Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Inter na final da Champions dá esperança ao Benfica

Inter na final da Champions dá esperança ao Benfica

CraquesCraques|

Em semana de decisões no futebol português, o Craques trouxe ao de cima uma das maiores coincidências do futebol europeu. Sempre que o Inter de Milão marcou presença na final da Taça dos Campeões Europeus/Champions League… o Benfica sagrou-se campeão nacional. A história irá repetir-se ou será quebrada a tradição?

Se é supersticioso e adepto do Benfica, este artigo vai trazer-lhe boas notícias. O apuramento do Inter de Milão para a final da Liga dos Campeões pode ser um bom sinal para a equipa de Bruno Lage. E é a história que o diz. Sempre que os nerazzurri chegaram à final da antiga Taça dos Campeões Europeus ou à atual Liga dos Campeões, o campeão em Portugal foi… o Benfica.

E esta tradição começou já… em 1963/64. O Inter, orientado pelo mago Helenio Herrera, disputou a final da Taça dos Campeões Europeus frente ao Real Madrid de Miguel Muñoz e ganhou 3-1. Nessa época, as águas celebraram a conquista do 13º título de campeãs nacionais, à frente do Sporting. E na época seguinte, curiosamente, o Inter voltou, então, à final para defrontar… o Benfica, que já havia consumado o seu 14º campeonato nacional da 1ª Divisão.

Dois anos mais tarde, na época 1966/67, o Inter regressou, então, ao jogo decisivo. E apesar da derrota frente ao Celtic, no Estádio do Jamor, a tradição não se quebrou: Benfica campeão. Já na década de 70, os nerazzurri voltaram a marcar presença na final, mais precisamente em 1971/72, para perderem frente ao Ajax, numa época em que, mais uma vez, foi o Benfica a fazer a festa do título em Portugal.

Muda o século, mantém-se a tradição. Até quando?

Já no novo milénio, a tradição manteve-se. Em 2009/10, o Inter de José Mourinho voltou a disputar uma final, a sua primeira na versão Champions League, e bateu o Bayern, por 2-0. E quem foi o campeão nacional em Portugal? O Benfica do técnico estreante Jorge Jesus, que interrompeu uma série vitoriosa do FC Porto nessa temporada.

Benfica de Jorge Jesus foi campeão em 2009/10, quando o Inter… ganhou a Champions

Mais tarde, em 2022/23, este mesmo Inter de Simone Inzaghi disputou, então, a final frente ao Manchester City, de Pep Guardiola. O resultado? Interessa pouco, pois só a presença dos nerazzurri no jogo decisivo significou… Benfica campeão, agora com Roger Schmidt ao comando.

Inzaghi perdeu, então, essa final frente a Pep Guardiola (1-0) e tem, esta época, a desforra. O Inter afastou o Barcelona numa eliminatória frenética e chegou à final. E o Benfica? Após o empate no dérbi eterno do último fim-de-semana, a tradição ficou, mais perto do que nunca, de ser quebrada. Mantém-se a tradição ou será o fim de uma ligação histórica?

Acompanhe o Craques.pt e leia, dentro de dias, a tradição que dá esperança ao Sporting.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados