Aos 25 anos, João Serrão soma já 3 golos em 7 jogos esta época pelo São João de Ver. Central de raiz, mas com faro de avançado, tem-se afirmado como uma das figuras da equipa malapeira e mantém vivo o sonho de chegar à Primeira Liga.
No U. Lamas já tinha mostrado faro para a baliza, terminando como 2.º melhor marcador da equipa, e agora continua a confirmar esse instinto.
“O jogo aéreo é uma das minhas maiores armas. Nas bolas paradas, gosto de aparecer e meter a cabeça.”
Todos os golos desta época foram de cabeça, um reflexo do seu estilo combativo:
“Sou um central duro quando tem de ser, mas também gosto de ajudar a equipa a marcar.”
Se os golos são um bónus, o foco principal é claro:
“Óbvio que quero marcar, mas o meu objetivo é fazer o máximo de minutos possível e, acima de tudo, ajudar a equipa a não sofrer golos.”
Ainda assim, não esconde que continuar a aparecer na lista dos marcadores é algo que o motiva:
“Sempre que puder, vou tentar marcar. Mas o mais importante é ser útil à equipa em todos os momentos.”
Curiosamente, o primeiro sonho de Serrão não foi ser defesa.
“Queria ser guarda-redes como o meu pai, mas uma lesão fez-me ser central.”
E ainda bem. Hoje é patrão da defesa, mas também um dos nomes que aparece nas estatísticas de marcadores do São João de Ver.
Formado no FC Porto, partiu aos 16 anos para a Juventus, onde aprendeu a exigência do futebol de topo:
“Foi um desafio difícil no início, sozinho e sem saber falar a língua. Mas num clube da dimensão da Juventus nunca nos faltou nada. Foi uma experiência incrível, que nunca mais vou esquecer.”
Depois da formação em Itália, regressou a Portugal, mas rapidamente surgiu a oportunidade de alinhar na Roménia.
“Jogávamos sempre com 30 ou 40 mil pessoas. Mesmo em casa, tínhamos 13 a 14 mil adeptos. Foi uma experiência cultural e desportiva incrível.”
Uma aventura que o fez crescer, mas que também lhe mostrou a dimensão do futebol fora de Portugal.
De volta, passou por Vitória FC, Oliveirense, USC Paredes, Felgueiras e U. Lamas. No Felgueiras viveu um dos momentos mais especiais da carreira:
“A subida à Segunda Liga com o Felgueiras. Foi uma época dura, joguei pouco, mas a forma como conquistámos a subida na última jornada foi inesquecível.”
Hoje, no São João de Ver, sente que encontrou uma casa onde pode crescer ainda mais.
“O balneário é incrível, temos sempre boa disposição e não viramos a cara à luta.”
Na hora de escolher um espelho, não hesita:
“O meu ídolo sempre foi o Sérgio Ramos. Tento fazer algumas coisas como ele – até os golos de cabeça.”
E recorda colegas que o marcaram:
“Na Juventus, Fagioli era diferenciado. E na Roménia, o Fred Maciel também me impressionou pela qualidade e caráter.”
Apesar de já ter 25 anos, a ambição é clara:
“Ainda sonho chegar à Primeira Liga. Temos muitos exemplos de jogadores que lá chegaram aos 29 ou 30. Vou continuar a trabalhar todos os dias para lá chegar.”
No presente, a prioridade é ajudar o São João de Ver. Na Taça de Portugal, o próximo adversário é o Famalicão, equipa da Primeira Liga:
“Encaramos o jogo como todos os outros, mas queremos passar. Ainda por cima jogamos em casa, vamos lutar pelo objetivo de ir o mais longe possível.”
Entre cortes e cabeceamentos certeiros, João Serrão tem mostrado ser mais do que “apenas” um central. No São João de Ver tornou-se uma referência na defesa, mas também um nome a ter em conta quando a bola viaja para a área contrária. A época ainda vai no início, mas uma coisa já ficou clara: o central goleador quer continuar a deixar marca, jogo após jogo.
Vê a entrevista completa em vídeo com o João Serrão nas redes e no site do Craques.pt!
O encontro entre o Panteras Negras FC e o Boavista clube, agendado para este domingo, para a 1º Divisão da AF Porto, não se vai realizar por falta de comparência por parte do emblema axadrezado. Boavista Futebol Clube e Panteras Negras FC, clube criado pela claque das panteras e outros adeptos para iniciar um projeto [...]
Depois de três temporadas bastante discretas em Espanha, Marezi parece, finalmente, pronto para mostrar o seu verdadeiro valor, em solo nacional. Marko Milovanović, ou Marezi, avançado sérvio de 22 anos, emprestado pelo Almería ao Alverca, já soma três golos em sete jogos e é a principal referência ofensiva da equipa orientada por Custódio. Um caminho [...]
Aos 25 anos, João Serrão soma já 3 golos em 7 jogos esta época pelo São João de Ver. Central de raiz, mas com faro de avançado, tem-se afirmado como uma das figuras da equipa malapeira e mantém vivo o sonho de chegar à Primeira Liga. O gosto pelos golos No U. Lamas já tinha [...]
O FC Porto sofreu, mas venceu o Estrela Vermelha por 2-1, no Estádio do Dragão. E prolongou assim, a série vitoriosa de Farioli, que só fica atrás das 11 vitórias consecutivas do seu presidente, André Villas-Boas. Os dragões mantêm, também, um registo invencível frente a equipas sérvias, agora com três vitórias e dois empates em [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.