craques.pt.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados