Eduardo Ferreira é sensação na distrital de Braga: “Nunca pensei que fosse correr tão bem”
Num início de temporada ainda insuficiente para se fazer conclusões, o Ases de Santa Eufémia ocupa o primeiro lugar, com dez pontos, os mesmos que Abação, Caçadores das Taipas e o São Paio. Eduardo Ferreira não esconde o ânimo em torno do clube, mas deixa claro: “O nosso objetivo é a permanência, porque acabámos de subir e não vamos entrar em loucuras.” Além disso, revelou ao Craques o seu contentamento desde a sua chegada ao clube, no ano passado. “São pessoas espetaculares, acarinham-me sempre”, afirmou. Mas também pelos resultados e pelos golos marcados, principalmente esta temporada. “Um golo por jogo, chego ao fim e faço 30”, disse ainda, em jeito de brincadeira. Eduardo Ferreira é sensação na distrital de Braga: “Nunca pensei que fosse correr tão bem”.
Muito antes de se transferir para Santa Eufémia de Prazins, o avançado começou a sua aventura futebolística nos sub-10 dos Dragões Sandinenses, também em Guimarães.
Uns anos mais tarde, já em idade juvenil, foi fazer captações ao Moreirense e conseguiu ficar. “Foi uma experiência diferente jogar no campeonato nacional, pela qualidade dos jogadores”, explicou Eduardo Ferreira, em entrevista exclusiva ao Craques.
Para lá disso, ficaram as recordações e… a qualidade. “Acho que consegui tirar um bocadinho daquilo que é a qualidade desse patamar”. Algo em que, vindo daí ou não, se tem evidenciado temporada após temporada. Mas ficam também registados os momentos inesquecíveis. “Nos Sandinenses, cheguei a apanhar o Vitinha, atual jogador do Génova. Estávamos os dois a disputar o título de melhor marcador, com muitos golos. Mas ele era um fora de série” relembrou o jogador.
Depois da boa experiência fora de casa, foi hora de voltar aos Sandinenses, outra vez. E lá se estreou como sénior na temporada 2020/2021, que coincidiu com os anos do Covid-19, o que dificultou a sua adaptação. Na segunda época, já correu melhor. “Os primeiros meses foram complicados, mas depois a bola já não batia no poste e já entrava. Acabou por correr bem”, disse Eduardo Ferreira, que marcou oitos golos nesse ano.
Na temporada 2022/2023 e última ao serviço dos Sandinenses, sofreu, então, aquela que será a lesão mais temida no mundo do futebol, a rotura do LCA (Ligamento cruzado anterior). “Na terceira época tive uma rotura de ligamentos num joelho”, afirmou, lamentando, então, não ter participado nos jogos em que a equipa viria a confirmar a subida de divisão, neste caso, ao Campeonato de Portugal.
Antes de ser emprestado ao Desportivo de Ronfe, onde teve uma passagem rápida, Eduardo chegou a pisar os relvados do Campeonato de Portugal, com a camisola dos Dragões Sandinenses, por 16 minutos, mas avisa: “Não penso nisso como um objetivo de ter que voltar lá. Penso, só, que se tiver de acontecer acontece.”
E finalmente, a chegada ao Ases de Santa Eufémia na temporada 2024/2025, a qual confessa que foi inesperada. “A saída do Ronfe foi um bocado precoce. À quarta jornada, decidiram terminar o contrato comigo e pensei nessa altura deixar de jogar. Até porque as equipas já estavam formadas, e era muito difícil entrar em qualquer plantel naquele momento” afirmou o jogador.
No entanto, o melhor estava por vir. Quando as coisas pareciam não estar a seu favor, encaixou no Ases de Santa Eufémia que nem uma luva e até agora não se pode queixar. “Conseguimos ser campeões, era o objetivo da equipa. E este ano, estamos num patamar superior onde o clube merece estar claramente” disse. Com alguns altos e baixos ao longo da sua carreira, o avançado de apenas 24 anos só quer aproveitar o momento: “O objetivo é desfrutar daquilo que o futebol me dá (…) e acho que o Ases foi um clube que me fez muito bem.”
E certamente, fez. Eduardo Ferreira, sabe, então, melhor do que ninguém, o que é marcar em todos os jogos esta temporada. Com cinco golos em cinco jogos, é a sensação na segunda divisão distrital de Braga, ao serviço do Ases de Santa Eufémia.
Campeão pelo Ases de Santa Eufémia na temporada passada, o avançado tem sido o principal motivo do bom arranque da equipa, agora, na segunda divisão distrital de Braga. Aos 24 anos, além de ter marcado em todos os cinco jogos do campeonato, Edu já provou, também, ser jogador de fazer grandes golos. Num início de [...]
O Fiães Sport Clube está a ter o melhor arranque de campeonato, na distrital da AF Aveiro, dos últimos 13 anos. Está a ser um começo de época impressionante para o conjunto de Santa Maria da Feira. São cinco vitórias e um empate no Campeonato SABSEG, da distrital de Aveiro, e 16 golos marcados. O [...]
Florentino Luís deixou o Benfica para abraçar o desafio mais exigente da sua carreira: a Premier League. Em quatro jogos pelo Burnley, três deles como titular, o médio português já soma 297 minutos num arranque marcado por derrotas frente a Liverpool, Manchester City e Aston Villa e um empate diante do Nottingham Forest. Aposta clara [...]
A terceira ronda da Primeira Divisão da AF Setúbal vai receber duelos dicotómicos, entre líderes 100% vitoriosos e equipas ainda em busca do primeiro ponto. O Olímpico do Montijo tenta prolongar o bom momento diante do Almada AC, enquanto o Sesimbra procura manter a invencibilidade frente ao Charneca da Caparica. A Primeira Divisão da AF [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.