Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Inter na final da Champions dá esperança ao Benfica

Inter na final da Champions dá esperança ao Benfica

Inter na final da Champions dá esperança ao Benfica

CraquesCraques|

Em semana de decisões no futebol português, o Craques trouxe ao de cima uma das maiores coincidências do futebol europeu. Sempre que o Inter de Milão marcou presença na final da Taça dos Campeões Europeus/Champions League… o Benfica sagrou-se campeão nacional. A história irá repetir-se ou será quebrada a tradição?

Se é supersticioso e adepto do Benfica, este artigo vai trazer-lhe boas notícias. O apuramento do Inter de Milão para a final da Liga dos Campeões pode ser um bom sinal para a equipa de Bruno Lage. E é a história que o diz. Sempre que os nerazzurri chegaram à final da antiga Taça dos Campeões Europeus ou à atual Liga dos Campeões, o campeão em Portugal foi… o Benfica.

E esta tradição começou já… em 1963/64. O Inter, orientado pelo mago Helenio Herrera, disputou a final da Taça dos Campeões Europeus frente ao Real Madrid de Miguel Muñoz e ganhou 3-1. Nessa época, as águas celebraram a conquista do 13º título de campeãs nacionais, à frente do Sporting. E na época seguinte, curiosamente, o Inter voltou, então, à final para defrontar… o Benfica, que já havia consumado o seu 14º campeonato nacional da 1ª Divisão.

Dois anos mais tarde, na época 1966/67, o Inter regressou, então, ao jogo decisivo. E apesar da derrota frente ao Celtic, no Estádio do Jamor, a tradição não se quebrou: Benfica campeão. Já na década de 70, os nerazzurri voltaram a marcar presença na final, mais precisamente em 1971/72, para perderem frente ao Ajax, numa época em que, mais uma vez, foi o Benfica a fazer a festa do título em Portugal.

Muda o século, mantém-se a tradição. Até quando?

Já no novo milénio, a tradição manteve-se. Em 2009/10, o Inter de José Mourinho voltou a disputar uma final, a sua primeira na versão Champions League, e bateu o Bayern, por 2-0. E quem foi o campeão nacional em Portugal? O Benfica do técnico estreante Jorge Jesus, que interrompeu uma série vitoriosa do FC Porto nessa temporada.

Benfica de Jorge Jesus foi campeão em 2009/10, quando o Inter… ganhou a Champions

Mais tarde, em 2022/23, este mesmo Inter de Simone Inzaghi disputou, então, a final frente ao Manchester City, de Pep Guardiola. O resultado? Interessa pouco, pois só a presença dos nerazzurri no jogo decisivo significou… Benfica campeão, agora com Roger Schmidt ao comando.

Inzaghi perdeu, então, essa final frente a Pep Guardiola (1-0) e tem, esta época, a desforra. O Inter afastou o Barcelona numa eliminatória frenética e chegou à final. E o Benfica? Após o empate no dérbi eterno do último fim-de-semana, a tradição ficou, mais perto do que nunca, de ser quebrada. Mantém-se a tradição ou será o fim de uma ligação histórica?

Acompanhe o Craques.pt e leia, dentro de dias, a tradição que dá esperança ao Sporting.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados