Dois percursos distintos, mas ligados por uma mesma ideia: a de levar profissionalismo, método e ambição europeia a uma das ligas mais fervorosas — e imprevisíveis — da Ásia.
Três anos e meio depois de aterrar em Makassar, Bernardo Tavares despediu-se de um clube que o marcou profundamente. O treinador português levou o PSM ao título nacional em 2022/23, devolvendo ao emblema do Sul de Sulawesi uma glória que escapava há décadas.
Mas, no momento da despedida, Bernardo Tavares explicou que os sucessivos atrasos salariais tornaram inviável a continuidade. Ao longo do mandato, enfrentou dificuldades logísticas e financeiras, sempre com os adeptos ao lado — a quem chamou “família”.
O clube reagiu com respeito, reconhecendo, então, o legado do treinador português, de 45 anos, que elevou o nome do PSM Makassar dentro e fora do país, e nomeou o adjunto Ahmad Amiruddin como técnico interino.
Mais do que o título, Bernardo Tavares deixa o símbolo da resiliência: a capacidade de manter a exigência e o sentido de pertença num contexto onde a paixão pelo futebol convive com fragilidades estruturais.
No Semen Padang, Eduardo Almeida protagonizou uma saída distinta, mas igualmente simbólica. Após um ano de regresso ao clube — onde já havia trabalhado em 2019 —, o técnico luso chegou a acordo para a rescisão de contrato, encerrando de forma cordial um projeto que procurava devolver estabilidade à equipa.
Os resultados irregulares nas primeiras jornadas da época 2025/26 precipitaram, pois, o diálogo entre as partes, culminando numa revogação amigável. A direção agradeceu “o profissionalismo e dedicação” do treinador, reconhecendo o esforço de quem procurou reorganizar o plantel e devolver identidade ao histórico emblema de Sumatra Ocidental.
Eduardo Almeida, de 47 anos, soma uma ligação já longa à Indonésia. O técnico já treinou, também, Arema FC e RANS Nusantara, tendo conquistado a Taça do Presidente com o Arema em 2022.
O paralelismo entre Bernardo Tavares e Eduardo Almeida é inevitável. Ambos representam a nova vaga de técnicos portugueses que escolheram aventurar-se fora do eixo europeu. A intenção é levar conhecimento e rigor a ligas em crescimento, muitas vezes marcadas por instabilidade institucional.
As suas saídas, quase em simultâneo, deixam um vazio simbólico no futebol indonésio — mas também o testemunho de quem soube respeitar o jogo e as pessoas, mesmo em cenários adversos.
“Os ciclos acabam, mas o trabalho fica”, poderia resumir-se. Em Makassar e Padang, ficam histórias de liderança, sacrifício e humanidade; ficam adeptos que aprenderam a pronunciar nomes portugueses com orgulho; e fica, acima de tudo, o exemplo de dois treinadores que escolheram o caminho mais difícil: fazer diferente, longe de casa.
Indonésia: Bernardo Tavares e Eduardo Almeida fecham capítulos marcantes no Sudeste Asiático
Campeão pelo Ases de Santa Eufémia na temporada passada, o avançado tem sido o principal motivo do bom arranque da equipa, agora, na segunda divisão distrital de Braga. Aos 24 anos, além de ter marcado em todos os cinco jogos do campeonato, Edu já provou, também, ser jogador de fazer grandes golos. Num início de [...]
O Fiães Sport Clube está a ter o melhor arranque de campeonato, na distrital da AF Aveiro, dos últimos 13 anos. Está a ser um começo de época impressionante para o conjunto de Santa Maria da Feira. São cinco vitórias e um empate no Campeonato SABSEG, da distrital de Aveiro, e 16 golos marcados. O [...]
Florentino Luís deixou o Benfica para abraçar o desafio mais exigente da sua carreira: a Premier League. Em quatro jogos pelo Burnley, três deles como titular, o médio português já soma 297 minutos num arranque marcado por derrotas frente a Liverpool, Manchester City e Aston Villa e um empate diante do Nottingham Forest. Aposta clara [...]
A terceira ronda da Primeira Divisão da AF Setúbal vai receber duelos dicotómicos, entre líderes 100% vitoriosos e equipas ainda em busca do primeiro ponto. O Olímpico do Montijo tenta prolongar o bom momento diante do Almada AC, enquanto o Sesimbra procura manter a invencibilidade frente ao Charneca da Caparica. A Primeira Divisão da AF [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.